From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Lâmpada Spot

Mode: Todos os Modos

Panel: contexto →Shading →sub-contexto → Lamp

Hotkey: F5


Descrição

Lâmpada tipoSpot Lamp.

Uma lâmpada tipo Spot emite um farol de Luz em formato de cone a partir da ponta do cone, em uma direçãodefinida.

A Luz da lâmpada Spot é a mais complexa dos objetos de luz e ainda assim, por muito tempo, entre as mais uadas graças ao fato de ser a única capaz de lançar sombras. Hoje em dia , com a integração do traçador de raios dentro da máquina de renderização interna do Blender, todas as lâmpadas podem lançar/provocar sombras (exceto a lâmpada Hemi). Mais ainda, as sombras tipo Buffered lançadas a partir de lâmpadas Spot são muito mais rápidas de renderizar que as sombras feitas a partir de raios traçados ou Raytracer, especialmente quando borradas/suavizadas, e lâmpadas spot também provem outras funcinalidades como halos “volumétricos” .

Opções

Lamp Panel.
Opções comuns
As configurações de Distância →Dist:, Energia→Energy e Cores→Color são comuns a maioria dos tipos de lâmpadas , e são descritas aqui.
As configurações de Camada→Layer, Negativa→Negative, Sem Difusão→No Diffuse e Sem Especular →No Specular controlem o que a lâmpada afeta, como descrito nesta página.
Lâmpada Spot com valor de Dist de 20.
Lâmpada Spot com valor de Dist de 10.

Alterando os valores do campo Dist: quando estiver usando uma lâmpada tipo Spot também muda a aparência da lâmpada Spot como mostrado na Janela de visualização 3D:

Lista de atenuação de Luz com Menu drop-down e botão Sphere.
Estas configurações controla, como a Luz das Lâmpadas decaem com a distância. Veja esta página para mais detalhes.


Painel de Sombra e Spot ou “Shadow and Spot”

Quando uma lâmpada tipo Spot é selecionada, o seguinte layout padrão para o painel Shadow and Spot é mostrado:

Sem sombras.
Com sombras traçadas por raios ou raytraced.
Com sombras tipo buffered.
O painel Shadow and Spot quando a lâmpada tipo Spot está selecionada.


Opções

SpotSi
O campo do deslizador numérico SpotSi (Ou tamanho do Spot) controla o tamanho da parte externa do cone de uma lâmpada tipo Spot, o que largamente controla a área circular que a Luz da lâmpada Spot cobre. Ela faz isso alterando o Ângulo a partir da posição da lâmpada Spot até a ponta do cone externo da lâmpada Spot. O campo do deslizador numérico SpotSi representa este ângulo. O valor de SpotSi pode variar entre 1 grau até 180 graus.
Configurações de SpotSi em 45 e 20 graus.
SpotBL
SpotBL O campo do deslizador numérico (SpotBLur) controla o cone interno da lâmpada Spot. O valor de SpotBL pode estar entre 0 e 1. O valor é proporcional e representa essa quantidade de espaço que o cone interno deverá ocupar dentro do cone externo (SpotSi).
3D Visualização da lâmpada Spot com uma configuração de SpotBL de 0.5.
Renderização da lâmpada Spot com uma configuração de SpotBL de 0.5.
A linha de borda do cone interno indica o ponto no qual a Luz da lâmpada Spot vai começar a Borrar/Suavizar, antes deste ponto a Luz da lâmpada Spot vai em sua maioria ter a potência total. Quanto mais largo o valor de SpotBL mais Borrada/Suavizada as bordas da lâmpada Spot serão e menor as áreas internas dos cones serão. (Ela começará a Borrar/Suavizar mais cedo em relação a distância)
Para fazer com que a lâmpada Spot tenha o decaimento em uma passo mais preciso/afiado e portanto menos bordas Borradas/Suavizadas, diminua o valor de SpotBL. Configurando o valor de SpotBL para 0 resulta em Bordas da lâmpada Spot muito afiadas com praticamente nenhuma suavização da borda da área de luz do cone.
O fator de decaimento da Luz da lâmpada Spot é uma média entre os valores de SpotBL e SpotSi, quanto mais alto a diferença entre os círculos entre os dois valores , mais gradualmente a Luz vai sumir entre SpotBL e SpotSi.
Você pode controlar o diâmetro efetivo do círculo da lâmpada Spot ajustando o valor da propriedade de SpotSi ou indiretamente ajustando a propriedade de Dist: . A diferença de valores entre SpotBL e SpotSi permanece constante para as mudanças feitas no valor de Dist:.
SpotBL e SpotSi somente controlam a suavização do cone da lâmpada Spot ou então o seu decaimento, elas não controlam a suavização da sombra como mostrado abaixo.
Renderização mostrando a Borda suavizada de uma área iluminada com a lâmpada Spot e a Sombra tipo Dura/Afiada.
Note na figura acima que a “Sombra do Objeto” é bem afiada como o resultado do raytracing, aonde as bordas da Luz da lampada Spot são suaves. Se você quiser que outros itens provoquem sombras suaves dentro da área da Luz da lâmpada Spot você vai precisar alterar outras configurações descritas abaixo.
Square
O botão Square faz com que a Lâmpada tipo Spotl lance uma luz sobre uma área quadrada, ao invés do padrão circular em cone.
Lâmpada Spot com uma área de luz Quadrada.


Sombras e Halos

As outras opções neste painel são sobre sombras e efeitos volumétricos. A Lâmpada tipo Spot suporta Sombras Traçadas por Raios ou raytraced e sombras tipo buffered, juntamente com halos, siga os links (neste parágrafo acima em azul) para instruções mais aprofundadas desses assuntos.

Detalhes Técnicos

(Esquema de Lâmpada Spot) mostra o relacionamento entre as propriedades de Luz e como elas se relacionam fisicamente.

Esquema de Lâmpada Spot.


SpotSi e SpotBl.
Comparação de Sombras.
Decaimento Afiado.


Exemplos

Exemplo de Renderização de lâmpada Spot.

Você pode encontrar exemplos mais úteis e completos sombre lâmpadas em Página de “Arranjos de Lâmpadas”.

Veja Também