From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Lâmpada Hemi

Mode: Todos os Modos

Panel: contexto →Shading→ sub-contexto → Lamp

Hotkey: F5


Descrição

Lâmpada Hemi.

A Lâmpada Hemi provê luz em uma direção de um hemisfério de 180°, e é desenhada para simular a luz que vem de um ambiente muito carregado de nuvens ou de outra maneira um céu uniforme. Em outras palavras, é uma luz que é lançada, uniformemente, por um domo brilhante que circunda a cena. Veja (Esquema conceitual de lâmpada Hemi).

Similar a lâmpada tipo Sun, a localização da lâmpada Hemi não é importante , enquanto a sua orientação é a sua chave.

A lâmpada Hemi é representada com quatro arcos, visualizando a orientação do domo hemisférico, e uma linha tracejada representando a direção na qual a máxima energia é irradiada, que é na área interna do hemisfério.

Opções

Painel Lamp.
Opções Comuns
As configurações de Distância Dist:, Energia Energye Cores Color são comuns a maioria dos tipos de Lâmpadas, e estão descritas aqui.
Contudo, note que, como está lâmpada possui uma atenuação constante, a configuração de Dist não tem nenhum efeito na prática !
As configurações de Layer, Negative, No Diffuse e No Specularcontrolam o que a lâmpada afeta, como descrito nesta página.

A Lâmpada Hemi não possui configurações de atenuação de Luz: ela sempre usa uma atenuação constante (Ou seja, sem atenuação !).

Painel “Shadow and Spot”

Quando uma lâmpada Hemi é selecionada, o painel Shadow and Spot é completamente vazio: esta lâmpada é a única no Blender que não lança/provoca nenhuma sombra.

Exemplos

Exemplo de Renderização.

Os resultados de uma iluminação com uma lâmpada Hemi para o arranjo de 9 esferas são mostrados em (Exemplo de Renderização). Note como as esferas são iluminadas mais completamente em torno e na parte de trás, e o chão bege parece estar brilhando. A suavidade da lâmpada Hemi em comparação com a lâmpada Sun é evidente.

Você pode encontrar informações úteis e exemplos mais completos sobre lâmpadas na página de “Arranjos de Luz”.

Lâmpada Externa

Exemplo de iluminação Externa.

Para conseguir uma iluminação externa você pode usar ambas as lâmpadas tipo Sun, digamos com uma Energy de 1.0, com um tingimento amarelo/laranja morno e o sombreamento habilitado, juntando com uma fraca e azulada lâmpada Hemi, imitando a luz vindo de cada ponto de um céu claro azul.

(Exemplo de iluminação Externa) mostra um exemplo com parâmetros relativos. A configuração como está:

  • Lâmpada Sun: Energy=1.0; RGB=(1.0,0.95,0.8); a direção da lâmpada Sun em uma referência polar é (135°,135°).
  • Lâmpada Hemi: Energy=0.5; RGB=(0.64,0.78,1.0); apontando para baixo.


Detalhes Técnicos

esquema conceitual de lâmpada Hemi.


Veja Também