From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Sombras Traçadas por Raios para lâmpadas Area

A lâmpada Area pode somente lançar sombras traçadas por raios. Ela compartilha com outros tipos de lâmpadas opções comuns descritas aqui.

Lâmpada Area configurada como Rect e gerador de amostrasConstant Jittered.
Lâmpada Area configurada como Rect e gerador de amostras Adaptive QMC.
O Painel de Shadow and Spot da lâmpada Area quando sombras traçadas por raios estão habilitadas.


Sombras Traçadas por Raios ou Raytraced Shadows

As configurações de sombras traçadas por raios desta lâmpada são em maioria compartilhada com outras, como descrito aqui. Contudo, existem algumas especifidades com esta lâmpada, que são detalhadas abaixo:

Tipo de gerador de amostras para Sombras
Constant Jittered
A lâmpada tipo Area possui um terceiro método de geração de amostras, Constant Jittered (Eu acredito que este deva ser o primeiro e original), que é mais como simular um conjunto de luzes. Ele possui as mesmas opções que o antigo: Umbra, Dither e Noise.
Samples
Isto tem a mesma funcionalidade presente em outras lâmpadas, mas quando estiver usando uma lâmpada tipo Area configurada como Rect , você tem duas configurações de amostras: SamplesX e SamplesY, para os dois eixos da Area do plano !
Note também que quando estiver usando o gerador de amostras Constant Jittered este será equivalente ao mesmo número de lâmpadas virtuais na lâmpada Area. Com os métodos do gerador de amostras QMC, ela se comporta similarmente as se fosse uma lâmpada tipo Lamp ou Spot.

O parâmetro Soft Size desapareceu.

Os seguintes três parâmetros estão somente disponíveis quando estiver usando o método gerador de amostras Constant Jittered, e há a intenção de artificialmente ampliar o efeito de “suavizar” as sombras, com possível perda em qualidade:

Umbra
Emfatiza a intensidade das sombras na área cheia dentro dos raios que provocam sombras. A transição de luzes entre áreas totalmente sombreadas e áreas totalmente iluminadas muda mais rapidamente (Ex: uma gradiente de sombra mais afiada). Você precisará igualar os valores de Samples para ou mais que 2 para perceber a influência deste botão.
Dither
Aplica uma amostragem sobre as bordas das sombras, de uma maneira similar a que o botão de anti-aliasing ou OSA é aplicado nas bordas de um objeto. Isso suaviza artificialmente as bordas das sombras; quando Samples é configurado como muito baixo, você pode esperar resultados ruins, então Dither é melhor quando utilizado com valores médios de Samples. Não é útil pra nada com valores altos de Samples, por que as bordas já aparecerão suavizadas.
Noise
Adiciona ruídos para quebrar os cantos das amostras de sombras sólidas, fazendo um offset de umas para as outras de uma maneira pseudo-randômica. Uma vez mais, esta opção são é muito útil quando estiver utilizando valores altos de Samples, aonde a parte ruim seria o fato do Noise gerar granulações bem visíveis.


Veja Também