From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Lâmpada Area

Mode: Todos os Modos

Panel: contexto →Shading→ sub-contexto → Lamp

Hotkey: F5


Descrição

Lâmpada tipo Area.

A lâmpada Area simula luz originando de uma superfície, ou emissores parecidos com uma superfície, por exemplo, uma tela de TV, o neon do seu supermercado, uma janela ou ou céu nublado são somente alguns tipos. A lâmpada tipo área produz sombras com bordas suaves tomando amostras da lâmpada em uma grade cujo tamanho pode ser definido pelo usuário. Isto está em contraste direto a lâmpadas pontuais artificiais que produzem bordas afiadas.

Opções

Lâmpada AreaSquare .
LâmpadaAreaRect .
Painel de luzes da Lâmpada Area .
Opções comuns
As configurações de distância → Dist:, energia→ Energy e cores → Color são comuns a maioria dos tipos de lâmpadas, e estão descritas aqui.
Note que a configuração Dist: é muito mais sensível e importante para lâmpadas tipo Area que para as outras lâmpadas, usualmente quaisquer objetos dentro do campo que abrange a Dist vão explodir e serão superexpostos nessa luz. Para melhores resultados, configure a Dist para estar sempre um pouco abaixo da distância até o objeto que você quer iluminar.
As configurações de Layer, Negative, No Diffuse e No Specular controlam o que a lâmpada afeta, como descrito aqui.
Gamma
A quantidade de correção de gama para corrigir o brilho da iluminação. Valores mais altos dão mais contraste e perdas mais curtas.

A lâmpada Area não possui controles configuração de decaimento ou perda. Ela usa uma lei de atenuação quadrática inversa ou “inverse quadratic” (Para fazer: confirmar esta informação). A única maneira de controlar seu decaimento é usar os controles de Dist e/ou configurações de Gamma .

Ela substitui os controles de atenuação/decaimento (Tipo de Falloff e botão Sphere) com os controles Shape e Size . O primeiro deixa você escolher o formato da área e o segundo o tamanho desse formato.

Square
Emite luz de uma área quadrada.
Size
O comprimento dos cantos do quadrado.
Rect
Emite luz de uma área retangular.
SizeX
O comprimento horizontal do retângulo.
SizeY
A altura vertical do retângulo.
Dicas para o formato
Escolhendo o formato apropriado para sua lâmpada tipo Area vai aumentar o crédito de sua cena com relação ao realismo. Por exemplo, você tem uma cena interna em um cenário e gostaria de simular a luz entrando através de uma janela. Você poderia colocar uma lâmpada tipo área, configurada como Rect em uma Janela (vertical) ou a partir de neons (horizontal) com proporções apropriadas para SizeX e SizeY . Para a simulação de luz emitida por uma tela de TV, uma lâmpada tipo Área vertical configurada como Square vai ser melhor na maior parte dos casos.


Painel de “Sombra e Spot” ou “Shadow and Spot”

Quando uma lâmpada tipo Area é selecionada, o painel Shadow and Spot possui o seguinte layout:

Lâmpada Área configurada como Square e sem sombras por Raytracer.
Lâmpada tipo Área configurada como Rect com sombras por Raytracer e gerador de amostras Constant Jittered.
Lâmpada Área configurada como Rect com Sombras por Raytracer e gerador de amostras Adaptive QMC.
O Painel de Shadow and Spot quando a lâmpada Area está selecionada.

Como a única finalidade para esta lâmpada é gerar sombras por Raytracer, ela é descrita em detalhes aqui.

Examples

Exemplo de Renderização.

Em (Exemplo de Renderização), somente uma esfera é visível para enfatizar as sombras criadas pela lâmpada tipo Area, com o gerador de amostras Constant Jittered. Aqui, as amostras ou Samples foram configuradas para 3 , que vai gerar 3×3 ou 9 sombras. Em adição, o tamanho ou Size do quadrado foi feito relativamente largo (30) para poder exagerar as sombras dispersas umas das outras. Os números são marcados em uma ordem arbitrária. Pense no tamanho ou Size como se estivesse empurrando as lâmpadas para longe umas das outras no plano do quadro.

Neste segundo exemplo, usando o gerador de amostras Constant Jittered, a primeira imagem na esquerda mostra uma configuração de Samples de 2, o que gera 4 luzes e também 4 sombras. Você pode ver claramente as sombras, mas se você se mover longe o suficiente da imagem , esta vai parecer-se com uma única sombra suave. Isto pode ser melhorado habilitando-se o pontilhado ou Dither e mais ainda habilitando o ruído ou Noise.

Samples 2: Dither somente, Noise somente, e Dither mais Noise.


Você pode encontrar informações mais úteis e exemplos completos sobre lâmpadas na página de “Arranjos de Lâmpadas”.

Detalhes Técnicos

Princípios por trás da lâmpada Area.

A seguinte figura (Princípios por trás da lâmpada Area) ajuda a entender como as sombras suaves são simuladas.

(a) É como a lâmpada tipo Area está definida no Blender. Se o seu formato é Square, então a suavidade da sombra é definida pelo número de luzes configurada em Samplesem cada direção do formato. (b) Por exemplo ilustra o caso equivalente de uma lâmpada tipo Area com formato definido como ( Square), com Samples configurado em 3 no painel Shadow and Spot .

A lâmpada tipo Area é então considerada como uma grade com resolução de 3 em cada direção, e com uma lâmpada duplicada em vértices ou dupliverted em cada nó para um total de 9 Luzes.

No caso (a) a energia é “Energy (E)/1” e no caso (b) a energia de cada lâmpada individual é equivalente a “E/(Nbr of lights)”. Cada Lâmpada produz uma sombra fraca (proporcional a energia da Luz), e a sobreposição das sombras produz as sombras suaves (elas são mais escuras aonde as sombras individuais se sobrepõem, e mais clara em outros lugares ).

Dicas

Você vai notar que alterando o parâmetro de tamanho ou Size de sua lâmpada Area não afeta a intensidade da iluminação de sua cena. Por outro lado, re-escalando a lâmpada usando S na visualização 3D pode dramaticamente aumentar ou diminuir a intensidade de iluminação da cena. Este comportamento foi escrito no programa desta maneira para que você possa ajustar finamente todas as suas configurações de luzes e então decidir escalar para cima ( ou para baixo) a cena inteira sem sofrer uma mudança drástica de intensidade de iluminação em sua cena. Se você somente quiser mudar as dimensões da sua lâmpada Area , sem bagunçar com a intensidade de luzes, você é fortemente encorajado a usar o botão Size para isso.

Com valores iguais de Energy e Dist , uma lâmpada tipo Area e uma lâmpada regular não irão iluminar a cena com a mesma intensidade. A Lâmpada Area possui a tendência de “explodir” as luzes, mas isso pode ser corrigido usando o deslizador Exp no sub-contexto World.

Caso seu computador não seja muito rápido, se estiver usando o método de gerador de amostras Constant Jittered, você pode achar útil configurar um baixo valor de Samples (como 2) e ativar Dither e/ou Noise para simular levemente as sombras suaves. Contudo, estes resultados nunca vão ser melhores que a mesma iluminação com valores altos de Samples .

Veja Também