From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Luz Ambiente

Descrição

A Luz ambiente está em torno de nós todos e é o resultado do Sol e de lâmpadas espalhando fótons para todos os lados, refletindo de volta e os seus comprimentos de onde sendo absorvidos pelos objetos. Ao invés de tentar calcular a exata intensidade de cada e todos os fótons, use as configurações de Luz Ambiente para iluminar de uma maneira generalizada a sua cena.

Configurações para Ambient de 0.00, 0.25, e 0.50 recebendo uma luz amarela com valores RGB de (0.5,0.5,0.0).

Você pode especificar o montante de Luz Ambiente Ambient (a cor a qual está configurada dentro do painel de World); use uma cor não-branca para simular a cor a iluminação ambiente dentro de salas fechadas ou em diferentes planetas baseado em seu espectro visível de Sol. Geralmente, quase a metade dos valores RGB dão uma iluminação bem suave para uma cena.

Configurações de Luz Ambiente

Configurações sugeridas de dia Ensolarado na Terra.

Você configura cor da luz ambiente clicando no relógio de cor e usando o pegador de cor para escoher sua cor, ou manualmente ajustando os deslizadores RGB, ou clicando com LMB Template-LMB.png no valor numérico do deslizador e entrando com um número usando o seu teclado. Estes campos estão destacados em vermelho no exemplo acima.

Este simples exemplo de configurações de Luz ambiente imita a Terra em um dia ensolarado. As cores do céu e do horizonte são brancas com um toque de laranja e um tingido de azul, e o zenith acima da cabeça é azul escuro. O sol está fora e brilha, com um tingimento amarelo, como se fosse em um dia sem nuvens. Pense como um Caribenho, e você pega a ideia. Em Londres a névoa é cinza, de noite é preto, etc.

Efeitos de Material Ambiente

direita

Cada configuração de material do objeto (diffuse shader) possui um deslizador para o Ambient que permite a você escolher quanto de Luz Ambiente o Material vai receber. Geralmente, mais ou menos 0.1 até 0,5 está bom, dependendo da cor da Luz ambiente. Uma configuração de 0.0 significa que o objeto não receberá nenhuma Luz Ambiente; ele será somente iluminado pela Luz que atualmente chega nele. Uma configuração de 1.0 significa que o objeto será iluminado por todas as Luzes do Ambiente 3D (World) do Blender. Aumentando a configuração de Ambient possui o efeito de planificar o sombreamento, por que a Luz ambiente lava para fora a cor do diffuse shading.

Você deve configurar o Deslizador de Material como mostrado acima no exemplo de três cubos, baseado na quantidade de Luz ambiente que você pensa que o objeto vai receber. Alguma coisa mais profunda em uma caverna não vai receber nenhuma Luz ambiente, enquanto alguma coisa próxima da entrada vai receber mais. Note que você poderá animar este efeito, para mudá-lo como se o objeto estivesse saindo das sombras e indo para a Luz.

Oclusão de Ambiente do Mundo

Um truque para Jogos é iluminar superfícies baseado em quanto de distância elas estão da geometria de oclusão, chamada de oclusão de ambiente. Isto faz com que pareça que há lâmpadas iluminando o ambiente, e iluminando os objetos na cena, mesmo que não haja lâmpadas, pe,a diferença entre sombra e Luz perceptível. A cor da “Luz” aplicada em superfícies, é afetada pela cor do Ambiente 3d do Blender (world). Para mais informações, veja a página sobre Oclusão de Ambiente.

Radiosidade

Radiosidade é o processo de aplicar Luz Irradiada de objetos na cena conforme eles adicionam para a cor do ambiente que os circunda na iluminação, o que em retorno afeta a cor da Luz ambiente. Para mais informações, veja a página sobre Radiosidade.