From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Sobre o software livre e a GPL

Quando se ouve falar de "software livre", a primeira coisa que vem a mente pode ser "custo zero". Embora isto seja verdade na maioria dos casos, o termo "software livre", usado pela Free Software Foundation (criadores do projeto GNU e criadores da GNU General Public License ou GPL) pretende significar "livre como na liberdade" ao invés do sem custo algum (que é normalmente referido como "livre como em cerveja grátis"). O software livre neste sentido é o software que você está livre para usar, copiar, modificar, redistribuir, sem limite. Em contraste com o licenciamento de pacotes de software comercial, onde você tem permissão para carregar o software em um único computador, e não é permitido fazer nenhuma cópia, e jamais ver o código fonte. O software livre permite uma incrível liberdade para o usuário final, além disso, uma vez que o código fonte está disponível universalmente, há muito mais chances que problemas como bugs sejam pegos e fixos.

Quando um programa está licenciado sob a GNU General Public License (GPL):

  • Você tem o direito de usar o programa para qualquer finalidade;
  • Você tem o direito de modificar o programa e ter acesso aos códigos-fonte;
  • Você tem o direito de copiar e distribuir o programa;
  • Você tem o direito de aperfeiçoar o programa, e liberar suas próprias versões.

Em retorno a esses direitos, você tem algumas responsabilidades se você distribuir um programa com licença GPL, responsabilidades que são projetados para proteger as suas liberdades e as liberdades dos outros:

  • Você deve fornecer uma cópia da GPL com o programa, para que o destinatário esteja ciente de seus direitos sob a licença.
  • Você deve incluir o código-fonte ou tornar o código fonte disponível gratuitamente.
  • Se você modificar o código e distribuir a versão modificada, você deve licenciar suas modificações sob a GPL e tornar o código fonte de suas mudanças disponível. (Você não pode usar código GPL como parte de um programa proprietário.)
  • Você não pode restringir o licenciamento do programa para além dos termos da GPL. (Você não pode tornar um programa com licença GPL em um produto proprietário.)

Para mais informações sobre a GPL, verificar o site GNU Project Web site. Para referência, uma cópia da GNU General Public License está incluído no volume II.