From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Windows

Instalação Rápida

Baixe o arquivo blender-2.##-windows.exe, (2.## sendo o número da versão) da seção de downloads do Blender Website. Inicie a instalação com um duplo clique no arquivo. Ele vai se apresentar com algumas questões, para as quais os padrões vão estar OK. Depois que a instalação estiver completa, você pode iniciar o Blender de cara, ou a partir do uso da entrada no menu iniciar.


Instruções detalhadas

Instalando o Blender!

Baixe o arquivo blender-2.##-windows.exe na seção de 'Downloads' do Blender Website. Escolha baixar ele (se requisitado), selecione um local e clique em "Salvar". Então navegue para a localização que você salvou e dê um duplo clique para iniciar a instalação. O primeiro diálogo vai te apresentar um lembrete muito útil e importante: Você deve estar logado no seu PC como ADMINISTRADOR! Você vai ter acesso negado se você não tiver direitos (Especialmente para Usuários do Vista) na pasta C:\Arquivos de Programas e/ou não estiver autorizado a instalar softwares executáveis no seu PC. Eu tenho instalado no Vista como Administrador (no navegador de arquivos, clique com o botão direito no recém baixado 'blender-2.46-windows.exe' (exemplo) e selecione Rodar como administrador no menu que aparecerá).

A segunda caixa de diálogo vai te apresentar a licença de uso. É esperado que você aceite se quiser que a instalação continue ( Não tenha medo, o Blender é Free !!!). Depois de aceitar a licença, selecione os componentes que deseja instalar (Somente há um, o Blender) e adicione as ações desejadas:

  • Adicionar um talho para o Menu Iniciar,
  • Adicionar um ícone do Blender na Àrea de trabalho,
  • associar arquivos .blend com o Blender.

Por padrão, essas opções estão todas macadas. Se você não quiser que alguma dessas ações seja executada, simplesmente desmarque-a. Quando estiver terminado, clique em Next.

O próximo diálogo é aonde você vai colocar os arquivos executáveis, usualmente em C:\Arquivos de Programas.

Localização dos arquivos de usuário

O próximo diálogo posui mais um truque, que é aonde você irá colocar os arquivos do usuário. Estas pastas salvam os dados do usuário, normalmente os dados temporários, testes de render e dados de simulações de física. Cada usuário do PC pode ter o seu próprio, ou eles podem escolher compartilhar um único local.

Selecione um local para instalar os arquivo (O padrão também está OK), e clique Next para instalar o Blender. Pressione Close quando a instalação terminar.


Depois de tudo isso você será perguntado se quer iniciar o Blender imediatamente. O Blender estará agora instalado e pode ser iniciado pelas entradas do Menu Iniciar (Uma entrada chamada "Blender Foundation" vai ser criada pela rotina de instalação) ou com um duplo clique em um arquivo do Blender (*.blend).

Após todos os arquivos serem desempacotados, O Blender vai checar por alguns componentes de sistema requiridos, como DLLs, que você terá de baixar da Microsoft ou do seu vendedro de Hardware. MA mais comum é a VCRT dll que não era enviada com versões mais antigas do Microsoft Windows. Depois da confirmação, você já estará apto a rodar o Blender!

Instalação Portátil

Se, como algumas pessoas, você é: a) obcecado pelo Blender e, b) tem um disco ou drive USB,

Você terá orgulho de saber que o Blender pode rodar maravilhosamente de um Pen Drive. Somente baixe a versão zipada e descompacte-a. Você pode querer evitar de colocar animações ou arquivos mais pesados que podem encurtar a vida útil do seu pen drive, mas, de qualquer maneira, o Blender rodará normalmente.