From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Python, a linguagem de script

Python é uma linguagem de propósito geral e não há necessidade de uma interface especial para acessar todas as funções internas do Blender a partir dessa linguagem. Os scripts são escritos nessa linguagem que amplia a funcionalidade do Blender, sem ter que recompilar e vincular a distribuição binária novamente. Esses scripts são escritos por usuários-programadores. A versão recomendada de Python é normalmente incluída e instalada com a distribuição Linux, porém você pode também fazer o download diretamente de website Python , e instalá-lo separadamente. (Quando baixar separadamente o Python, não preste atenção somente ao número da última versão, mas ao número da versão correspondente ao número da versão na qual o Blender foi compilado, para uma melhor funcionalidade. A versão do python será exibida na janela do console quando o Blender for iniciado. A versão do python suportada para o Blender a partir da data desta edição é o Python 2.6). A maioria das funções não dependem do [Python]; uma exceção notável é o Menu de Ajuda, que abre um navegador web apontado para um determinado local. O texto de ajuda não vem no Blender, você deve baixar ou ler o último wiki, ou os manuais em PDF, encontrados [aqui] ou www.blender.org.

Em geral, onde quer que você instale o Python, é preciso estabelecer uma variável de ambiente de sistema operacional, como a PYTHONPATH, que aponte para o diretório de scripts do Blender, onde módulos Python são instalados; por exemplo, "C:\Program Files\Blender Foundation\Blender\scripts\bpymodules" para máquinas Windows. Variáveis de Ambiente em máquinas Windows são definidas nas configurações de sistema avançadas no Painel de Controle, dentro da guia Sistema, em variáveis de ambiente, nas variáveis de usuário, preferencialmente.

Quando o Blender é iniciado em uma máquina na qual tenha sido instalado corretamente, você verá esta mensagem na janela da console: (Mensagem de exemplo, não reflete a versão que você deverá utilizar com o seu Blender)

Compiled with Python version 2.5. 
Checking for installed Python ... got it!

A mensagem acima significa que caso você tenha instalado o Python e tem o pleno desenvolvimento e o ambiente de execução, será capaz de acessar, executar e executar todos os scripts em Python que são empacotados ou disponíveis para o Blender. Se você vir uma ou mais mensagens diferentes (em inglês), tais como:

Could not find platform independent libraries <prefix>
Could not find platform dependent libraries <exec_prefix>
Consider setting $PYTHONHOME to <prefix>[:<exec_prefix>]
'import site' failed; use -v for traceback
Checking for installed Python... No installed Python found.
Only built-in modules are available.  Some scripts may not run.
Continuing happily.

Significa apenas que o Python completo não está disponível. Se você quiser a funcionalidade completa do Python, consulte o site do Python para obter mais instruções de instalação. Quando você instala o Blender, você deve dizer ao módulo Python onde você colocou os scripts. Se você optar por colocar os dados do usuário em um local diferente para cada usuário, então a instalação irá colocar seus scripts por exemplo na pasta:

'C:\Users\<Current User>\AppData\Roaming\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts' 

Aonde <Current User> será o nome do usuário para o qual você está colocando os scripts de utilização.

Se você está atualizando o Blender, você provavelmente deseja substituir todos os seus scripts antigos com as novas versões, e não ter várias versões dos scripts sobrando dentro do seu PC. O melhor lugar, se você não editá-los, é colocá-los em sua pasta de Arquivos de Programas, junto com o Blender:

  1. Faça uma busca em sua máquina para um nome de arquivo com 'scripts'.
  2. você vai ver a pasta de scripts aparecer logo após a pesquisa inicial por exemplo em .... C:\Program Files\ Blender-2.49a\.blender\scripts ou algo similar....
  3. abra a pasta de script a partir da janela de pesquisa. você vai ver todos os scripts. Você pode deixar eles lá ou em colocá-los em seu ambiente de trabalho temporário ....
  4. Em seguida, vá para os arquivos de programas, e em seguida, para a pasta Blender Foundation, então dentro da pasta Blender, e em seguida, crie uma nova pasta chamada scripts na pasta do Blender....
  5. Arraste e solte ou copie todos os scripts de onde quer, para que você coloque-os nessa pasta.
  6. Certifique-se de incluir as 2 pastas de módulo no arquivo de script, elas são bpydata e bpymodules.
  7. Então, caso você não saiba isso, abra o Blender.
  8. No Blender, o menu superior que fica escondido, chamado (User Preferences) mostra todas as preferências do usuário. Arraste-o para baixo e depois você verá um local com um botão marcado file paths.
  9. Uma vez que você clique no botão File Paths um conjunto de campos de caminho será revelado.
  10. Vá até a um caminho e use a pasta que você criou anteriormente para apontar corretamente a pasta de script que você acabou de criar no Blender, onde você colocou todos os scripts.
  11. Em seguida, aperte o botão que diz Select Script Path.
  12. Em seguida, vá ao menu "File" (Arquivo) e Salve como configuração padrão para o Blender. Vale lembrar que a pasta de script é aquela onde você salvou os scripts para que o Blender a procure. O comando para salvar este caminho como padrão é CtrlU, mas não se esqueça de que este comando também salva todo o Blender no estado em que se encontra (painéis, vistas etc) como padrão, ou seja, quando você for reutilizar o Blender nas próximas sessões aparecerá o Blender como você o salvou.
  13. Seja cuidadoso! Coisas que você já tenha feito no Blender serão o padrão de abertura do Blender após usar este comando, e após este momento, cada vez que iniciá-lo, será o padrão do Blender iniciar no estado em que este comando foi executado.
  14. Para reverter o Blender ao seu estado de instalação inicial de fábrica, vá até o Menu "File" (Arquivo) e escolha Load Factory Settings.