From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Linux

Instalação Rápida

Baixe o arquivo blender-2. # #-Linux-glibc #.#.#- ARCH.tar.gz na seção 'Downloads' do Site do Blender . Aqui, 2 .## é a versão do Blender, código #.#.# é a versão glibc instalado no seu computador e ARCH é a arquitetura da máquina – que pode ser i386 ou powerpc . Escolha uma correspondente ao seu sistema, tendo em mente a diferença entre bibliotecas do tipo estático e dinâmico na construção do Blender.

Descompacte o arquivo para um local de sua escolha. Isto irá criar um diretório chamado blender-2. # #-Linux-glibc #.#.#- ARCH , em que você vai encontrar o binário do Blender.

Para iniciar o Blender, abra um shell (prompt de comando) e execute . /Blender , obviamente durante a execução do X.

Instruções Aprofundadas

Baixe o arquivo blender-2. # #-Linux-glibc #.#.#- ARCH.tar.gz na seção 'Downloads' do Site do Blender . Escolha para baixá-lo (se solicitado), e selecione um local e clique em "Salvar". Então navegue até o local que deseja instalar o Blender (por exemplo, /usr/local/) e descompacte o arquivo (com tar-xzf/path/to/blender-2. # # -- linux-glibc #.#.#- ARCH.tar.gz ). Se você preferir, você pode renomear o diretório resultante blender-2. # #-Linux-glibc #.#.#- ARCH para algo mais curto, por exemplo, apenas blender .

O Blender agora estará instalado e pode ser iniciado na linha de comando digitando /path/to/blender seguido da tecla Enter no shell. Se você estiver usando o KDE ou GNOME, você pode iniciar o Blender usando seu gerenciador de arquivos de escolha, e ao navegar para o executável Blender, basta clicar duas vezes sobre ele.

Se você estiver usando o gerenciador de janelas Sawfish, você pode querer adicionar uma linha como ( "Blender" (sistema "blender &")) ao seu arquivo .sawfish /rc .

Como adicionar ícones do Blender no KDE

  1. Selecione o Editor de Menus a partir do sub-menuSistema do menu K.
  2. Selecione no menu da lista Gráficos.
  3. Clique no botão Novo Item. Uma caixa de diálogo aparecerá solicitando que você crie um nome. Crie o um nome adequado e clique em OK.
  4. Você será devolvido à lista do menu, e o sub-menu Gráficos irá se expandir, com a entrada novamente em destaque. Na seção de direito, certifique-se os seguintes campos são preenchidos: Name, Comment, Command, Type and Work Path.
  5. * O campo Name já deve estar preenchido, mas você pode alterá-lo aqui a qualquer momento.
  6. * Preencha o campo Comment. Isto é onde você define a dicas que aparecem quando você posiciona o mouse ou rola o menu pairando sobre o ícone.
  7. * Clique no ícone da pasta no final do campo command para procurar o ícone do programa Blender. Selecione o ícone do programa e clique em OK para retornar ao Editor de Menu.
  8. * O tipo deve ser Aplicação.
  9. * O Caminho de trabalho ou 'Work Path' deve ser o mesmo que a linha de comando, com o nome do programa que foi instalado. Por exemplo, se o campo de comando / home/user/blender- #.##- linux-glibc #.#.#- ARCH / blender , o caminho de trabalho ou Work Path seria /home/user/blender- #.##- linux-glibc ARCH #.#.#- / . # Clique em Aplicar e feche o Editor de Menu.

Para adicionar um link para o Blender no KPanel, RMB Template-RMB.png, e clique em um lugar vazio no KPanel, em seguida, passe o mouse sobre Adicionar. Clique em Botão, e então Gráficos, e selecione Blender (ou o o nome que você deu para o item do menu no passo 3). Alternativamente, clique no sub-menu Configurar o Painel do menu K, e clique em Adicionar, Botão Gráficos e Blender.

Para adicionar um ícone do Google Desktop para Blender, com o Konqueror aberto (localizado no painel, por padrão, (ou no sub-menu Sistema do menu K), navegue até o ícone do programa Blender onde você descompactou o primeiro. Clique e segure o ícone do programa, e arraste-o até o Konqueror a um ponto em branco no seu Desktop. Você será solicitado para escolher entre 'Copiar Aqui', 'Mover Aqui' ou 'link aqui', escolha 'link aqui'.

Como adicionar ícones do Blender no GNOME

  • RMB Template-RMB.png No Gnome, clique no painel do Menu Principal (dependendo do tema escolhido o ícone no painel para o Gnome no Menu Principal pode ser exibido de maneira diferente)
Localização do Painel do Menu principal do Gnome

e selecione Edit Menus no menu de opções que aparecerá,

Right clicked panel menu options

ou LMB Template-LMB.png clique no painel do Gnome Menu Principal e vá para Sistema> Preferências> Aparência> Menu Principal (O layout do menu pode ser diferente, se for, a próxima opção pode ajudar).

Localização do Menu Principal de edição

  • Um outro método para acessar o Menu Principal do editor do Gnome é abrir um terminal/console/ ou janela xterm.
Localização do Terminal do Gnome

e digite o seguinte:

  • alacarte <E pressione a tecla ENTER>
Uma Janela do terminal do Gnome aberta

  • Depois de usar um dos métodos acima (espero que funcionem !), o Menu Principal do Editor é exibido.
A Janela do Menu principal do editor (alacarte)

  • Selecione o sub-menu Gráficos do Menu Principal na caixa de diálogo (ou em alguma seção que você deseja que o ícone do Blender esteja contido),
O menu da janela de edição principal (alacarte), com a seção Gráficos no menu de amostragem selecionada

, então clique no botão Novo Item.
O menu da janela de edição principal (alacarte), com a parte direita dos botões de Item marcados

  • Na caixa de diálogo Criar Lançador, certifique-se de que o Tipo: de arquivo criado para o lançador seja Aplicativo, no menu selecionado.
A caixa de diálogo Criar Lançador (alacarte)

  • Na caixa de diálogo Criar Lançador, você também deverá preencher os campos Nome: , Comentário: e Command:. Preencha o campo Nome: com o nome do programa, por exemplo Blender. Você pode nomear esse campo da maneira que você gostaria, pois isso é somente o que aparece no menu, e não afeta a funcionalidade do programa. Preencha o campo Comentário: com um comentário descritivo. Isto é o que é mostrado nas dicas de popups. Preencha o campo Command: com o caminho completo do programa executável/binário Blender, por exemplo, /linux home/user/blender- #.##--glibc #.#.#- ARCH/blender
  • Clique no ícone para escolher um ícone (O botão do ícone padrão está no canto superior esquerdo, dentro da caixa de diálogo Criar Lançador e se parece com uma plataforma presa a uma mola (dependendo do tema escolhido); ou, se nenhum ícone for selecionado pelo tema das palavras, a mensagem No Icon pode ser exibida.
A caixa de seleção/amostragem de ícones (alacarte)

Quando o Mouse é posicionado sobre o botão de ícone que irá realçar). Pode ou não pode ser um ícone para a Blender em sua posição padrão. Você pode fazer um, ou procure o ícone que vai com o KDE. Isso deve estar no diretório /opt/kde/share/icons/hicolor/48x48/apps/blender.png (supondo que você instalou o KDE). Se o seu diretório de instalação é diferente, você pode procurá-lo usando este comando em um terminal ou console:

  • find /-name "blender.png"-print <Pressione a tecla ENTER>
  • Se você não encontrar o ícone do Blender, então você pode usar esta imagem de ícone do 2.45 para o ícone do Blender no Gnome Blender 2.45 Icon Pixmap for Gnome.png, basta clicar sobre a imagem e salvá-la em seu computador.
  • Depois de ter encontrado o ícone que deseja usar para o Blender, selecione-o na caixa de diálogo Procurar Ícones e selecione o Botão OK para confirmar.
O diálogo do navegador mostrando ícones disponíveis na localização especificada. (alacarte)

  • Em seguida, clique no Botão OK na caixa de diálogo Criar Lançador para criar o item do novo menu de ícones no Menu Principal, na caixa de diálogo do editor. Certifique-se o item mapeado é selecionado para a esquerda da entrada do Blender recém-criado.
  • Clique no botão botão Fechar para fechar o Menu Principal do editor.
  • Agora você deve ter acesso ao Blender a partir do menu do Gnome, assim como terá um ícone atribuído.
  • Para adicionar um ícone do Painel para o Blender, LMB Template-LMB.png clique no painel do Menu Principal do Gnome e navegue até o local de entrada do menu do Blender no menu principal , então RMB Template-RMB.png clique na entrada do menu Blender e selecione Adicionar este lançador ao painel. Uma vez que isso é feito o ícone do Blender deve aparecer no painel.
Clique no menu com o botão direito do mouse a partir do Ícone do Blender no menu principal

  • Para adicionar um ícone do Google Desktop para o Blender, é quase o mesmo que adicionar um ícone do Painel para o Blender, mas ao invés de selecionar Adicionar este lançador ao painel você deverá selecionar Adicionar este lançador ao desktop .