From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.


A obtenção de apoio e a comunidade do Blender

Sendo livremente disponível desde o início, mesmo com o código fechado, ajudou muito na adoção do Blender. Uma grande comunidade, estável e ativa dos usuários se reuniu em torno do Blender desde 1998.

A comunidade mostrou o seu melhor no momento crucial de libertar o Blender, transformando-o em Open Source sob licença GNU GPL no final do Verão de 2002.

A própria comunidade está subdividida em duas, amplamente coordenadas:

  1. A Comunidade de Desenvolvimento, centrada em torno do site da Fundação Blender. Aqui você vai encontrar a casa dos projetos de desenvolvimento, a funcionalidade e as Câmaras de Documentação, o repositório CVS com fontes do Blender e todas as fontes de documentação relacionadas com os fóruns de discussão pública. Desenvolvedores de codificação no próprio Blender, scripts em Python, escritores de documentação, e quem trabalha para o Blender e o seu desenvolvimento em geral, que podem ser encontrados aqui.
  2. A comunidade de usuários, centrada em torno do site independente BlenderArtists. Aqui, Artistas Blender, "gamemakers" (Fabricantes de Jogos) Blender e entusiastas se reúnem para mostrar suas criações, obter feedback sobre eles, e pedir ajuda para obter uma melhor visão sobre funcionalidades específicas do Blender. Tutoriais Blender e na "Knowledge Base" (Base de conhecimento) podem ser encontrados aqui também.


Aqui, citamos outras comunidades localizadas:

  1. Há também comunidades de Usuários em língua portuguesa como [Blender Brasil], [BlenderMasters], além de outros recursos como o Chat Blender Guys do mensageiro (Atenção, neste grupo você precisa ser aceito por motivos de spam e flood).
  2. Há também um grupo de discussão de desenvolvimento do Blender dentro dos grupos do Google [Blender Brasil Developers](Atenção, neste grupo você precisa ser aceito por motivos de spam e flood)
  3. Em Portugal temos [Blender PT] Blender Portugal.


Estes sites não são os únicos recursos do Blender. A comunidade mundial tem criado uma série de sites independentes, em línguas locais ou sobre temas especializados. Uma lista constantemente atualizada de recursos do Blender pode ser encontrado nos locais acima mencionados.

Para o gabarito imediato em linha, existem três canais de chat IRC permanentemente abertas em irc.freenode.net. Você pode juntar-se com o seu cliente de IRC favorito.

Os canais de IRC são

  • #blenderchat para discussão geral do blender;
  • #blenderqa para fazer perguntas sobre o uso do Blender;
  • #gameblender para o debate sobre questões relacionadas com a criação do jogo com manipuladores incluídos na "Game Engine" (Máquina de Jogo).

Para desenvolvedores, há também:

  • #blendercoders que é usado para os desenvolvedores fazerem perguntas e discutir questões de desenvolvimento, bem como fazer uma reunião em todo domingo;
  • #blenderpython para a discussão da API Python e desenvolvimento de scripts;
  • #blenderwiki para questões relacionadas com a edição deste wiki.

Quem usa o Blender?

Novas versões do Blender são baixadas por mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo apenas nos primeiros 10 dias de lançamento. Essa cifra abrange todas as plataformas (Windows, Linux e MacOS) e não incluem a redistribuição, o que é plenamente autorizada e irrestrita. Estimamos que existam mais de dois milhões de usuários. Este manual foi escrito para servir o vasto leque de pessoas talentosas que usam o Blender:

  • Hobbistas/Estudantes que só querem explorar o mundo da computação gráfica (CG) e animação 3D.
  • 2-D - Artista que produz arte única imagem / cartazes ou melhora imagens simples como um pós-processamento de laboratório.
  • 2-D - Artista ou equipe que produz cartoon / caricatura animações para comerciais de televisão ou shorts (como "The Magic of Amelia").
  • 3-D - "INDIES" (Produtor individual) que trabalham sozinhos ou com outras pessoas para produzir animações breves de CG, possivelmente com alguma ação ao vivo (como "Suburban Plight").
  • 3-D - Equipe que produz animações (CG 100%) filme (tal como "Elephant's Dream", "Plumíferos").
  • 3-D - Equipe que trabalha em conjunto para produzir filmes de ação ao vivo que incluem alguns usos de CG.

Uma ampla gama de faixas etárias, desde adolescentes até os velhos usam o Blender, e a comunidade de usuários é bastante dividida entre novatos e artistas gráficos profissionais, usuários ocasionais, bem como casas comerciais. Podemos dividir o 2-D e 3-D em equipes que produzem filmes e animações, mas em categorias de trabalho individual. Aqueles que usam o Blender incluem:

  • Diretor - Define o que cada cena deve conter, e a ação (animação) que deve ocorrer dentro da cena. Define cortes de câmera dentro da cena para a ação.
  • Modelador - Faz uma realidade virtual. As especialidades incluem modeladores de personagens, "Props" (Partes funcionais dos cenários) e Paisagens
  • Camera-man, Diretor de Fotografia (DF): configura a câmera e seu movimento, dispara a ação ao vivo, faz os frames de saída.
  • Pintor de Material – Usa cores para o conjunto, atores, e tudo que se move. Se ele não se move, terá que pintá-lo de qualquer maneira !
  • Animação e Rigging - Faz o uso de armaduras e movimentações de todo o resto.
  • Luz e Cor - Diretor de Fotografia - Luzes do palco e conjuntos, ajusta as cores para uma boa aparência na luz, acrescenta poeira e a sujeira de materiais, cenas e texturas, para que acompanhem o design da cena.
  • Talento de Propósito Específico - Fluidos, Motion Capture, Pano, poeira, sujeira, incêndios, explosões, você sabe, a diversão
  • Editor - Toma todas as filmagens primárias do Departamento de Fotografia e ajunta-as em seqüências para um filme agradável. Corta o material desnecessário.