From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Os cabeçalhos das Janelas ou Header

A maioria das janelas têm um cabeçalho , chamado neste manual muitas vezes como header (a faixa com um fundo cinza claro com botões de ícone). Iremos também referir-se a este cabeçalho como a janela ToolBar ou barra de ferramentas. Se estiver presente, o cabeçalho pode estar no alto (como com a Janela de Botões) ou no fundo (como acontece na área de janela da Janela 3D ).


Exemplos de cabeçalhos de Janela usando o Tema Padrão
Blender Manual - Part 1 - Interface - Window System - Header - 3D.png
Blender Manual - Part 1 - Interface - Window System - Header - IPO.png
Blender Manual - Part 1 - Interface - Window System - Header - Action.png
Exemplos de cabeçalhos de janela usando o Tema Rounded
Blender Manual - Part 1 - Interface - Window System - Header - 3D - Round.png
Blender Manual - Part 1 - Interface - Window System - Header - IPO - Round.png
Blender Manual - Part 1 - Interface - Window System - Header - Action - Round.png


Se você mover o mouse sobre uma janela, haverá mudanças de cabeçalho para um tom mais claro de cinza. Isso significa que esta janela está "focada"; Todas as teclas de atalho que você pressionar agora irão afetar o conteúdo desta janela.

Escondendo um cabeçalho

Existem algumas maneiras de esconder o Header de uma janela:

  • Screenshot mostrando o menu popup do cabeçalho (destacado em amarelo); O resultado de clicar com RMB Template-RMB.png no Header da Janela.
    Você pode ocultar o cabeçalho de uma determinada janela movendo o mouse sobre o Cabeçalho que você deseja esconder, então com o cursor do mouse ainda sobre o Cabeçalho, clique com RMB Template-RMB.png para exibir um menu com o nome Header; O menu popup de cabeçalho tem as opções, Top, Bottom, No header , selecione a opção No header do menu para ocultar o Cabeçalho da Janela.
  • Com o cursor do mouse posicionado sobre a moldura da janela / borda mostrando o ícone de seta para cima e para Baixo.
    Outro método de esconder um cabeçalho particular da janela é mover o mouse sobre o quadro de divisão / borda junto a janela de Cabeçalho que você deseja esconder (que pode ser um pouco acima ou abaixo da janela de Cabeçalho em função da sua posição), quando o cursor do mouse é posicionado corretamente ele irá se mostrar como setas para cima e para baixo;
  • Popup de Menu de contexto que resulta do RMB Template-RMB.png. Clicando sobre o quadro de divisão/ borda. Com o item de menu No header selecionado.
    Quando as setas para cima e para baixo são exibidas clique RMB Template-RMB.png; Um menu de contexto será exibido com as opções Split Area, Join Areas, No Header, selecione a opção do menu No Header para ocultar a Janela de Cabeçalho.

Mostrando um cabeçalho

Uma vez que a Janela do Cabeçalho foi oculta, para re-exibi-la, faça o seguinte:

  • Com o cursor do mouse posicionado sobre a moldura da janela / borda de uma janela com seu cabeçalho removido.
    Mova o mouse sobre o quadro de divisão/borda da Janela do Cabeçalho que você deseja re-exibir (que pode ser um pouco acima ou abaixo da Janela do Cabeçalho (que anteriormente se escondeu) em função da sua posição), quando o cursor do mouse é posicionado corretamente ele irá se mostrar como setas para cima e para baixo;
  • Add Header)) selecionado.
    Quando as setas para cima para baixo são exibidas, clique em RMB Template-RMB.png; um menu de contexto será exibido com as opções Split Area, Join Areas, No Header, selecione a opção do menu Add Header para retornar a Janela do Cabeçalho na janela.
  • Você também pode mostrar um cabeçalho oculto novamente clicando na borda da moldura da janela com MMB Template-MMB.png, e selecionando Add header.

Posição de cabeçalho

Screenshot mostrando o menu popup do Header (em amarelo); O resultado do RMB Template-RMB.png clicando no Janela do cabeçalho.
A Janela do Cabeçalho pode ser exibida na parte superior ou inferior da moldura. Para definir a posição de um cabeçalho da janela, RMB Template-RMB.png clique na Janela do Cabeçalho e escolha Top ou Bottom do menu Header.
Blender3D FreeTip.gif
Cores de Temas
O Blender permite que você mude a maior parte de sua interface com configurações de cores que podem ser alteradas para se adequar às necessidades do usuário. Se você achar que as cores que você vê na tela não correspondem as mencionadas no manual, então pode ser que o tema padrão foi alterado. Criando um novo tema ou selecionar/modificar um pré-existente pode ser feito usando as Preferências do Usuário, clicando na seção Temas da janela.
A janela das preferências do usuário, Seçao Temas selecionada.


Botão tipo Janela

O ícone na extremidade esquerda de um cabeçalho, com um clique do LMB Template-LMB.png, permite a seleção de 16 tipos diferentes de janela.

Menus e botões

A maioria das Janelas de cabeçalhos, localizada imediatamente ao lado deste primeiro "Tipo de Janela", possui um botão de Menu, que apresenta um conjunto de menus. Os menus permitem o acesso direto a muitas características e comandos. Os menus podem ser escondidos e mostrados através do botão triangular ao lado deles.

Todas as entradas do menu mostram a tecla de atalho relevante, se houver.

Menus e botões mudam conforme o Tipo de Janela, e do objeto selecionado e modo. Eles mostram somente as ações que podem ser executadas.