From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

A Janela de Console

A Janela de Console é um janela de texto do sistema operacional que mostra mensagens sobre as operações do Blender, seu 'status', e os seus erros internos. Se o Blender quebrar com você, é uma boa idéia checar a Janela de Console por pistas.

Windows 2000/Xp/Vista

Quando o Blender é iniciado em um sistema operacional Microsoft Windows; A Janela de Console é primeiramente criada como uma janela separada na Àrea de Trabalho; Então, assumindo que as condições corretas são encontradas, a Janela principal do Aplicativo Blender deve então aparecer também.

Esta screenshot mostra as 2 janelas em um Sistema Operacional Windows Vista:

A Janela de Console do Blender e o aplicativo Blender.

A Janela de Console pode não estar visível, algumas das razões para que isso aconteça são:

  • A Janela do aplicativo Blender pode estar cobrindo a Janela de Console. Se este for o caso, use a Barra de Tarefas do Windows e clique no ícone da Janela de Console com o ícone do Blender, o que vai fazer com que a Janela de Console do Blender se torne visível.
  • A Janela de Console do Blender pode estar minimizada/iconificada quando o Blender inicia. Se este for o caso novamente, somente use a barra de tarefas do Windows e clique no ícone da Janela de Console do Blender, o que vai fazer com que a Janela de Console do Blender se torne visível.

Linux

A Janela de Console do Blender no Linux vai geralmente estar visível para a Área de trabalho somente se o Blender for iniciado por um Terminal Linux ou Janela de Console do Linux, como o Blender usa a Janela de Console do Linux para ser iniciado, ele também mostrará sua saída de console.

A maioria das distribuições Linux diferentes tem o Blender como uma de suas aplicações que você pode instalar através do seus sistemas de empacotamento e instalação. Quando o Blender é instalado dessa maneira, um ícone usualmente é instalado no sistema de menus; Permitindo que o Blender seja iniciado clicando em um ícone ao invés de usar a Janela de Console/terminal do Linux e inicia o Blender por ali; Quando o Blender é iniciado usando um ícone ao invés de uma Janela de Terminal, o texto da Janela de Console provavelmente estará escondido no terminal em que o servidor X foi iniciado.

Esta screenshot mostra um terminal Linux/Janela de Console na qual o Blender foi iniciado; Resultando em uma saída de console do Blender com o texto nela:

O Blender no Linux iniciado por um Terminal
Blender3D FreeTip.gif
Fechando a Janela de Console do Blender
A Janela de Console do Blender deve permanecer aberta enquanto o Blender estiver sendo executado; Se a Janela de Console do Blender for fechada, então a Janela de Aplicativo do Blender também irá ser fechada, e quaisquer dados não salvos vão ser perdidos ! A Janela de comando do MS DOS e a Janela de Console do Blender podem parecer similares, então sempre tenha certeza de que está fechando a janela correta (ou salve seu trabalho vez por outra no Blender, CtrlW é seu amigo!)


Janela de Console, Status & Mensagens de Erro

A Janela de Console do Blender pode mostrar muitos tipos de Status diferentes e mensagens de erro; a abrangência desse campo pode variar de mensagens triviais (informando o usuário o que o Blender está fazendo, mas não tendo impacto real na habilidade do Blender em funcionar) para os erros críticos (erros sérios que podem até impedir o Blender de continuar a funcionar, ou podem impedir o Blender de fazer uma tarefa em particular, ou podem até mesmo tornar o Blender não responsivo ou fechar completamente). A Janela de Console do Blender pode mostrar mensagens que podem originar de muitas fontes diferentes (Internamente dos códigos do Blender, ou externamente de Python scripts que o Blender executa, e de variados tipos de Plugins, para mencionar alguns).

Aqui há uma lista de algumas mensagens da Janela de Console do Blender:

  • Compiled with Python version X.Y.
Blender possui suporte para uma linguagem de scrips chamada Python; Existem muitas versões diferentes do Python. Quando o software Blender é compilado (termo dos programadores para a construção de software ), ele pode ser compiled para esperar por uma determinada versão do Python, como versão reportada na Blender Janela de Console. Então essa mensagem reporta a versão corrente do Python que o Blender vai usar quando estiver rodando.
  • Checking for installed Python... got it!
Blender pode usar a linguagem de programação Python de duas maneiras diferentes dependendo de como seu sistema estiver configurado. Se você possui uma versão completa do Python instalada em seu sistema, e esta versão for capaz de ser usada pelo Blender; O Blender vai então usar a versão completa do interpretador Python. Isto permite mais funcionalidades e scripts Python para serem usados em conjunto com o Blender.
  • Checking for installed Python... No installed Python found.
Se o Blender não puder encontrar uma versão completa do Python em seu sistema ou a versão que encontrar não puder ser utilizada; o Blender vai usar uma versão Interna (Muito simplificada) do Python chamada PyBlender. Mesmo sendo que a versão do Python interna é menos rica em funcionalidade, para a maior parte dos trabalhos requieridos ela pode dar conta. Se você esbarrar com scripts que parecem não funcionar corretamente, pode ser provavelmente por que esses scripts requeira, uma versão completa do Python para serem usadas com successo; Também pode ser que o script que você está tentando rodar foi escrito em uma versão diferente do Blender/Python. Se você deseja obter acesso ao mais amplo campo de funcionalidade do Python, então existe alguns caminhos para obtê-los. Uma das maneiras é ir até o site do Python e baixar a versão que você requer. A versão do Python para windows vem com um instalador simples de utilizar. Já no Linux você provavelmente já vai ter o Python completamente instalado, mas se você não puder compilá-lo e instalá-lo completamente (algumas vezes não é simples), ou se você estiver usando uma distribuição comum de Linux, então deixe o seu sistema de gerenciamento de pacotes instalar e configurar o Python para você (normalmente mais fácil).
  • malloc returns nil()
Quando o Blender executa tarefas que requerem mais memória (RAM), ele executa uma instrução chamada malloc (Abreviatura de 'memory allocate') que vai tentar alocar uma quantidade de memória para o Blender. Se, todavia a quantidade de memória requisitada pelo Blender não for satisfeita pelo comando de alocação (malloc), ele vai retornar com 'nil/null/0' para indicar que houve falha ao executar a tarefa requisitada. Se isto acontecer o Blender não será capaz de executar as tarefas requisitadas pelo usuário. Normalmente isso vai resultar no Blender fechando ou então no sistema operacional ficando devagar ou não responsivo. Se você quer evitar ficar sem memória em seu sistema; Você pode instalar mais memória no seu sistema ou reduzir a quantidade de detalhes nos seus modelos do Blender; Ou então poderá desligar alguns programas ou serviços que consomem memória que o Blender pode utilizar.