From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Alterando Quadros das Janelas


Maximizando uma Janela

Você pode maximizar uma janela para preencher a tela inteira com a entrada do menuVizualizaçãoMaximizar janela. Para voltar ao tamanho normal, use VizualizaçãoJanela Lado a Lado. A maneira mais rápida de conseguir isso é usar ⇧ ShiftSpace, Ctrl ou Ctrl para alternar entre janelas maximizadas e emolduradas.

Dividindo a janela

Você pode alterar o tamanho de uma moldura da janela pelo foco da janela que você quiser dividir (movendo o mouse para a borda), clicando na borda vertical ou horizontal com MMB Template-MMB.png ou RMB Template-RMB.png, e selecionando Split Área (O menu de divisão para para criar novas janelas ). Você pode agora definir a posição da nova borda movendo o mouse para a posição desejada, e clicar com LMB Template-LMB.png, ou você pode cancelar a sua ação pressionando Esc. A nova janela irá começar como um clone da janela você dividir, que poderá então ser definida como um tipo de janela diferente, ou para mostrar a cena de um ponto de vista diferente (no caso da janela 3D).

O Menu de Split

Unir duas janelas

Você pode juntar duas janelas em uma, clicando em uma borda entre duas janelas com MMB Template-MMB.png ou RMB Template-RMB.png e escolhendo Join Areas. Então você será solicitado a clicar em uma das duas janelas, uma seta aparecerá para te fornecer a informação de qual vai ser juntada, e comum clique você fará com que a Janela que não está com a seta desapareça, enquanto a outra será expandida para cobrir a área total de ambas as janelas. Se você pressionar Esc antes de clicar em uma das janelas, a operação será abortada.

Alterar o tamanho da janela

Você pode redimensionar janelas, arrastando as suas bordas com LMB Template-LMB.png.

Quadro do aplicativo

O Blender permite a apresentação de várias partes da sua interface para ser alterada em termos de tamanho e posição dos quadros de sua janela, porém quando se usa ações que alteram a moldura da janela, como minimizar e maximizar uma janela, todas as ações são restritas as atuais dimensões do Quadro do aplicativo ( também conhecido como o Quadro de Nível Superior, Window Manager Frame ou Frame 0), que é fornecido pelo sistema operacional, e colocado em torno do aplicativo Blender por inteiro. Por exemplo, se você atualmente usa o quadro do aplicativo tendo apenas metade da tela e quer que ele ocupe toda a tela você precisa clicar no exterior do quadro do aplicativo, nos controles específicos para maximizar janelas, ao invés de usar uma das combinações principais possíveis do Blender, como Ctrl. Usar Ctrl enquanto sobre o Quadro 2, por exemplo, só faria com que o Quadro 2 não preenchesse todo o espaço do quadro do aplicativo, ou a tela inteira do aplicativo (a menos que o quadro do aplicativo já estava preenchendo a tela inteira). Na imagem abaixo da aplicação é indicado o Frame by Frame 0, que está em azul claro com o título Blender no centro; Esteja ciente de que a moldura do aplicativo pode ser diferente no estilo, cores e layout e não podem estar presentes em todas as interfaces, dependendo tanto do sistema operacional que você está executando no Blender e das configurações usadas pelo Blender quando ele é executado.

Na maioria das vezes neste Manual do Usuário, O Quadro do aplicativo, não é mostrado tanto para economizar espaço, quanto para evitar confusões. Já que sistemas operacionais diferentes podem ter diferentes layouts do quadro do aplicativo.

Controles de Quadros ou Frames do aplicativo Blender.
Blender3D FreeTip.gif
Itens da Interface
Rótulos nos botões de interface, entradas de menu e, em geral, todo o texto mostrado na tela são destaques neste Wikibook.