From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Teclado e Mouse

A interface do Blender emprega um mouse de três botões e uma grande variedade de teclas de atalho. Se o seu mouse tiver somente dois botões, você pode emular o botão do meio (permitindo “emular o mouse de 3 botões” nos ajustes da interface de usuário). Um Scroll do mouse pode ser usado, mas não é obrigatório.

Este livro usa as seguintes convenções para interagir com o usuário:

  • As teclas de mouse são chamadas de LMB Template-LMB.png (tecla esquerda do mouse), MMB Template-MMB.png (Tecla do meio do mouse) e RMB Template-RMB.png (tecla direita do mouse).
  • Se o seu mouse tiver um Scroll (rodinha), o MMB Template-MMB.png refere-se a usar a rodinha como se fosse o botão do meio do mouse (basta clicar nele), enquanto o Wheel Template-MW.png significa fazer Scroll (rodar a rodinha) com o mouse.
  • As teclas de atalho (hotkeys) são mostrados nesse manual como se parecem as teclas do teclado, por exemplo: a tecla G significa apertar a tecla 'g' (g minúsculo) no seu teclado. Podemos usar a tecla ⇧ Shift em combinação com outra, Ctrl e/ou Alt, para realizar alguma ação, por exemplo CtrlW ou ⇧ ShiftAltA.
  • 0 NumPad até 9 NumPad, + NumPad, são aquelas do teclado numérico separado, para funcionar o NumLock deve estar habilitado.
  • Outras teclas são consultadas por seus nomes, tais como Esc, ⇆ Tab, F1 até F12.
  • Teclas especiais são as teclas de seta, , , e assim por diante.

O Blender faz uso intensivo do mouse e do teclado. É considerada uma regra de ouro para os usuários do Blender manter uma mão no mouse e a outra no teclado. Se você usa normalmente um teclado muito diferente do padrão inglês ou norte-americano, talvez você deva considerar mudar o layout do seu teclado para um desses modelos para trabalhar no Blender. As teclas mais frequentemente usadas são agrupadas de modo que possam ser alcançadas pela mão esquerda na posição padrão (dedo indicador em F) isso no modelo de teclado inglês. Isto supõe que você usa o mouse com a sua mão direita.

Emular os botões do mouse

É perfeitamente possível usar o Blender com um mouse de dois botões ou de um botão como os dos computadores Apple. Os botões inexistentes podem ser emulados com combinações de teclas/botões(ão)_do_mouse. Ative essa funcionalidade em User Preferences, View and Controls Context, Emulate 3 Button Mouse botão.

A tabela a seguir mostra as combinações usadas:

2-botões Mouse Apple Mouse
LMB Template-LMB.png LMB Template-LMB.png LMB Template-LMB.png (mouse botão)
MMB Template-MMB.png AltLMB Template-LMB.png ⌥ OptLMB Template-LMB.png (Option/Alt tecla + mouse botão)
RMB Template-RMB.png RMB Template-RMB.png ⌘ CmdLMB Template-LMB.png (Command/Apple tecla + mouse botão)

Todas as combinações de Mouse/Teclado mencionados no Manual podem ser expressas como mostradas na tabela. Por exemplo, ⇧ ShiftAltRMB Template-RMB.png torna-se ⇧ ShiftAlt⌘ CmdLMB Template-LMB.png em um mouse de um único botão.

Emular o NumPad

O teclado numérico Numpad é usado muito frequentemente no Blender e não tem correspondência com as teclas de números do teclado normal. Se você tiver um teclado sem o Numpad (por exemplo, um laptop), você pode dizer ao Blender para tratar as teclas de números como teclas do Numpad, faça isso em User Preferences, System & OpenGL Context, Emulate Numpad botão. Uma descrição detalhada pode ser encontrada em this BsoD page.