From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Botões e Controles

Os botões são agrupados na maior parte na janela de botões. Mas podem aparecer em outras Janelas.

Botões de Operação

Botão de Operação

Esses são botões que executam uma certa operação quando são clicados. ( com LMB Template-LMB.png, como em todos os botões). Podem ser identificados pela sua cor no tema padrão do Blender (um botão de operação).

Porta Botões

Porta Botões

Portas botões tem vários tamanhos e cores. Nas cores verde, violeta, e e não mudam de funcionalidade, as cores servem apenas para agrupar os botões e reconhecer o conteúdo da interface mais rapidamente. Clicar neste tipo de botão não exerce qualquer operação, mas apenas um Estado.

Alguns botões também têm um terceiro Estado que é identificado por um texto amarelo. Normalmente, o terceiro Estado significa "negativo," e o normal "em" Estado significa "positivo."

Botões de Rádio

Botões de Rádio são determinados exclusivamente por grupos de portas botões. Não mais de um botão de rádio em um determinado grupo pode ser "ON" a qualquer momento.

Botões com Números

Botões com Números

Botões com números podem ser identificados pelo seu subtitulo que contém dois pontos seguidos por um número. Número em botões são manipulados de várias maneiras: Para aumentar o valor, clique com LMB Template-LMB.png no lado direito do botão, onde um pequeno triângulo é mostrado; para diminuir, clique no lado esquerdo do botão, onde um outro triângulo é mostrado.

Para mudar o valor para uma escala maior, clique com LMB Template-LMB.png e arraste o mouse para esquerda ou à direita. Se você combinar Ctrl enquanto faz, o valor é alterado em passos discretos; você pode usar ⇧ Shift para controlar os valores. Aqui o ↵ Enter pode ser utilizado no lugar de LMB Template-LMB.png .

Você pode entrar com um valor diretamente usando ⇧ Shift + LMB Template-LMB.png. Você também pode entrar com equações simples, como 3*2 em vez de 6. Constantes geométricas, só para lembrar: pi é 3.14 e a raiz quadrada de dois é 1.414. Pressione ⇧ Shift← Backspace para limpar o valor, ⇧ Shift para movimentar o cursor para o inicio, e ⇧ Shift para movimentar o cursor para o fim.

Alguns botões com números podem conter um controle deslizante e não apenas um número entre triângulos. O mesmo modo de funcionamento pode ser usado, clicando com o mouse à esquerda ou à direita do controle deslizante. É possível também entrar com os valores manualmente com o teclado, basta clicar no título ou no número e entrar com os valores.

Botões de Menu

Utilize o menu de botões para escolher de forma dinâmica listas criadas. menu de botões são utilizados, principalmente na ligação em uns aos outros. ( são estruturas semelhantes a malhas, objetos, materiais,, e assim por diante, você pode atribui-la através da interligação de um material a uma oposição).

Você pode ver um exemplo de um tal bloco de botões.

Botões Linkados ao Datablock
  • 1. O primeiro botão (um apontando pequenos triângulos) abre um menu para que você escolha uma opção. Clique e mantenha pressionado o mouse e solte no item desejado.
  • 2. O segundo botão apresenta o tipo e o nome do associado, para renomear e deixar do seu nome clique com LMB Template-LMB.png.
  • 3. O botão "X" cancela a ligação.
  • 4. O botão de um "carro" gera um nome automático para o DataBlock.
  • 5. E o botão "F" especifica se deverá ser guardado mesmo que não seja utilizadas (sistema).

Controle de seleção de cores

Há também alguns painéis pop-ups. Por exemplo o "Color Selector", quando clicado exibe a caixa de diálgo.

Seleção de Cores

Botões em cascata

Ocasionalmente, alguns botões revelam outros botões adicionais. Por exemplo o painél Ramps que tem um botão de cascata chamada Colorband que revela botões adicionais.

Colorband antes
Colorband depois