From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Tipos de Sensor

Sensor tipo "Always" (Sempre)

Always sensor

O Sensor do tipo "Always" (Sempre) é utilizado para coisas que necessitam ser feitas a cada tique lógico ou seja, a cada ciclagem de processamento, ou entre X número de tiques lógicos (com um valor não nulo em f), ou durante a inicialização (em conjunto com Tap).

Este sensor não possui quaisquer opções em separado dos Sensores em Geral.

GameLogic python API.

Sensor tipo "Delay" (Atraso/Espera)

Sensor tipo Delay

O Sensor tipo "Delay" (Atraso/Espera) é desenhado para atrasar/fazer esperar algumas reações em um determinado número de tiques lógicos. Isto é útil caso alguma outra ação tenha de ser feita primeiramente para o disparo de outros eventos.

O Sensor do tipo "Delay" (Atraso/Espera) possui três opções:

  • "Delay" (Atraso/Espera) é o número de tiques lógicos nos quais o sensor deverá esperar/aguardar antes de enviar um pulso positivo.
  • "Dur" (Duração) - Duração é o tempo no qual o Sensor aguarda/espera antes de enviar um pulso negativo.
  • "Repeats" (Repetições) Faz com que o Sensor reinicie após a espera/atraso e depois que o tempo de duração tenha acabado.

GameLogic python API.

Sensor tipo "Keyboard" (Teclado)

Sensor tipo Keyboard

O Sensor tipo "Keyboard" (Teclado) serve para a detecção de entrada do teclado ( quando alguém pressiona uma tecla), ele também pode salvar a entrada do teclado para uma variável do tipo propriedade String.

A primeira linha de botões ("Key" (Tecla) um) é para teclas que são pressionadas uma vez. Pressione o botão sem "label" (rótulo) ainda e pressione uma "key" (tecla) para designá-la para este sensor. Esta é a "active key" (tecla ativa), que irá disparar o pulso positivo. Clique neste botão e então clique na parte de fora para retirar a tecla da condição de designação. O Botão "All keys" (Todas as chaves) irá esconder todos os outros botões e enviar pulsos positivos em todas as teclas que forem pressionadas. Isto é útil para Mapas customizados com um controlador Python .

Os botões "Hold" (Manter Pressionado) trabalham da mesma maneira como os botões para "Key" (Tecla) mas não irão enviar um pulso positivo a menos que você mantenha pressionada a tecla designada. Você pode manter pressionados até dois dos botões de alternância para combinação. Caso uma "key" (tecla) esteja designada aqui, um pulso positivo não irá ser enviado a menos que ambas ou toda a combinação de teclas esteja pressionada. Isto é útil caso você queira ter por exemplo as combinações de teclas CtrlR ou ⇧ ShiftAltEsc para a execução de uma ação específica.

O Campo LogToggle designa uma propriedade do tipo "Bool" (Booleana) que determina se a combinação de teclas será gravada dentro de um Log em uma "String" (Variável de Texto/Constante), e possui as opções "true" (verdadeiro) ou não "false" (falso). Isto necessita estar ativo caso você queira gravar as suas "keystrokes" (combinações de teclas/digitação) em um Log.

O Campo "Target" (Alvo) é a propriedade que define a "String" (Variável de Texto/Constante) na qual as "keystrokes" (combinações de teclas/digitação) são salvas. Em conjunto com um Sensor tipo "Property" (Propriedade), isto pode ser utilizado por exemplo para gravar senhas para níveis de jogos, etc, etc. Consulte também : GameLogic python API – para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo Mouse sensor

Sensor Mouse
Sensor de entrada tipo Mouse

O Sensor tipo Mouse serve para detectar as entradas do Mouse. O Controlador consiste somente de uma lista de tipos de eventos gerados pelo Mouse. Estes eventos são:

  • "Left button" (Botão esquerdo).
  • "Middle button" (Botão do meio).
  • "Right button" (Botão direito)
  • "Wheel Up" (Rolagem para cima ), para a roda de rolagem do Mouse.
  • "Wheel Down" (Rolagem para baixo), para a roda de rolagem do Mouse.
  • "Movement" (Movimento), Qualquer movimento com o Mouse.
  • "Mouse overA" (Mouse sobre), detecta se a posição do cursor do Mouse está sobre o Objeto.
  • "Mouse over any" (Mouse sobre qualquer coisa), detecta se a posição do cursor do Mouse está sobre qualquer Objeto.

Não há um "Logic Brick" (Bloco Lógico) para movimentos específicos e reações (como câmeras em primeira pessoa), estes movimentos devem ser programados através de linguagem Python.

Consulte também : GameLogic python API. – para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo "Touch" (Tocar)

O Sensor Touch

O Sensor "Touch" (Tocar) envia um pulso positivo quando o Objeto está em contato com outro Objeto. O Campo MA é para a filtragem de Materiais. Quando utilizado, somente o contato com o Material especificado dentro deste campo irá gerar um pulso positivo. Deixe-o em branco para que um toque com qualquer tipo de Objeto gere o pulso. O pulso positivo é enviado na colisão e o pulso negativo é enviado uma vez que os Objetos não estejam mais em contato. Para um pulso contínuo enquanto os Objetos estão em contato, utilize a opção de "True Pulse triggering" (Disparador de sinal verdadeiro).

Consulte também: GameLogic python API.– para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo "Collision" (Colisão)

Sensor Collision
Sensor Collision

Um Sensor tipo "Collision" (Colisão) funciona como um Sensor tipo "Touch" (Tocar), mas também pode filtrar por propriedades. Somente Objetos com a propriedade com o nome designado irão gerar um pulso positivo durante ou em caso de colisão. Deixe em branco para colisão com qualquer Objeto.

O Botão "Pulse" (Pulso) faz com que ele seja sensível a outras colisões mesmo que ainda esteja em contato com o Objeto que disparou o último pulso positivo.

O botão M/P alterna entre a filtragem de Material e Propriedade.

Consulte Também: GameLogic python API.– para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo "Near" (Próximo)

Sensor tipo Near

Um Sensor tipo "Near" (Próximo) detecta Objetos que estão dentro de uma distância específica de si mesmo. Ele pode filtrar Objetos com certas propriedades, da mesma maneira que o Sensor tipo "Collision" (Colisão).

A Distância é o número de BU ( Unidades Blender ) ou campo de abrangência no qual o Sensor irá detectar os Objetos contidos. A Distância configurada em Reset, é a distância na qual o Objeto necessita estar para reconfigurar ou fazer um Reset no Sensor (enviando um pulso negativo).

Consulte também: GameLogic python API.- para maiores informações (em inglês)

Sensor tipo Radar sensor

Sensor Radar
Menu de Eixos do Sensor tipo Axis

Um Sensor do tipo Radar trabalha de maneira bem parecida como o Sensor tipo "Near" (Próximo), mas somente dentro de um ângulo de um eixo, formando um cone invisível com o seu topo no centro do Objeto que é o Objeto Sensor e uma base em certa distância em um eixo. Ele possui um campo de filtro de propriedades chamado Prop. Próximo a este, está o Menu de eixos, o qual determina a direção do Cone que forma o radar. Os sinais de ± servem para definir se o cone está formado na direção positiva do eixo (+), ou o oposto (-).

O Campo Angulo determina a amplitude do cone, e Distância é o seu comprimento.

Este sensor é útil para dar a certos Robôs ou Bots uma visão voltada somente para a sua frente, por exemplo. Note que este Sensor consegue enxergar através de outros Objetos.

Consulte Também: GameLogic python API. – para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo "Property" (Propriedade)

O Sensor Property
Tipo de Operação do Sensor Property

O Sensor "Property" (Propriedade) detecta alterações dentro das propriedades dos Objetos. Este Sensor possui quatro Modos de operação:

  • "Equal" (Igual) - dispara um pulso positivo quando o valor da propriedade bate com o valor que conta no Sensor. O Campo Prop é para definir o nome da propriedade, e o campo "Value" (Valor) é para o valor de propriedade que deverá estar igual para disparar um pulso positivo.
  • Not Equal – dispara um pulso positivo quando o valor presente em "property" (propriedade) difere do valor presente no Sensor. Ele apresenta os mesmos campos que estão presentes em "Equal" (Igual), mas com a diferença que o campo "Value" (Valor) representa o valor que a propriedade deverá possuir e ser diferenciado de maneira a enviar um pulso.
  • Interval dispara um pulso positivo quando o valor da "property" (propriedade) está entre os valor presentes "Min" (Mínimo) e "Max" (Máximo) – com relação aos valores presentes no Sensor. Para fazer com que ele funcione por exemplo para a detecção de “mais do que”, entre com o nome da propriedade dentro do campo Max e com o valor mais baixo dentro do campo "Min" (Mínimo). Para que o Sensor detecte valores “menores do que”, entre com o nome da propriedade dentro do campo "Min" (Mínimo) e o valor Máximo dentro do campo "Max" (Máximo). Nomes de outras propriedades podem também ser entrados para fazer a comparação de propriedades.
  • Changed – envia um pulso positivo tão logo o valor da "property" (propriedade) seja alterado.

Consulte Também: GameLogic python API. - para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo Random

O Sensor Random

O Sensor tipo Random gera pulsos randômicos. Ele possui um campo chamado "Seed" (Semear) para entrar com a semeadura/espalhe inicial. 0 significa que o Sensor não será Randômico, e é utilizado para operações de teste e verificação por erros (debug).

Consulte Também: GameLogic python API – para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo "Ray" (Raio)

O Sensor Ray (alternado para colisão na propriedade)
O Sensor Ray (alternado para colisão em Materiais)
O Sensor Ray – Menu de Eixos

O Sensor tipo Ray dispara um raio na direção de um dos eixos e envia um pulso positivo uma vez que ele bate em algo. Ele pode ser filtrado para detectar somente Objetos com um dado Material ou uma dada Propriedade.

Ele compartilha uma série de botões e campos de suas funcionalidades com o Sensor tipo Radar. O Botão X faz com que ele seja do tipo "X-Ray" (Raio-X), ele vê através dos Objetos que não possuem a Propriedade ou Material especificado dentro do campo de filtro.

Consulte Também: GameLogic python API.– para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo "Message" (Mensagem)

O Sensor Message

As "Messages" (Mensagens) podem ser utilizadas para enviar ou valores de "Text" (Texto) ou valores tipo "Property" (Propriedade). O Sensor tipo "Message" (Mensagem) envia um pulso positivo uma vez que uma mensagem é enviada para qualquer lugar dentro da BGE. Ele também pode ser configurado para somente enviar um pulso no momento em que detecta uma mensagem com um "subject" (assunto) específico.

Consulte Também: GameLogic python API.– para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo Joystick

Sensor Joystick
O Menu de eventos do Sensor Joystick

O Sensor tipo Joystick detecta eventos do seu controlador de jogo ou joystick.

Consulte Também: GameLogic python API.– para maiores informações. (em inglês)

Sensor tipo "Actuator" (Atuador)

Sensor tipo Actuator

O Sensor tipo "Actuator" (Atuador) é configurado para o estado de "off" (desligado) quando um atuador com o nome especificado dentro do campo "Act" (Atuador) é ativado.

Consulte Também: GameLogic python API.– para maiores informações. (em inglês)