From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

"Motion Actuator" (Atuador de Moção ou Movimento)

O "Motion Actuator" (Atuador de Moção ou Movimento) faz com que o Objeto seja configurado para iniciar o movimento e/ou rotação, existem diferentes opções, desde tipos de “teleportação”, até Objetos que fisicamente rotacionam com um empurrão.

Existem duas maneiras de fazer o controle desses movimentos, que são "Simple Motion" (Movimentação simples) e "Servo Control" (Servo Controlados). Os do tipo "Simple Motion" (Movimentação Simples) aplicam diferentes tipos de movimentação diretamente, enquanto os do tipo "Servo Control" (Servo Controlados) configuram uma velocidade alvo e quão rapidamente esses Objetos atingem essa velocidade.

Os controles são diferentes, dependendo de quais tipos de configurações de física o Objeto possui. O bjetos que não são afetados pela gravidade, ou do tipo "Static" (Estáticos), "No collision" (Sem colisão), "Occluder" (Oclusores), "Sensor" (Sensores)) podem somente utilizar dois tipos de movimentação simples. Os outros tipos de Objetos com propriedades físicas, como por exemplo "Dynamic" (Dinâmicos), "Rigid body" (Corpos Rígidos), "Soft body" (Corpos Macios)) podem utilizar o "Motion Actuator" (Atuador de Moção ou movimento) e todos as outras opções de movimentação simples disponíveis.

"Simple Motion" (Movimentação Simples)

O(a) "Simple motion" (Movimentação Simples) aplica movimentos em eixos. O Bloco de "Simple Motion" (Movimentação Simples ) é organizado em colunas e linhas. Linhas para cada tipo de movimentos, colunas para eixos e botões para "on/off" (ligar/desligar) os eixos locais. As três caixas cinzas em cada linha são os movimentos dentro dos eixos X,Y,Z (dentro desta ordem), caso você queira um movimento diagonal, adicione movimentos para mais eixos ao mesmo tempo. O Botão L, alterna entre a opção do movimento ser adicionado ao eixo Local ou Global. O eixo Global será sempre o mesmo, como mostrado dentro da Janela de visualização 3D com setas nas cores vermelho, verde e azul e linhas. Os eixos Globais fazem com que o Objeto sempre seja movimentado dentro da mesma direção, não importa em que sentido ele seja rotacionado. Os eixos Locais são os próprios eixos dos Objetos. Esta é a opção mais comumente utilizada e é a padrão.

A Rotação é feita em torno do eixo que foi fornecido, em sentido horário caso você observe ao longo da direção do eixo.

Os tipos de "Simple Motion" (Movimentação Simples) são:

Loc -> "Location" (Localização)
“Teleporta” os Objetos. O Objeto simplesmente “salta” o número de unidades Blender que foi fornecido, Isto pode fazer com que Objetos atravessem outros Objetos pelo fato dele nunca passar por quaisquer das coordenadas fornecidas entre o início e o final. Utilizando as configurações Globais, fará com que o Objeto seja movido dentro do eixo Global mas não nas coordenadas Globais, caso você queira teleportar um Objeto para uma Coordenada, é recomendado que você utilize Scripts Python ou então Curvas IPO.
Rot -> "Rotation" (Rotação)
Altera a Orientação do Objeto, dentro da mesma maneira que as mudanças de Localização o fazem para movê-lo. Tão logo é ativado, o Objeto irá girar. Uma Revolução é representada pelo valor de 7.2 (Exemplo 0.02 para cada Grau de rotação).
"Force" (Força)
O fator de "Force" (Força) é como dar um empurrão no Objeto, ele adiciona o movimento dentro de uma direção. Mas, no momento em que é adicionado, o Objeto irá se tornar mais e mais rápido conforme o fator de "Force" (Força) é aplicado.
Torque
Trabalha da mesma maneira que "Force" (Força), mas para rotação.
LinV -> "Linear Velocity" (Velocidade Linear)
Configura uma velocidade, o Objeto se move com a velocidade informada ao longo do eixo. O Botão de "add" (Adicionar) faz com que a velocidade seja adicionada a velocidade corrente existente. A "Linear Velocity" (Velocidade Linear) interfere com a gravidade, o Objeto poderá cair mais devagar, e isso pode ser resolvido com um “servo control”.
AngV -> "Angular Velocity" (Velocidade Angular)
Trabalha da mesma maneira que a "Linear Velocity" (Velocidade Linear), mas para rotação.
"Damp" (Amortecer)
Torna o movimento mais devagar.

Estes tipos de Movimentos podem ser misturados de qualquer maneira.

"Servo Control" (Controle de Serviço)

O Servo control é uma maneira poderosa de conseguir um movimento dentro do mundo físico. Ele consiste de um "Servo Controller" (Controlador de Serviço) que ajusta a força no Objeto de maneira a conseguir uma determinada velocidade, portanto o nome "Servo Control" (Serviço de Controle).

Conseguir velocidade através da força é um método bem natural por que é a maneira com a qual o mundo Real trabalha. Ele produz movimentos naturais, e evita os problemas de colisão diferentemente do Movimento Simples de Localização e interage corretamente com a gravidade, diferentemente do fator de LinV Velocidade Linear. O Movimento ajustado por um Serviço ou “Servo motion” utiliza uma força; e somente é aplicável para Objetos do tipo "Dynamic" (Dinâmicos). Ele não deverá ser utilizado em "Rigid body" (Corpos Rígidos) por que ele não controla a rotação, somente a velocidade.

No coração do atuador de "servo control motion" (serviço de controle do movimento) existe um indicador de serviço do tipo PID para o "Servo Controller" (Controlador de Serviços): ele mede o fator de erro de velocidade (Por exemplo, a diferença entre a velocidade do "target" (alvo) e a velocidade atual) e atualiza a força com base neste erro, pela aplicação de uma força que é proporcional ao fator de erro (o coeficiente P) e que também é proporcional ao íntegro ou total do fator de erro (o coeficiente I). Quanto mais alto esses coeficientes, mais “preciso” será o controle de velocidade (Ex: uma reação mais rápida); quanto mais baixo esse coeficiente, mais “gradual” será o controle de velocidade (Ex: uma reação mais lenta, ou efeito de deslizamento).

Adicionalmente você pode configurar um "Limit" (Limite) para a força ao longo de cada eixo, para que a força de aceleração (ou frenagem) seja limitada. Para fazer uma comparação com um controle de velocidade de cruzeiro em um carro, os valores de fator de coeficiente P e I definem quão precisamente será o controle e o coeficiente de "Limit" (Limite) definem a potência do motor (e dos freios), e portanto seria quão rapidamente o carro reagiria a velocidade alvo.

Outras opções dentro do atuador são:

Ref
Escolhe um Objeto no qual o proprietário do atuador utiliza como uma referência para o movimento, para plataformas que se movem, por exemplo. Caso isso esteja vazio, ele vai utilizar o "world" (ambiente Global) do Blender como referência.
LinV
A Velocidade Alvo Linear, o serviço de movimento trabalha com forças mas tenta funcionar até ou manter esta velocidade.
Limit
Esta Opção limita a velocidade nos eixos, uma vez escolhida, mais opções abaixo estarão disponíveis.
Max/Min
Os topos do limite, a velocidade nunca ultrapassará estes valores.

Você pode conseguir uma grande variedade de estilos de movimento com o atuador de "Servo Control" (Controle de Serviço), por exemplo, pela não limitação da força ao longo do eixo transversal, você consegue uma grande reação ao deslizamento, o que seria o equivalente a fricção anisotrópica.

O "Servo Motion Actuator" (Atuador de Serviço de Movimento) aplica forças; portanto ele não é compatível com outros atuadores que configuram força também, por exemplo, um atuador do tipo "Simple Motion" (Simples Movimento)em outro atuador do tipo "Servo Motion" (Serviço de Movimento), ainda que seja possível combinar dois atuadores do tipo "Servo Motion" (Serviço de Movimento) que trabalham em diferentes eixos.