From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Câmeras na BGE

Dentro da BGE ou Máquina de Jogos do Blender, as câmeras podem ser utilizadas com as suas características padrão (da mesma maneira com a qual se move), ou ela pode seguir/observar um Objeto utilizando um parentesco a esse Objeto, parenteada a um vértice de um Objeto, ou utilizando um Atuador tipo Câmera.

Nota
Qualquer Objeto pode se transformar em uma câmera (veja abaixo), e quando estiver utilizando uma Observação de câmera para um Objeto, qualquer Objeto pode ser utilizado (como um Objeto tipo empty).


Para utilizar uma câmera, você deverá iniciar a BGE a partir da "viewport" (porta de visão ) da câmera (atalho 0 NumPad), e para evitar a distorção da câmera, sempre faça a utilização de "zoom" (ampliação) da visualização até que a câmera preencha toda a "viewport" (porta de visão ).

A Câmera Padrão

A Câmera padrão é uma visualização do ambiente (world) sem movimento de câmera.

Parenteando a Câmera à um Objeto

A Câmera seguirá o Objeto. Primeiramente selecione a câmera e então selecione o Objeto. O Próximo passo é utilizar o atalho CtrlP → Make Parent.

Note que caso seu Objeto possua quaisquer rotações, então a câmera também terá estas rotações. Para evitar isto, você pode parentear a Câmera a um vértice, veja abaixo como fazer isto.

Parenteando à um vértice

A Maneira mais fácil de se conseguir isto é selecionar o seu Objeto e então pressionar a tecla ⇆ Tab para entrar em "Edit mode" (Modo de Edição). Agora, selecione o vértice e então pressione novamente a tecla ⇆ Tab para voltar ao "Object mode" (Modo de Objetos).

O Próximo passo, sem quaisquer outros Objetos Selecionados, é selecionar a câmera e então, mantendo pressionada a tecla ⇧ Shift, selecione o Objeto. Tecle ⇆ Tab novamente para entrar em "Edit mode" (Modo de Edição), e então utilize o atalho CtrlP, e escolha "Make vertex parent" (Fazer parentesco com Vértice).

Agora, a câmera irá seguir o Objeto e ela manterá a sua rotação, enquanto o Objeto é rotacionado.

Utilizando um Objeto como uma Câmera

Qualquer Objeto também pode se tornar uma câmera com quaisquer propriedades que estiverem configiradas para o Objeto.

Para transformar um Objeto em uma câmera, dentro do "Object mode" (Modo de Objetos), selecione o Objeto e pressione a combinação Ctrl0 NumPad utilizando o teclado numérico.

Para reverter a câmera ao Objeto câmera novamente, simplesmente selecione a câmera e pressione a combinação Ctrl0 NumPad novamente.

Veja também