From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

O Editor de Textos do Blender

O Blender possui uma Janela de "Text Editor" (Editor de Textos) entre os seus tipos de Janelas, acessível pelo botão Text Editor (Manual-Part-XV-textButton.png) do Menu "Window type" (Tipo de Janela), ou via ⇧ ShiftF11.

A Janela de texto criada mais recente é cinza e vazia, com uma "toolbar" (Barra de ferramentas) bem simples (Text Toolbar). A partis da esquerda para a direita, existem botões de seleção padrão Window type e os Menus da janela. Então, cinco botões de alternância, sendo: o alternador para ela cheia, um que mostra/esconde as linhas numéricas dos Textos, um que habilita/desabilita o "word wrapping" (condicionamento de palavras), um que habilita/desabilita o realce de sintaxe, e o último que habilita/desabilita os Plugins de texto Python. No final, um Menu do tipo dropdown para "select/add/open" (selecionar/adicionar/abrir) um buffer de Textos, e mais duas configurações: a fonte do editor e o número de espaços em uma tabulação.

Barra de Ferramentas de Texto.

O Menu tipo dropdown (Manual-Part-XV-textSelectButton.png) permite a você selecionar qual o Buffer de Texto que deverá ser mostrado, e também permite a você criar um novo buffer ou carregar um arquivo de texto. Caso você escolha carregar um arquivo de Texto, o "Editor de textos" (Text Editor) se tornará temporariamente uma Janela de "File Browser" (Navegador de Arquivos), com as funções usuais. Uma vez que a tela de buffer de Texto está dentro da Janela de textos, o seu comportamento é como o de um simples editor de textos.

A Digitação no teclado produz o texto dentro do buffer de texto. Como usual, pressionar, arrastar e soltar o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png seleciona texto. Os seguintes atalhos de teclado se aplicam aos comandos:

  • AltC ou CtrlC – Copia o Texto marcado para o a memória de cópia.
  • AltX ou CtrlX – Recorta o texto marcado para a memória de cópia.
  • AltV ou CtrlV – Cola o texto a partir da memória de cópia para a posição do cursor dentro da Janela de Texto.
Detalhe: A função de guardar em memória de cópia (clipboard) do Blender de cortar/copiar/colar é separada da memória de cópia (clipboard) utilizada no Sistema Operacional (S.O.). Portanto, normalmente você não pode recortar/copiar/colar de fora ou para o Blender. Para acessar a memória de cópia do seu S.O., você deverá fazer o seguinte :
  • Ctrl⇧ ShiftC – Para copiar texto para a memória de cópia (clipboard) do S.O. (Ex: caso você queira colar um texto do Blender em outro aplicativo).
  • Ctrl⇧ ShiftX – Para recortar e para copiar texto para a memória de cópia do S.O.
  • Ctrl⇧ ShiftV – Para colar texto a partir da memória de cópia do S.O. (clipboard) (Ex: caso você tenha copiado algum texto a partir do seu navegador de Internet ou Editor de Documentos externo).
  • AltS – Salva o texto como um arquivo de texto, uma Janela de "File Browser" (Navegador de Arquivos ) aparecerá.
  • AltO – Carrega um texto, uma Janela de "File Browser" (Navegador de Arquivos) aparecerá.
  • AltF – Faz com que apareça a "Toolbox" (Caixa de Ferramentas) "Find & Replace" (Encontrar e Substituir).
  • ⇧ ShiftAltF ou RMB Template-RMB.png – Faz com que apareça o Menu Text para a "text Window" (Janela de Texto).
  • AltJ – Faz com que apareça um controle numérico aonde você pode especificar um número de linha para onde o cursor irá saltar.
  • AltP – Executa o Texto como um Script Python.
  • AltU – Desfaz.
  • AltR – Refaz.
  • CtrlR – Reabre (recarrega) o buffer corrente (todas as modificações não salvas são perdidas).
  • AltM – Converte o conteúdo da Janela de Texto em texto para a Janela de visualização 3D (no máximo 100 caracteres).

Para deletar um buffer de Texto, simplesmente pressione o botão X próximo ao nome do buffer, da mesma maneira que você faz com Materiais, etc. A Mais notável combinação de teclas é AltP, que faz com que o conteúdo do seu buffer de texto seja analisado pelo interpretador de linguagem Python construído dentro do Blender. A próxima página irá apresentar um exemplo de Script escrito em Python. Antes de continuar, vale a pena salientar que o Blender vem somente com um interpretador simplificado do Python empacotado com ele para a finalidade de manter funções básicas funcionais, e com muito poucos módulos específicos pra o Blender, caso você queira mais infromações sobre estes módulos básicos, por favor, refira-se a s Referências sobre a API. A API completa se encontra nas páginas específicas para as versões do Blender, como descrito anteriormente.

O "Text Editor" (Editor de Texto) agora possui alguns Scripts Python dedicados a ele, que adicionam algumas ferramentas úteis para a escrita, como um navegador de auto complemento para "class/function/variable" (classes/funções/variáveis). Você pode acessá-los através da entrada de menu Text → Text Plugins.

Outras utilizações para a "Text Window" (Janela de Texto)

A Janela de Texto também é útil quando você quer compartilhar os seus arquivos .blend com a comunidade ou com os seus amigos. A Janela de Texto pode ser utilizada para escrever textos do tipo "READ-ME" (LEIA-ME), explicando o conteúdo de seu arquivo Blender. Muito mais útil do que tê-lo escrito em uma aplicação separada. Tenha certeza de mantê-lo visível quando estiver salvando ! ( O Blender salva junto com o arquivo a posição de suas Janelas Internas ou Painéis do Blender ) Caso você esteja compartilhando o arquivo com a comunidade e queira compartilhá-lo sob alguma licença específica, você pode escrever esta licança e suas atribuições dentro da Janela de Texto.