From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Fazendo o Download do Python

Para ter acesso aos módulos padrão do Python, você precisa ter uma instalação do Pyhon plenamente funcional. Você pode baixar istro a partir do site de Downloads dos Python.

Configurando a Variável PYTHONPATH

Tenha certeza de verificar no site da fundação as informações de suaversão do Blender para saber qual é a exata versão do Python com a qual o seu Blender foi construído, para evitar problemas de compatibilidade. O Blender também deve ser avisado o local aonde a sua instalação completa do Python está. Isto é feito pela definição de uma variável em seu Sistema Operacional. O nome dessa variável de ambiente é PYTHONPATH ( Caminho do Python ).

Win95,98,Me

Uma vez que você tenha instalado o Python dentro de, digamos C:\PYTHON22, você deverá abrir o arquivo C:\AUTOEXEC.BAT com o seu editor de Textos favorito, e adicionar a seguinte linha:

SET PYTHONPATH=C:\PYTHON22;C:\PYTHON22\DLLS;C:\PYTHON22\LIB;C:\PYTHON22\LIB\LIB-TK

e reiniciar o seu sistema.

WinNT,2000,XP

Uma vez qeu você tenha instalado o Python dentro de, digamos C:\PYTHON22, vá até o ícone "Meu Computador" (My Computer) dentro de sua Área de Trabalho ( ou você pode acionar o ícone Sistema dentro de seu Painel de Controle), clique com o botão direito RMB Template-RMB.png e selecione "Propriedades" (Properties). Slecione a Aba "Avançado" (Advanced) e pressione o botão de "variáveis de Ambiente" (Environment Variables).

Abaixo da caixa de "Variáveis de Sistema" (System Variables) (a segunda), clique em "Nova" (New). Caso você não tenha permissões de administrador em seu sistema, você não será capaz de fazer isto. Neste caso, clique em "Nova" (New) na caixa mais acima.

Agora, dentro da caixa "Nome da Variável" (Variable Name), digite PYTHONPATH, e dentro da caixa de "Valor da variável" (Variable Value) , digite:

C:\PYTHON22;C:\PYTHON22\DLLS;C:\PYTHON22\LIB;C:\PYTHON22\LIB\LIB-TK

Clique em OK repetidamente para sair de todas as caixas de diálogo. Você necessitará ou não de reinicialização de Sistema, dependendo do Sistema Operacional.

Linux e outras variantes de UNIX

Normalmente você já terá a linguagem de programação Python instalada. Caso não, instale-a. Você terá que descobrir aonde ela está. Isto é relativamente simples, simplesmente inicie um Console de comando interativo e digite python dentro dele para acionar o Python. Dentro do Python, digite os seguintes comandos:

 >>> import sys
 >>> print sys.path

e anote a saída, ela deverá se parecer com isto:

 ['', '/usr/local/lib/python2.2', '/usr/local/lib/python2.2/plat-linux2',
 '/usr/local/lib/python2.0/lib-tk', '/usr/local/lib/python2.0/lib-dynload',
 '/usr/local/lib/python2.0/site-packages']

Adicione isto ao seu arquivo de inicialização rc favorito como uma configuração de variável de ambiente. Por exemplo, adicione dentro de seu .bashrc a linha:

 export PYTHONPATH=/usr/local/lib/python2.2:/usr/local/lib/python2.2/plat-linux2:
                   /usr/local/lib/python2.2/lib-tk:/usr/local/lib/python2.2/lib-dynload:
                   /usr/local/lib/python2.0/site-packages

(Atenção: tudo deverá estar em uma linha única). Abra um novo console de comando interativo, ou então faça o seu "Logout" (Saída de Usuário) e "Login" (Entrada de Usuário) novamente.

Nota
mesmo que a variável PYTHONPATH não esteja definida, nas instalações mais novas do Python em determinados Sistemas Operacionais, o Blender parece não ter problemas em reconhecer a localização da instalação do Python, quando ambos foram instalados através dos sistemas de pacote da distribuição. Provavelmente, em muitos casos, o Python está localizado em um local padrão. (EX. /usr/lib/python2.5).