From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Scripts Python

O Blender possui uma ferramenta poderosa mas que muitas vezes passa desapercebida ou as pessoas somente passam os olhos sobre ela e partem para outras áreas. Ele exibe internamente um Interpretador Python completo em sua funcionalidade. Isto permite que qualquer usuário possa adicionar funcionalidades por escrever um Script Python.

O Python é uma linguagem interpretada, interativa, e orientada a Objetos. Ela incorpora Módulos, exceções, declaração de variáveis dinâmica, acesso dinâmico em Tempo-Real, tipos de dados dinâmicos de alto nível, e classes. O Python combina um poder invejável com uma clara sintaxe. Essa linguagem foi expressamente designada para ser utilizada como uma linguagem de extensão para aplicativos que necessitam de uma Interface programável, e esse é o porque o Blender a utiliza.

Das duas maneiras de estender a funcionalidade do Blender, com a outra sendo através de Plugins binários, os Scripts Python são mais poderosos, versáteis e ainda assim mais simples e fáceis de compreender, além de serem mais robustos. Em geral é preferível escrever um Script em Python do que um Plugin.

Atualmente, a Scriptagem em Python que possuía funcionalidades limitadas até a versão 2.25 do Blender foi totalmente reconstruída, essa também foi a última das versões da antiga NaN (Quando o Blender ainda era proprietário). Quando o Blender se tornou um aplicativo "Open Source" (Código Fonte Aberto), a maioria dos novos desenvolvedores se aglomerou em torno da definição da nova fundação de códigos do Blender eleita para ser trabalhada e, juntamente com as mudanças para a nova Interface de Usuário (UI), a API Python foi provavelmente a única parte do Blender que ganhou o desenvolvimento mais amplo. Uma completa reorganização do que existia foi retrabalhada, refeita, (algumas partes descartadas) e muitos novos módulos foram adicionados ao Blender.

Essa evolução está ainda em andamento e uma integração ainda melhor é esperada nas versões do Blender que ainda estão por vir.

Scriptagem em Python

Por favor, refira-se ao Índice de desenvolvimento Python (em inglês)