From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Layout de tela atual e cena

As cenas são uma maneira de organizar o seu trabalho. As cenas podem compartilhar objetos, mas elas podem, por exemplo, diferir de outra na sua resolução após renderizada ou na sua visão de câmera. O layout de tela (padrão) e de cena é mostrada na janela de cabeçalho de Informação do usuário, geralmente localizada na parte de cima de sua tela:

Janela de cabeçalho informação de usuário. A) ícone da janela, B) Menu, C) Layouts de telas, D) Cenas.
Expandindo Imagens no Manual
Neste manual é possível expandir a imagem desde que haja um pequeno ícone na parte de baixo da imagem, você pode clicar nesse ícone para ver a imagem num formato maior.


Carregando o arquivo UI através do menu File -> Open

Dentro de cada arquivo .Blend, O Blender salva o layout da interface do usuário (UI) – a organização de layouts de telas. Por definição, este arquivo de interface (UI) é carregado, sobrepondo qualquer definição de usuário ou layout de tela atual que você talvez tenha. Se você quer trabalhar em um arquivo .blend usando suas definições atuais, você deve iniciar uma nova instancia do Blender, abrir o seletor de arquivo (usando a tecla F1), e então desligar o botão “Load UI” localizado no cabeçalho da janela do navegador de arquivos, e depois abrir o arquivo. O blender não modificará seu layout de tela atual quando você carregar um novo arquivo.

Trabalhando com as cenas

Selecione uma cena para trabalhar por clicar na seta próxima ao nome da cena. O que deve conter nas cenas e nos objetos vai depender do tipo de projeto que você quer trabalhar. Portanto, eles também podem ser salvos em seu estado atual a fim de serem reusados isso pode ser feito por pressionar CtrlU. Desse modo eles irão aparecer da próxima vez que o Blender for iniciado ou usuário selecionar o menu File -> New.

O Blender vem com uma cena padrão, na qual contem uma câmera, uma lâmpada e uma caixa, isso é ótimo!

Adicionando uma Cena

Menu popup (Add Scene) Adicionar Cena

É possível fazer uma copia inteira da cena atual, para isso inicie com uma janela em branco, ou crie uma cena que esteja ligada a cena atual; desse modo os objetos serão mostrados na cena nova e na cena antiga. Use esse recurso de linkagem quando, por exemplo, você quiser que a cena original contenha o set ( o ambiente em si) e a nova contenha os atores ou as propriedades.

Começando: Se você inicia com uma nova cena, certifique-se de adicionar a iluminação e uma câmera primeiro..

As cenas são listadas alfabeticamente na lista pop – up (flutuante). Se você quiser que elas apareçam numa ordem diferente, inicie as com um numero ordinal, como por exemplo “1-“. A referencia para uma cena é sua abreviação de três letras “SCE”.

Para adicionar uma cena, clique no botão lista de cena e então escolha a opção Add New. Ao trabalhar com uma cena você terá essas opções:

Empty 
Cria uma cena completamente vazia.
Link Objects 
Todos os objetos são ligados a nova cena. A camada e os sinais(flags) de seleção dos objetos podem ser configurados de maneira diferente em cada cena.
Link ObData 
Apenas duplica os objetos. ObData ligado aos objetos, exemplo: malha e curvas, não são duplicados.
Full Copy 
Tudo é duplicado.

Geralmente para a sua primeira cena, você faz uma copia completa da definição, ou você pode iniciar com a definição, e começar a edição do cubo que está lá esperando que você use sua criatividade. Então crie!

Nomeando uma cena

Você pode usar ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png (clique com o botão esquerdo do mouse) no nome da cena (geralmente nomeado Scene.001), é possível mudar o nome da cena. Por exemplo, “ GarotoEncontraGarota” é geralmente mais pratico do que o método de numeração.

Você então passa a fase de modelagem das propriedades e objetos na cena usando a janela de layout 2-Model.

Removendo a cena do Arquivo

Você pode deletar a cena atual clicando na letra X próximo ao nome do mesmo.