From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Restrição "Limit Rotation" (Limitar a Rotação)

Modo: Modo de Objetos e Modo de Pose

Painel: Contexto de Objetos → Constraints

Atalho: F7

Descrição

LimitRotationConstraint.png

Um Objeto pode ser rotacionado em torno dos eixos X, Y e Z. Esta restrição coloca um limite na quantidade de rotação. Um limite pode ser especificado dentro dos valores mais altos e mais baixos da rotação em torno de cada eixo. É interessante notar que mesmo que a restrição"Limit Rotation" (Limitar a Rotação) é ativa para a rotação visual e renderizada do Objeto, o Bloco de dados do Objeto ainda permite que o Objeto possua valores de rotação fora dos campos especificados de mínimo e máximo. Isto pode ser visto dentro das propriedades de Transformação N. Quando um Objeto é rotacionado e se tenta rotacionar fora dos limites impostos pela restrição "Limit Rotation" (Limitar a Rotação), o objeto vai ser restringido até estes limites visualmente e quando renderizado, mas não internamente, seus valores de rotação ainda vão ser alterados além dos limites. Caso a restrição seja removida, o Objeto vai parecer pular para a sua rotação especificada internamente. Finalmente, se um Objeto possui uma rotação interna que está além do limite, rotacionando o Objeto de volta dentro da área de limite vai parecer estar fazendo nada até que os valores internos de rotação estejam de volta para dentro dos limites estabelecidos.

Configurando uma restrição Mínima e Máxima para ter os mesmos valores, restringe a rotação do Objeto neste eixo efetivamente travando as mudanças para este eixo enquanto ainda permite a rotação em outros eixos. Ainda que seja possível fazer isto por este método, utilizar as Propriedades de Transformação para travar os eixos é provavelmente mais simples e mais rápido.

Opções

"LimitX" (Limitar em X)
Os valores Mínimos e Máximos de rotação em torno do eixo X. A restrição não irá acontecer a menos que o botão associado a este eixo também esteja pressionado.
"LimitY" (Limitar em Y)
Os valores Mínimos e Máximos de rotação em torno do eixo Y. A restrição não irá acontecer a menos que o botão associado a este eixo também esteja pressionado.
"LimitZ" (Limitar em Z)
Os valores Mínimos e Máximos de rotação em torno do eixo Z. A restrição não irá acontecer a menos que o botão associado a este eixo também esteja pressionado.

Exemplos