From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Restrição "Limit Location" (Limitar a Localização)

Modo: Modo de Objetos e Modo de Pose

Painel: Object Context → Constraints

Atalho: F7

Descrição

LimitLocationConstraint.png

Um Objeto pode ser movido pela cena nas coordenadas X, Y e Z. Esta restrição coloca um limite na localização de um Objeto. Um limite pode ser especificado para para o valor mais Alto e mais Baixo de cada direção de coordenada. Limites separados para o mais alto e mais baixo podem ser aplicados para cada uma das três coordenadas espaciais (X, Y e Z). É interessante Notar que mesmo que a restrição "Limit Location" (Limitar a Localização) limite a localização visual e renderizada do Objeto, o Bloco de Dados do Objeto ainda permite que você tenha coordenadas que extrapolam os limites Máximo e Mínimo impostos pela restrição. Isto pode ser visto dentro das Propriedades de Transformação N. Quando um Objeto é agarrado e tentamos movê-lo fora dos limtes impostos pela restrição, O Objeto vai ser restrito até estes limites visualmente, e quando renderizado mas não internamente, sua coordenadas ainda serão alteradas além desses limites. Se a restrição for removida, o objeto vai parecer pular para a sua localização especificada internamente. Finalmente, se um Objeto possui uma localização interna que está além desse limite, arrastando o Objeto de volta a área do limite vai parecer não fazer nada até que as coordenadas internas estejam de volta ao seu limite estabelecido.

Os limites para um Objeto são calculados a partir do seu centro.

Configurando um valor Mínimo e Máximo nessa restrição para ter o mesmo valor pode retringir o Movimento do Objeto no eixo especificado, efetivamente travando esse eixo enquanto permite a movimentação em outros eixos. Ainda que seja possível fazer isto dessa maneira, usar a funcionalidade de Travamento de eixos dentro das Propriedades de Transformação N é provavelmente mais rápido e mais simples.

Opções

minX, minY, minZ
Estas configurações especificam a localização Mínima do centro do Objeto nos espaços de coordenadas X, Y e Z. Para colocar um limite, o valor Mínimo em coordenadas relacionadas ao world (Globais) da localização do centro do Objeto podem ser digitadas. A restrição não vai funcionar a menos que o botão associado com o eixo também esteja pressionado.
maxX, maxY, maxZ
Estas configurações especificam a localização Máxima do centro do Objeto nos espaços de coordenadas X, Y e Z. Para colocar um limite, o valor Máximo em coordenadas relacionadas ao world (Globais) da localização do centro do Objeto podem ser digitadas. A restrição não vai funcionar a menos que o botão associado com o eixo também esteja pressionado.

Exemplo