From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Restrição "Locked Track" (Observação Fechada)

Modo: Modo de Objetos e Modo de Pose

Painel: Contexto Object → Constraints

Atalho: F7

Descrição

A Restrição do tipo "Locked Track" (Observação Fechada) é uma restrição complicada de ser explicada, tanto graficamente quanto verbalmente. O melhor exemplo do Mundo Real seria compará-lo a um compasso. Um compasso pode rotacionar para apontar na direção geral de seu alvo, mas não pode apontar diretamente no alvo, pois roda como uma roda em um eixo. Caso um compasso esteja em uma mesa e exista um Magneto diretamente sobre ele, o compasso não poderá apontar para ele. Caso nós movamos o Magneto mais para um lado do compasso, ele ainda não poderá apontar diretamente para o alvo, mas ele pode apontar na direção geral do alvo, e ainda assim obedecer as suas restrições de eixo.

Quando estiver utilizando uma restrição do tipo "Locked Track" (Observação Fechada), você pode pensar no Objeto alvo como se fosse o magneto, e o Objeto afetado como um compasso. O eixo de "Lock" (Travamento) iá funcionar como o eixo sobre o qual o Objeto gira, e o eixo "To" (Para) irá funcionar como a ponta do compasso. O que cada eixo fará é por sua conta ! Caso você tenha problemas para entender os botões desta restrição, leia as "Tool Tips" (Dicas de Ferramenta); elas são muito boas. Caso você não saiba aonde os eixos dos seus Objetos estão, faça com que o Blender os desenhe, acionando o botão "Axis" (Eixos) dentro do Painel "Draw" (Desenhar), no contexto Object, F7. Ou, caso você esteja trabalhando com "Bones" (Ossos), ligue o botão "Draw Axes" (Desenhar Eixos), dentro do Painel "Armature" (Armaduras), no contexto Editing F9.

Esta restrição foi desenhada para trabalhar cooperativamente com a restrição "Track To" (Observar para). Caso você configure os botões dos eixos corretamente para estas duas restrições, a restrição "Track To" (Observar para) pode ser utilizada para apontar para o eixo em um Objeto Alvo (target), e a restrição do tipo "Locked Track" (Observação Fechada) pode girar o Objeto em torno deste eixo apontando para um Alvo secundário.

Esta Restrição também funcione muito bem para fazer "billboarding" (letreiros/mostradores) 2D.

Isto está totalmente relacionado ao tópico explicado de maneira mais completa dentro do Tutorial para Observação de Objetos. (em inglês)

Opções

O Painel da "Constraint" (Restrição) tipo "Locked Track" (Observação Fechada ).
"Target" (Alvo)
O Nome do Objeto Alvo ( target ) que o Objeto do tipo "tracking" (vigilante/observador) está a observar .
"VG" (Grupo de Vértices)
Isto está somente disponível quando estivar fazendo o/a "tracking" (observação) para um Objeto de Malha. Caso você digite dentro do campo de nomes, o nome de um Grupo de Vértices do Objeto "target" (alvo), ele será o centro deste Grupo de Vértices que será o "target" (alvo) físico, e não mais o centro do Objeto.
BO
Isto está somente disponível quando estiver fazendo o/a "tracking" (observação) apontada para um Objeto do tipo Armadura. Caso você digite o nome de um "bone" (osso) da armadura que será o alvo, será neste "bone" (osso) o alvo físico, e não mais o centro da Armadura.
"To" (Para)
O Eixo que estará Observando , ou o "tracking axis" (eixo observador/vigilante). Ele não deverá ser o mesmo que o eixo "Lock" (Travado) .
"Lock" (Travado)
O Eixo Local travado.
"Influence" (Influência)
Isto controla quão acuradamente o "Tracking Object" (Objeto Vigilante/Observador) Observará o Alvo. 0 significa que a restrição está desligada. O "Tracking Object" (Objeto Vigilante/Observador) irá permanecer travado dentro da Orientação. 1 significa que o/a "tracking" (vigilância/observação) está completamente ligada e que o eixo de "tracking" (observação/vigilância) estará completamente ligado aos movimentos do Objeto observado e estará estritamente focado no alvo.
"Show" (Mostrar)
Isto adiciona um canal IPO de influência para a "constraint" (restrição) caso uma não esteja presente. Você então poderá adicionar "keys" (chaves) para o Canal.
"Key" (Chave)
Isto adiciona "keys" (chaves) de animação para a curva de influência no Canal IPO. Isto é uma combinação muito poderosa. Por exemplo, você pode ter uma câmera com uma "constraint" (restrição) do tipo "Locked Track" (Observação Fechada) aplicada e ter uma entrada para guiar o canal de influência.

Exemplo

Setas Compassadas

Manual Constraints LockedTrack.jpg