From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Restrição "Follow Path" (Seguir Caminho)

Modo: Modo de Objetos e Modo de Pose

Painel: Object Context → Constraints

Atalho: F7


Nota
Página incompleta em (inglês)


Descrição

FollowPathConstraint.png

A restrição "Follow Path" (Seguir Caminho) coloca o Objeto afetado na trajetória definida por um Objeto de curva. As curvas possuem uma propriedade de animação que faz com que os Objetos se movam oa longo de um caminho. Para que isto funcione, você terá de possuir a opção "CurvePath" (Caminho da Curva) ativada (esta é uma propriedade do Objeto Curva). Você pode encontrá-la dentro do Painel "Curve and Surface" (Curvas e Superfície ) dentro dos botões do contexto Editing, F9.

O Movimento ao longo do caminho pode ser controlado de duas maneiras diferentes: a mais simples, e que está presente no mesmo Painel de "Curve and Surface" (Curvas e Superfície), é definir o número de "Frames" (Quadros) do movimento via "Num Button" (Botão Numérico)através do valor "Path Len:" (Comprimento do Caminho), e o seu "frame" (quadro) inicial através da opção de restrição "Offset:" (Deslocamento:) (por padrão, o "frame" (quadro) inicial é 1 (= deslocamento de 0), e duração de 100 "frames" (quadros)).

A segunda maneira –muito mais precisa e poderosa – é definir uma "Speed" (Velocidade) para uma curva IPO para a seção "Path" (Caminho) da Janela de IPO Curve. A posição inicial ao longo do caminho será correspondente para um valor de IPO de 0.0, e na posição final, para um valor de IPO de 1.0. Você poderá portanto controlar o "frame" (quadro) inicial, a velocidade do movimento, e o "frame" (quadro) final, e até mesmo forçar o seu Objeto a andar pra frente e para trás ao longo do caminho !

Caso você não queira que os Objetos no caminho se movam, você pode dar a curva IPO um valor fixo ( uma curva IPO com trajetória retilínea) , já que este valor é o que controla a posição do Objeto no caminho especificado).

A restrição "Follow Path" (Seguir Caminho) é outra restrição que funciona bem com "Locked Track" (Observação fechada). Um exemplo é uma câmera flutuante sobre um caminho. Para controlar o ângulo de rolagem/inclinação da câmera, você pode utilizar uma restrição do tipo "Locked Track" (Observação Fechada) e especificar um Objeto como Alvo para informar a diretção de "UP" (Cima), conforme a câmera faz o seu “voo” ao longo do caminho.

Esta Restrição não funciona bem com "Bones" (Ossos) .

Opções

"Offset" (Deslocamento)
O número de quadros para o deslocamento do início da Animação definido pelo caminho. (Por Padrão, a partir do "frame" (quadro) 1).
"CurveFollow" (Seguir Curva)
Caso esta opção naõ esteja ativada, a rotação do Objeto afetado não será modificada pela curva; caso contrário, ele será afetado dependendo das seguintes opções:
"Fw" (A frente)
O eixo do Objeto que deverá ser alinhado com a direção que está para a frente no caminho especificado.
Up
O eixo do Objeto que deverá estar alinhado (o máximo possível) com o eixo Z Global.
de fato, com esta opção ativada, o comportamento do Objeto afetado compartilha algumas propriedades com aquelas que são causadas pela utilização da restrição Locked Track ou Observação Fechada, com o caminho como o "eixo principal", e o eixo Global Z como se fosse um "magneto"…

Exemplo