From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.
ConstraintStack.jpg

Restrições são acessadas pelos botões de Objetos (F7) dentro do painel Constraints. Depois de você ter pressionado o botão "Add Constraint" (Adicionar restrição) e selecionar o tipo de restrição desejada a partir do Menu, Uma Interface de Usuário (UI) é adicionada ao Painel. A restrição vai ser ligada ao Objeto ativo ou o "Bone" (Osso) selecionado, indicado pelo rótulo To Object: ou To Bone: na parte direita do Menu Add Constraint.

Restrições são avaliadas dentro de uma ordem específica: a partir de cima para baixo dentro da Pilha de Restrições ou Constraint Stack. Esta ordem pode ser visualizada e alterada dentro do painel Constraints. Cada restrição possui um par de botões de seta na direita do nome da restrição em seu canto superior direito, que pode ser utilizada para mover a restrição para cima ou para baixo dentro da Pilha de restrições. A pequena cruz na direita destes botões pode ser utilizadas para deletar a restrição da pilha.

Nota
O Campo do nome de uma restrição recentemente adicionada vai aparecer em vermelho, o que indica que a restrição não está funcional. No caso de uma restrição recentemente adicionada, isto é porque a restrição ainda não possui um alvo especificado.


Todas as restrições requerem um Objeto de alvo específico (Um Objeto Normal dentro do Mundo Blender ou então um Osso de uma Armadura). Você deve entrar com o nome do objeto alvo desejado dentro do campo Target: OB. Quando você quiser que um Osso de uma Armadura seja uma alvo, entre com o Nome do Objeto de Armadura como alvo. Um novo campo chamado BO: vai aparecer, aonde você pode colocar o nome do Objeto Osso Alvo.

O campo do nome da restrição vai também se tornar vermelho se as configurações para a restrição forem inválidas ou se a restrição conflitar com outra restrição. Por exemplo: Um restrição do tipo Track To na qual o botão dos vetores To e Up apontam para Z.

Influência

A influência de uma restrição na localização/rotação/tamanho pode ser definida com o valor do deslizador numérico Influence. Este pode ser ligado á uma curva Ipo, que pode ser evocada dentro do Ipo Curve Editor com o botão Show no lado direito do r deslizador numérico de valor Influence. O botão Key ao lado dele pode ser utilizado para inserir uma chave na curva Ipo.

Você pode colocar keyframes em qualquer restrição, e um Objeto pode ter múltiplas restrições chaveadas para exercer diferentes influências em tempos diferentes.

Exemplo de Múltiplas Influências

Suponha que você quer que uma câmera siga um trajeto por um período e então derrape um pouco mais para fora e então siga outro caminho. Você aplica uma restrição do tipo "follow path" (seguir caminho) na câmera para uma curva/círculo/caminho (tenha certeza de que você possui uma "Curve Path" (Curva de Caminho) habilitada e entre com o seu nome), então abra uma Janela de curvas IPO. Na Janela de botões (no painel de "constraint" (restrições)) você pode ou teclar I e inserir um valor de influência deslizando o deslizador (para variar a potência da força ou forçar o decaimento) ou LMB Template-LMB.png clique no botão da "Keyframe" (chave de quadro) no topo do painel de restrições. Uma vez que você tenha inserido a chave inicial, ou mude para o quadro que você quer que a primeira influência inicie o decaimento. Agora vá até a Janela IPO e CtrlLMB Template-LMB.png para inserir uma chave. Ande para a frente alguns quadros, aonde você quer que esta influência seja zero, e insira outra chave, e então a edite para que o seu valor de Y seja Zero. Neste quadro, a restrição na pilha não vai influenciar o movimento da câmera mais. Agora insira uma segunda restrição de Follow Path e entre com o nome da segunda curva de caminho a seguir . Agora posicione de volta alguns quadros e insira uma nova chave para o local onde você quer que esta influência inicie (provavelmente no local onde a primeira influência começa a diminuir). Edite esta segunda curva de influência para sair do Zero e chegar até Um em um determinado tempo. Você pode imaginar que as curvas IPO para cada círculo deverão se cruzar entre si para que em plena influência (max 1.0) a outra esteja em zero, ou outras combinações, etc. Você deverá brincar com as curvas um pouco para obter uma transição suave.

Restrições em Ossos

Organizando Bones com Restrições:

  • A cor dos Ossos na Janela de Visualização 3D indica que tipo de Restrição está sendo utilizada neste Osso em específico, como segue:
  • Cinza: Sem restrição.
  • Amarelo: Um Osso com uma Restrição IK.
  • Laranja: Um Osso com uma Restrição IK, mas sem alvo.
  • Verde: Um Osso com outro tipo de Restrição.
  • Azul: Um Osso que está animado com Keyframes.
  • Púrpura ou Roxo: A Raiz do Piso/Estrado.