From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Os Nós do tipo "Vector" (Vetor) manipulam informações sobre como a luz interage com a Cena, Multiplicando conjuntos de Vetores, e outras coisas maravilhosas que os humanos normais compreendem fracamente (com exceção de gênios da Matemática, que não podem ser considerados normais). Mesmo que você não seja um mago da matemática, você vai achar esses tipos de Nós bem úteis.

"Normal" (Normal)

Painel: Editor de NósNós de Composição

Menu: ⇧ ShiftAVetor → Normal

Nó tipo Normal

O Nó do tipo "Normal" (Normal) gera um Vetor de Normal e um produto pontual. Clique e arraste na esfera para configurar a direção da normal.

Este Nó pode ser utilizado para a entrada de um novo Vetor de Normal dentro da Mistura. Por exemplo, utilize este Nó como uma entrada para um Nó do tipo "Color Mix" (Mistura de Cores). Utilize uma Imagem de entrada como a outra entrada para o "Mixer" (Misturador). Saída resultante colorizada pode ser facilmente variada pela movimentação da fonte de luz/iluminação (clicando e arrastando a esfera).

Nó de "Vector Curves" (Curvas de Vetor)

Painel: Editor de NósNós de Composição

Menu: ⇧ ShiftAOperador de Vetor → Vector Curves

Manual-Node-Vector.png

O Nó de "Vector Curves" (Curvas de Vetor) mapeia uma entrada de vetor para os componentes X,Y, e Z das Imagens para uma curva diagonal. Os três canais são acessados pelos botões X, Y, e Z que se encontram na parte de cima do Nó. Adicione pontos para a curva clicando nela.

Note que arrastar um ponto sobre outro irá trocar a ordem dos dois pontos ( Ex: caso o ponto A seja arrastado sobre o ponto B, então o ponto B irá se tornar o Ponto A e o ponto A irá se tornar o ponto B ).

Utilize esta curva para reduzir a velocidade das coisas ou aumentar a sua velocidade a partir da Cena Original.

Nó de "Map Value" (Mapa de Valor)

Painel: Editor de NósNó de Composição

Menu: ⇧ ShiftAVetor → Map Value

Nó de "Map Value" (Mapa de Valor)

O Nó do tipo "Map Value" (Mapa de Valor) é utilizado para escalar, causar deslocamento e limitar os valores (estes valores se referem a cada Vetor dentro do Conjunto). A Fórmula para como este Nó trabalha é:

  • "Offs" (Deslocamento)
Irá adicionar um número para o valor inicial de entrada.
  • "Size" (Tamanho)
Irá escalar (multiplicar) este valo por um número.
  • "Min/Max" (Mínimo/Máximo)
Clicando nesses valores você pode configurar os números Máximo e Mínimo para efetuar um limite (limite de corte) para os valores. Os valores para Min e Max deverão ser individualmente habilitados clicando-se com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png no rótulo de cada um dos que se queira utilizar. Você também pode utilizar o botão esquerdo do Mouse ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png nos valores para alterá-los.
  • Caso a opção Min esteja habilitada e o valor seja menor que o mínimo, configure o valor de saída para o mínimo.
  • Caso a opção Max esteja habilitada e o valor de entrada seja maior que o Máximo, configure o valor de saída para o máximo.

Isto é particularmente útil para se conseguir o efeito de DOF "Depth Of Field" (Profundidade de Campo) na Cena, aonde você pode utilizar o Nó de "Value Map" (Mapa de Valor) para um valor de profundidade Z (que poderá ser de 20, 30 ou até 500 dependendo da Cena) para um campo de atuação que vai de 0-1, que se encaixa perfeitamente para a utilização com o Nó do tipo "Blur" (Borrão).

Utilizando o Nó de "Map Value" (Mapa de Valor) para a Multiplicação de Valores

Utilizando o Nó tipo "Map Value" (Mapa de Valor) para a Multiplicação

Você pode também utilizar o Nó de "Map Value" (Mapa de Valor) para multiplicar valores e conseguir um número para a saída que você desejar. Dentro do Mini-mapa ao lado direito, o Nó de "Time" (Tempo) faz com que uma saída tenha um valor entre 0.00 e 1.00 distribuído igualmente entre 30 "frames" (quadros). O primeiro "Map Value" ( Mapa de Valor) multiplica a entrada por 2, resultando em um valor de "output" (saída) que tem a sua escala compreendida entre 0.00 e 2.00 sobre os 30 "frames" (quadros). O segundo Nó de "Map Value" (Mapa de Valor) subtrai o valor de 1 a partir da entrada, resultando em uma saída cujos valores trabalham dentre -1.00 e 1.00, e com a multiplicação desse valor por 150, resultará em um valor de "output" (saída) entre -150 e 150 sobre uma sequência de 30 "frames" (quadros).