From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Nós de Composição

Os Nós de composição permitem a você montar e melhorar uma Imagem (ou Filme) ao mesmo tempo. Utilizando os Nós de Composição, você pode colar duas peças de metragem juntas e colorizar a sequência inteira de uma única vez. Você pode melhorar as cores de uma única Imagem ou de um clipe de filme inteiro dentro de uma maneira estática ou de uma maneira dinâmica que vai se alternando conforme o tempo (conforme o clipe progride). Desta maneira, você utiliza os Nós de Composição para montar ambos os vídeos em conjunto, e melhorá-los.

Nódulo de Composição Padrão

Para processar a sua Imagem, você ainda vai utilizar os Nós para importar a Imagem para o Blender, alterá-la, e a fundir com outras Imagens, e finalmente salvá-la. Pense nos nós como trabalhadores em uma linha de montagem. Cada trabalhador performa basicamente uma tarefa simples antes de passar o produto para o próximo trabalhador. A linha de montagem é chamada de "thread" (tarefa), e os dados da Imagem entram e deixam o Nó através dos soquetes. você conecta um nó ao outro pela criação de uma "thread" (tarefa) que corre através do soquete de saída de um Nó para outro soquete de entrada de Nó. Qualquer número de "threads" (tarefas) podem ser conetadas ao mesmo soquete de entrada. Um monte de Nós conectados, é chamado de "Noodles" (Nódulos). O exemplo a direita mostra um Nódulo simples; um Nó de entrada que executa uma "threads" (tarefa) para a visão da câmera (camera view) que se conecta a um Nó de saída para que possa ser salvo.

Os Nós de Composição são conectados por "threads" (tarefas) em um Mapa que roteia uma Imagem através de uma sequência de Nós. Cada Nó performa alguma operação da Imagem. Você cria o Mapa utilizando a Janela do Editor de Nós. Antes de continuar lendo, é elementar que você entenda como utilizar este tipo de Janela. Leia tudo sobre o Editor de Nós Clicando aqui.

Termo: Imagem
Nós utilizamos o termo Imagem para nos referir a uma Única figura, ou uma sequência numerada de Imagens que, quando tocadas de uma maneira parecida com a técnica do Livro folheado, resulta em um clipe de filme, um simples quadro de uma sequência de filme, ou um clipe de filme.

Cada Nó possui um conjunto similar de controles e convenções. Para mais informações de como trabalhar com controle dos Nós clique aqui.

Bem como em outros casos aonde os Nós são utilizados em conjunto no Blender, você pode imaginar que os Nós caem em uma das três categorias gerais:

"Input" (entrada)
  • Os Nós de entrada odes, que introduzem dados dentro do Nódulo (Ex: a partir de uma Imagem ou camada). Um Nódulo pode ter qualquer número de entradas, e/ou instâncias da mesma entrada.
"Filter" (Filtro)
  • Filtros (ou Nós de Transformação) que são nós que processam as suas entradas de alguma maneira para produzir outros tipos de saídas (que são feitos com a intenção de ser utilizados como entradas em qualquer outro lugar).
"Output" (Saída)
  • Nós de Saída, que consomem os dados que são enviados a eles, e resultando ou em uma saída ou em um arquivo a ser salvo. Um Nódulo pode produzir qualquer número de saídas.

Qualquer número de Nós pode ser conectado em qualquer número de maneiras, dando a você um tremendo controle e oportunidades criativas.

Acessando e Ativando os Nós

Selecione a Janela de Editor de Nós

Acesse o Editor de Nós e habilite os "Composite Nodes" (Nós de composição) clicando no ícone correto (que mostra a figura de uma Face ).

Cabeçalho do Editor de Nós com os "Composite Nodes" (Nós de composição) habilitados.

Para ativas os Nós para composição, clique no botão Use Nodes. O Blender cria um Nódulo padrão inicial, consistindo de dois Nós conectados juntamente.

Utilizando Nós de Composição

Para utilizar este mimi-mapa, você deve agora dizer ao Blender para utilizar os Mapas de Nós de Composição que já foram criados, e para compor a Imagem utilizando os Nós de Composição. Para fazer isto, alterne para a janela de botões do Contexto Scene, atalho (F10) e ative o botão Do Composite localizado abaixo do botão Animation. Isto vai dizer ao Blender para compor a Imagem final fazendo com que ela atravesse o Mapa de Nós de Composição.


Você agora tem o seu primeiro Nódulo, uma entrada para o "RenderLayer" (Camada de Renderização) tratada com o Nó de Composição de saída. A partir daqui, você adiciona e cone cta Nós em um tipo de Layout de Mapa que esteja de acordo com a sua vontade (e a de seu coração) (ou restrições físicas de memória, o que vier primeiro). Existem muitos tipos de Nós de Composição que fazem muitas coisas diferentes: os Nós disponíveis estão explicados dentro da próxima seção.

Agrupando Nós de Composição

Conforme o seu Mapa cresce, você pode achar útil organizar seus Nós agrupando alguns deles juntamente. Como uma sugestão, tente organizar a sua linha de montagem de Nós a partir da esquerda para a direita, de cima para baixo. Você pode também agrupar Nós em conjunto em sub-rotinas, como explicado abaixo.

Grupos de Nós

Painel: Editor de NósNós de Material

Menu: ⇧ ShiftAGroups

Os mapas de Nós podem ficar muito complexos. O Blender permite a você agrupar um conjunto de Nós para tanto salvar espaço quanto lhe ajudar a se manter organizado e conceitualizar o que o efeito de rede de um pequeno mapa faz para uma Material/Imagem. Esta seleção do Menu mostra os nomes dos Grupos de Nós que você definiu. Selecione qualquer um para adicionar a este grupo para o mapa.

Criando um Grupo de Nós

Um grupo é criando clicando com ⇧ Shift- para selecionar todos os nós que voc~e quer adicionar paera o grupo ( mesmo método de seleção usado no Blender em quase tudo ), clique nos Nós que você quer no Grupo, e então selecionando Node -> Make Group (CtrlG). O Grupo de Nós é mostrado com uma barra verde, e o nome é mostrado em um campo editável. Você pode clicar pressionando ⇧ Shift no nome para entrar com um nome ou entrar no Modo de Edição e alterar o nome para alguma coisa que representa o que esse Grupo faz . Os soquetes de entrada para o Grupo são os soquetes de entrada dos nós contidos. E a mesma coisa vale para a(s) saída(s).

Editando Grupos de Nós

Você pode selecionar um Grupo e pressionar ⇆ Tab (ou selecionar Node -> Edit Group) para entrar/sair da edição do Grupo.

Desagrupando Nós

Você pode selecionar o Grupo e pressionar AltG (ou selecionar Node -> Ungroup) para converter os Nós agrupados de volta ao normal.

Exemplos de Uso de Nós de Composição

Um Grupo de Nó de Composição do tipo "FadeToBlack" (Vanescer para o preto) seria um Nó de Tempo que alimenta o fator de um Nó de Curva RGB. A curva dentro do Nó de curva RGB seria uma linha contínua em Zero. Nomeadamente, qualquer valor X que vier nos resultados dentro de uma saída zerada (preto). O fator inicia em Zero (sem efeito para a Imagem de entrada), e vai em escala crescente até um (efeito total, nomeadamente preto). A sequência de entrada vai vanescer pra o preto sobre a contagem de quadros configurada no temporizador.

Você pode fazer praticamente qualquer coisa com as Imagens utilizando os Nós. O Grupo do Nódulo de "FadeToBlack" (Vanescer para o preto) acima é um simples exemplo do que você pode fazer utilizando os Nós de Composição.

Imagens cruas de tomadas feitas a partir de um ator principal em frente de uma tela azul (para croma key), ou um Objeto renderizado fazendo alguma coisa podem ser montados em camadas na frente de um plano de fundo. Quando compomos ambos juntamente, e você tem uma tomada composta.

Você pode alterar a aparência de uma Imagem:

  • Para fazer com que uma Imagem dê a sensação de ser mais 'fria', um tingimento de azul é adicionado para a figura.
  • Para comunicar uma memória ou 'flashback', a imagem pode ser suavizada.
  • Para comunicar irritação e frustração, adicione um tingimento de vermelho ou aumente a quantidade de vermelho. O filme 'Sin City' é o exemplo mais extremo disto que eu já vi.
  • Um evento espetacular pode ser acentuado e seu contraste aumentado.
  • Um sentimento de alegria – como você deve ter adivinhado – amarelo (partes iguais de vermelho e verde, sem azul) para brilho e ensolarado.
  • Poeira e sujeira de nuvens algumas vezes é adicionada como uma Textura de nuvem sobre a imagem para dar um pouco mais de realismo.
Termos
Trabalhos de Composição trabalham igualmente bem em imagens estáticas ou em Sequências de Vídeo. Nós utilizamos o termo Imagem aqui para representar ambos. Um "Noodle" (Nódulo) de Nós conectados.