From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

O Blender é realmente excelente na animação, e a janela da "Timeline" (Linha do Tempo) é algo como ter seu próprio controle VCR ao alcance dos dedos. A janela da Linha do Tempo, identificada pelo ícone de um relógio, está por padrão no layout de tela SR:4 logo acima da janela de botões.

Janela da Linha do Tempo

O eixo X da janela é a linha do tempo da sua animação em quadros. Quadros são a unidade fundamental de medida do tempo no Blender. Clicando (LMB Template-LMB.png) em qualquer lugar na janela leva o Blender e todas as outras janelas para aquele quadro no tempo. Mover o mouse enquanto segura-se MMB Template-MMB.png ou AltLMB Template-LMB.png move a linha do tempo para a esquerda ou direita. Segurar CtrlMMB Template-MMB.png escalona a visão (intervalo de quadros) aproximando ou afastando quando se move o mouse para a direita ou esquerda, assim como na 3D View.

Quaisquer Ipos (quadros-chave) para o objeto atualmente selecionado aparecem como uma linha amarela vertical no quadro em que ocorrem.

O quadro exato é mostrando no contador de quadros no cabeçalho da janela da Linha do Tempo. À direita do contador de quadros estão os controles padrão para retroceder, pular para trás, reproduzir ou pausar, pular adiante, pular para o fim e gravar. O início e o fim são definidos usando os campo à esquerda do contador de quadros, e sincronizados automaticamente com os quadros de início e fim nos botões de Render, logo abaixo do botão Anim.

O menu consiste em várias opções para Visualização, Quadro ou Reprodução

Menu "View" (Visualização)

Este menu controla o que você e como você vê:

  • "maximize display" (maximizar exibição) é uma ferramenta padrão de janelas para visualizá-la em tela cheia.
  • Se "Lock Time" (Travar Tempo) estiver ligado, todas as outras janelas são automaticamente sincronizadas com essa janela pelo relógio-mestre.
  • "View All" (Ver tudo) automaticamente aproxima a visualização para mostrar todos os eventos (quadros Ipo) do intervalo, de forma que você não precisa deslocá-la.
  • "Center view" (Visão central) centraliza a visualização no quadro atual.
  • O comando "Jump" (Pular) faz o mesmo que os botões no cabeçalho.
  • Baseado nos quadros por segundo que você definiu nos botões de Render, ligar o "Show Seconds" (Mostrar Segundos) muda a unidade da visualização de quadros para segundos e suas frações. Geralmente, storyboards são definidos em segundos; escolhendo essa visualização torna as coisas um pouco mais fáceis do que fazer todas as multiplicações de cabeça.
  • "Play back" (Reproduzir) roca a animação do início ao fim. Ela continua tocando até você pressionar o botão pause (as duas barras verticais).

Menu "Frame" (Quadro)

O menu de Quadro faz algo com o frame selecionado na animação:

  • "Set as..." (Definir como...) define o quadro atual selecionado como o inícial ou final do intervalo.
  • Definir um Marcador cria um ponto laranja. Controlar o nome do marcador com CtrlM permite que você dê um nome significativo para o que está acontecendo naquele momento no tempo, como "Garoto perde Garota" ou "Borbulhas do refrigerante". Usar esses marcadores permite a você anotar as seções do storyboard ou da animação. Claro que você pode mover, apagar e duplicar os marcadores.

Menu "Playback" (Reprodução)

Os controles de Reprodução definem como e quando a animação é tocada.

  • "Set Frames/Sec" (Definir quadros/seg) permite que você altere a velocidade da sua animação.
  • "Windows" (Janelas) habilita os tipos de janelas para serem atualizados com cada quadro durante a repdocução. Entretanto, para economizar poder de processamento da CPU e permitir uma reprodução suave, algumas atualizações de janelas podem ser desligadas.

Marcadores

Marcadores: pequenos mas úteis

Marcadores podem ser usados para denotar quadros onde algo significante acontece - pode ser quando a animação de um personagem começa, ou a câmera muda de posição ou uma porta abre, por exemplo. Marcadores podem receber nomes para torná-los mais significativos numa olhada rápida. Quando você cria um marcador na janela da linha do tempo, ele também aparece nas janelas IPO, Ação, NLA e Áudio, e vice versa, permitindo a você ver onde os pontos significativos da sua animação estão, não importando em que janela você está.

Criando Marcadores

Mode: Todos

Hotkey: M

Menu: Linha do Tempo → Frame → Add Marker

O modo mais simples de se adicionar um marcador é mover para o quadro onde você quer que ele apareça e teclar M.

Alternativamente, você pode pressionar AltA ou o botão Play Timeline Manual-Animation-Timeline-Play.png para fazer a animação tocar, e aí teclar M} nos pontos apropriados. Uma vez que você pára a reprodução, os marcadores vão aparecer. Isso pode ser especialmente útil para marcar as batidas de alguma música.

Uma vez que você criou um marcador, use RMB Template-RMB.png para selecioná-lo, e CtrlRMB Template-RMB.png para selecionar múltiplos marcadores.

Nomeando Marcadores

Mode: Todos

Hotkey: CtrlM

Menu: Linha do Tempo → Frame → Name Marker

Ter dezenas de marcadores espalhados ao longo da linha do tempo não irá ajudar muito a menos que você saiba o que eles significam. Você pode nomear um marcador selecionando-o, pressionando CtrlM, escrevendo o nome e pressionando o botão OK.

Movendo Marcadores

Mode: Todos

Hotkey: G

Menu: Linha do Tempo → Frame → Grab/Move Marker

Uma vez que você tem um ou mais marcadores selecionados, tecle G para movê-los, e confirme o movimento com LMB Template-LMB.png ou ↵ Enter. Se você segurar Ctrl enquanto os move, os marcadores irão se mover em passos correspondentes a um segundo - então se você definiu como 25 fps, os marcadores irão se mover de 25 em 25 quadros.

Apagando Marcadores

Mode: Todos

Hotkey: X

Menu: Linha do Tempo → Frame → Delete Marker

Para apagar um ou mais marcadores, simplesmente tecle X e confirme com LMB Template-LMB.png.