From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

"Shape Keys" (Chaves de Formato)

As "Shape Keys" (Chaves de Formato) guardam diferentes formatos da mesma Malha. Em outros aplicativos de animação ou edição 3D elas são chamadas de "Morph Targets" (Alvos para Morfar) ou "Blend Shapes" (Mescla de Formatos) ou até mesmo "Vertex Keys" (Chaves de Vértices) nas versões mais antigas do Blender.

O Blender oferece ambas as "Shape Keys" (Chaves de Formato) Relativas e "Shape Keys" (Chaves de Formato) Absolutas:

  • As "Shape Keys" (Chaves de Formato) do tipo Relativas, são explicadas nesta página, e o procedimento de como gravar cada diferença de "shape" (formato) (conhecida como "delta") relativa a um formato base, que permite também uma ou mais dessas diferenças, e conforme estas são representadas pelas suas "keys" (chaves) respectivas, para serem combinadas.
  • As "Shape Keys" (Chaves de Formato) do tipo Absolutas são descritas e explicadas aqui, e como é possível gravar diretamente cada "shape" (formato) diferente. As "Shape Keys" (Chaves de Formato) do tipo Absolutas se aplica a Malha integralmente e são utilizadas para "morfar" a Malha entre um "shape" (formato) e o próximo.


Modo: Modo de Objetos

Painel: Contexto Editing → Shapes

Descrição

Um Exemplo de "Shape Keys" (Chaves de Formato) Mixadas

As "Shape Keys" (Chaves de Formato) Relativas podem ser mescladas em uma base percentual com outras chaves de formato para se conseguir o efeito desejado. Tome como por exemplo uma Face. O Usuário pode modelar uma Face com uma expressão neutra e possuir "Shape Keys" (Chaves de Formato) para um sorriso ou uma carranca. Estas chaves de formato podem então ser combinadas dentro do Editor de Ação e a sua Face falante pode ter alguns problemas emocionais sérios.

Utilize as "Shape Keys" (Chaves de Formato) para a animação de Faces ou quando você quiser que o formato de qualquer Malha seja capaz de se alterar em um determinado período de tempo; por exemplo, uma bola saindo como se fosse um jato (deformação para explicitar ações) , ou uma lata de soda sendo amassada. Quando estiver animando Faces, os formatos sugeridos para as chaves são:

  • A Boca formando cada formato de som
  • Os Lábios formando um sorriso e uma carranca
  • Olhos: Piscando, mostrando emoções básicas.

Note que as "Shape Keys" (Chaves de Formato) Relativas, simplesmente definem uma posição final para algum grupo de vértices: ela não diz qual é a velocidade com a qual os formatos passam de transição ou em que ordem. Você pode fazer com que essas chaves trabalhem em qualquer ordem ou velocidade que desejar, e controlar o seu grau de influência (para fazer um leve sorriso, por exemplo), utilizando o mecanismo familiar das IPOs.

Ciclo de trabalho

O processo em geral para a utilização das "Shape Keys" (Chaves de Formato) dentro do Blender é:

  1. . Definir o seu "shape" (formato) base.
  2. . Identificar a lista de formatos de morfar primitivos que você pode querer
  3. . Criar Grupos de Vértices para a configuração dos vértices que irão participar em cada família que morfará.
  4. . Definir os seu(s) "Shape(s)" (formato(s)) alvo, um para cada operação de morfar.
  5. . Com a utilização de curvas IPO, definir quando você quer que o seu "shape" (formato) Alvo influencie o formato.

Os "Target shapes" (Formatos Alvo) podem ser criados em qualquer "frame" (quadro); eles são independentes do tempo. Eles exercem a sua influência de acordo com a curva IPO de "Shape" (Formato). Cada "Target Shape" (Formato Alvo) possui um canal dentro da Janela IPO. Quando uma curva IPO de um "Target Shape" (Formato Alvo) está em um valor de 0.0, ela não deformará a Malha. Conforme a sua influência aumenta, ela deforma a Malha dentro destes quadros. Pelo fato do canal IPO ser uma transição (uma curva suave ou uma linha reta ( linear) ou quaisquer das opções que você escolher para a a curva IPO) você pode controlar com quanto de velocidade a Malha irá se morfar para o novo formato.

Múltiplos "Shapes" (Formatos) podem simultaneamente morfar a Malha Base, cada um deles exercendo a sua influência através de sua curva IPO, pelo fato de cada um deles ter o seu próprio canal.

Caso você queira alterar o "Basis Shape" (Formato Base), você terá de criar um novo formato, e utilizar um Script, copiar as "Shape Keys" (Chaves de Quadro) sobre o novo formato, e ir ajustando elas conforme desejar.

Uma "Morph Family" (Família de Morfagem) é um Grupo de "shapes" (formatos) relacionados à uma área da Malha. Por exemplo, tome por base a face. Você possui a área da sobrancelha (onde os formatos possíveis são Surpreso, Enrugado, Sobrancelha esquerda levantada, e Sobrancelha direita levantada), a parte que recobre os Olhos, (Piscar), a Boca (Sorrir, Carranca), Nariz (Levantar, Retorcer) e a Língua (Pronúncias como hei, th, i, colar no céu da boca, ou fazer um túnel para o Ohhhh...). A mandíbula em sua ação de abrir/fechar pode ser controlada por um "bone" (osso). Neste caso, você deverá fazer um "Vertex Group" (Grupo de Vértices) para a sobrancelha, outro para a língua, etc...

Criando "Relative Shape Keys" (Chaves de Formato Relativas)

Modo: Modo de Objetos com Malha, e um Objeto de Curva ou Lattice Selecionado.

Painel: Contexto Editing → Shapes

Atalho: I

Menu: Object → Insert Keyframe

Manual-ShapeKeys-panel-default.png

As "Shape keys" (Chaves de formato) são todas guardadas relativamente a uma "Basis Mesh" (Malha de Base). Você pode habilitar as "Shape Keys" (Chaves de Formato) pela seleção do Objeto de Malhae o pressionamento do atalho I ( de inserção de Keyframes)) e a escolhendo "Mesh" (Malha). Alternativamente, este passo pode ser feito com o botão "Add Shape Key" (Adicionar Chaves de Formato) dentro do Painel "Shapes" (Formatos). Este Painel está localizado como uma segunda Aba dentro dos botões do contexto Editing F9, dentro da Janela de Botões. Neste Painel, tenha certeza de que o botão "Relative" (Relativa(o)) está selecionado.

O "Shape Key" (Chave de formato) original é mostrada dentro da Janela de IPO, ( escolhendo no menu de tipo de IPO → Ipo Type: Shape), para as Chaves Relativas como se fossem Elipses bem abaixo do Alfinete. A "Absolute Shape Key" (Chave de Formato Absoluta) original é chamada de "Basis". Esta diferença avisa você para o fato de estar trabalhando com RSK ou ASK, ou "Relative Shape Keys" (Chaves de formato Relativas) ou "Absolute Shape Keys" (Chaves de quadro Absolutas).

Uma vez que a "Shape Key" (Chave de Formato) Basis já tenha sido criada, você poderá criar "Shape Keys" (Chaves de Formato) adicionais da mesma maneira. Com a Malha selecionada, e em seu estado de deformação, pressione ou o atalho I e então escolha Mesh, ou então clique no botão "Add Shape Key" (Adicionar Chaves de Formato) dentro do Painel Shapes. Uma nova "Shape Key" (Chave de Formato) então será criada. Caso este seja o primeiro formato criado depois do formato de base, ele então será chamado de Key 1. Clique com o botão esquerdo do Mouse ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png dentro do campo de "Name" (Nome) dentro do Painel para alterar o nome para alguma coisa mais significativa.

Uma coisa importante para ser lembrada é que quendo estiver criando um novo formato para trabalhar com"Shape Keys" (Chaves de Formato), o novo formato será baseado no formato corrente selecionado QUANDO VOCÊ ENTRAR NO MODO DE EDIÇÃO. Quando você estiver criando os formatos a partir do formato de base, o novo formato será uma cópia deste formato, e caso o usuário crie um novo formato enquanto este formato está selecionado, o novo formato será uma cópia desse formato alterado. Isto permite que você futuramente possa editar formatos préviamente selecionados; simplesmente deixe o "Edit Mode" (Modo de Edição) para travar a visualização dentro deste formato.

Um Fato Engraçado
Os Usuários da Velha escola do Blender algumas vezes referem-se as Shape Keys ou Chaves de Formato como Relative Vertex keys, ou RVKs, para encurtar.


Editando "Shape Keys" (Chaves de Formato)

Modo: Modo de Objetos

Painel: Contexto Editing → Shapes

Diversos aspectos de cada "Shape Key" (Chave de Formato) podem ser editados pela ativação dela dentro do Painel "Shapes" (Formatos).

Localização das Ferramentas de Seleção das "Shape Keys" (Chaves de Formato) dentro do Painel "Shapes" (Formatos)
As Setas e o Menu
Escolha a "Shape Key" (Chave de Formato) para ser a ativa. Os Botões de Setas ciclam através dos formatos, e o Menu permite a você escolher um "Shape" (Formato) específico diretamente. Note que quando você escolhe inicialmente uma Chave, ela é visualizada em sua potência/força/peso de influência total (com o valor de 1.0) dentro da Janela de Visualização 3D, independentemente de quaisquer outras "Keyframes" (Chaves de Quadro) que foram configuradas, então você poderá ver exatamente qual o formato que está ativando neste determinado momento. A Alteração do "frame" (quadro) corrente irá reconfigurar a Janela de Visualização 3D de maneira a mostrar os resultados das mesclas de "Shape Keys" (Chaves de Formato) que foram configuradas como IPOs, mesclando novamente.
Uma vez que a chave desejada está selecionada, o formato pode ser alterado entrando no "Edit Mode" (Modo de Edição) usando o atalho ⇆ Tab, e manipulando os vértices. Nota: A adição ou deleção de um ou mais vértices uma vez que as "Shape Keys" (Chaves de Formato) foram adicionadas é bem complicado. As mudanças são propagadas para os outros formatos com base em sua posição dentro do formato corrente, e isto pode ter efeitos drásticos em outros formatos.
Nome da "Shape Key" (Chave de Formato) corrente (Campo de Texto)
Renomeie uma "Shape Key" (Chave de Formato) a partir de seu nome automático clicando com o botão esquerdo do Mouse ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png dentro do Campo de Nome e digitando um novo nome para alterá-lo. É muito importante manter os seus formatos organizados em bem nomeados, para que você se lembre quais deles você está editando dentro dos Editores de "Action" (Ação) e dentro do "IPO Editor" (Editor de IPO). É bem fácil terminar terminar com uma quantidade gigantesca de "Shape Keys" (Chaves de Formato) quando você começa a animar faces de personagens e você não vai querer que o seu trabalho fique confuso.
Propagando as Mudanças para outros Formatos
Caso você encontre erros em seu formato base ou em sua Malha em seu estado Basis logo após você ter começado a fazer a definição de outros formatos, você pode fazer as suas mudanças e, com estes vértices selecionados, utilizar o Menu Specials W e escolher a Opção → " Propagate to All Shapes" (Propagar para todos os Formatos) dentro do "Edit Mode" (Modo de Edição). Estas posições de Vértices irão substituir as posições dos vértices correspondentes dentro das outras "Shape keys" (Chaves de Formato).
Propagando as Mudanças a partir de outros Formatos
Caso você encontre um erro em seu formato base (basis') ou outros formatos depois de você ter iniciado a definição de outros formatos, com estes vértices selecionados, utilize o Menu Specials W → e escolha a opção "Blend from Shape" (Mesclar pelo formato) e escolha qual a "Shape Key" (Chave de formato) para ser utilizada como referência para o reposicionamento dos vértices. Você então poderá até escolher até qual extensão aplicar esse ponto de referência a localização dos vértices existentes. Pense nisto como uma maneira de fazer uma média de posicionamento ( caso necessário) dos vértices entre os formatos.

Propagando Mudanças de formato Base

Depois de você ter criado as "Shape keys" (Chaves de formato) a partir da Malha de Base, você pode descobrir uma necessidade de ajustar a Malha de Base. Infelizmente, cada "Shape Key" (Chave de formato) trabalha a partir da base de formato da Malha ( Basis), e quando você exerce as suas influências, os vértices que estavam posicionados na Malha de Base (Basis) irão se mover de volta ao seu local original.

Uma maneira de resolver este problema é criar um VG ou "Vertex Group" (Grupo de Vértices) , e limitar a "Shape Key" (Chave de Formato) para agir somente nestes Vértices dentro do Grupo de Vértices. Você faz isso entrando com o nome do Grupo de Vértices dentro do campo VGroup dentro do Painel para este formato. Portanto, caso o seu "Formato" (Shape) que afetou os olhos (por estar fazendo o seu modelo Piscar, por exemplo) esteja afetando o formato da Malha e você queria que o modelo possua lábios mais grossos/carnudos, a maneira de resolver essa situação, por prevenção, seria a criação de um Grupo de Vértices chamado de "Olhos" e então restringir o formato que está especificado pra que seu modelo pisque pra agir somente nos vértices da pele que recobre o Grupo de Vértice Olhos.

A outra maneira é criar um novo formato de Base (Newbasis) que possua estas mudanças, e rodar este Script para propagar as diferenças entre os formatos de Base (Basis) e os Novos formatos de Base (NewBasis) para todos os outros formatos desta Malha que forem necessários.

Pinagem e Fixação de Formatos

Localização do ìcone de pinagem dentro do Painel "Shapes" (Formato)
Quando um Objeto de Malha não possui uma chave de pinagem ( para fixação), ele poderá mostrar múltiplas "keys" (chaves) de uma vez. Para prevenir isto, clique no Ícone de pino.
O Objeto corrente de Malha está agora travado nesta "Shape Key" (Chave de Formato), e ele somente mostrará esta "Key" (Chave). Esta funcionalidade é útil quando múltiplas "Keys" (Chaves) estão afetando um Objeto de Malha e você gostaria de ver o efeito de uma "Key" (Chave) em especifico.

Uma outra utilização para a pinagem é para a construção de uma "Shape Gallery" (Galeria de Formatos).

Desde que o momento em que o Blender permite a criação de "Linked Duplicates" (Duplicatas Ligadas) que compartilham dados subjacentes da mesma Malha (Ex: a Malha e os Dados de "Shape Key" (Chave de Fomato)), múltiplas cópias de uma Malha de Base podem ser criadas utilizando o atalho AltD.

Uma vez que uma duplicata tenha sido criada, mova esta duplicata para uma área diferente da tela. Pine a duplicata para uma "Shape Key" (Chave de Formato) clicando no ícone de Pino dentro do Painel "Shapes" (Formatos). Finalmente, selecione novamente a Malha 'Original'. Caso isto seja feito para cada "Key" (Chave), uma "Shape Gallery" (Galeria de Formatos) emerge a partir disto (o que também ajuda com a edição das "Keys" (Chaves)).

Dicas

A Pinagem de "Shape Keys" (Chaves de Formato) , também podem ajudar a acelerar a velocidade de interação com a Malha (especialmente quando a estiver animando com Armatures). Caso uma "Shape Key" (Chave de Formato) esteja pinada, o Blender não tem que calcular toda a miríade de interações e mesclas de diferentes "Keys" (Chaves) em tempo Real, o que acelera a sua operação. Isto é particularmente útil quando estiver utilizando "Shape Keys" (Chaves de Formato) guiadas por Armaduras para corrigir determinadas deformações; e você pode contar com este recurso desde que isso não seja alguma coisa que será usualmente crítica, do tipo que você realmente necessite ver no resultado do processo de animação. Lembre-se de desconectar os Pinos dos "Shapes" (Formatos) quando você tiver terminado e pronto para renderizar !

Mesclando "Shape Keys" (Chaves de Formato)

Modo: Modo de Objetos

Painel: Contexto Editing → Shapes

As "Shape Keys" (Chaves de Formato) podem ser misturadas de muitas maneiras diferentes. Estes métodos possuem o mesmo feito de rede de estar criando dados IPO,mas são diferentes na Interface.

Fazer a Mescla utilizando o Painel "Shapes" (Formatos)

Chaves de Formato}}

Dentro do Painel "Shapes" (Formatos) quando uma chave não está pinada, ela possui uma coluna adicional de botões; {{Languages/Translation|Value|Valor}, "Min" (Mínimo) e "Max" (Máximo).

deslizador "Value" (Valor) da "Key" (Chave).
O Valor corrente dessa chave no "frame" (quadro) corrente. Ajustar este deslizador vai inserir ou ajustar um ponto de controle dentro do controle da curva da "Shape Key" (Chave de Formato) no "frame" (quadro) corrente. Se eu colocar o meu formato de "Piscar" em q50% ao invés de 100%, eu terei Olhos meio-abertos.
"Min" (Mínimo) e "Max" (Máximo)
Ajusta os valores de limite para o deslizador de valores, ambos dentro do Painel "Shapes" (Formatos) e dentro da Janela de "Action Editor" (Editor de Ações). É possível utilizar um valor máximo maior do que 1.0, para empurrar os "Shapes" (Formatos) para além de seus extremos, mas tenha cuidado. A partir do momento em que você está exagerando a "Shape key" (Chave de Formato) isso pode bagunçar a malha de sua Malha.
Algumas vezes é mais fácil misturar as suas "Shape Keys" (Chaves de Formato) dentro do "Action Editor" (Editor de Ações) ao invés de fazer isso a partir do Painel de Edição principal.

Fazer a Mescla Utilizando o "Action Editor" (Editor de Ações)

O "Action Editor" (Editor de Ações) e as "Shape Keys" (Chaves de Formato)


Dentro do "Action Editor" (Editor de Ações), selecione o Modo "ShapeKey editor" (Editor de Chaves de Formato), expanda o botão dos "Sliders" (Deslizadores) e utilize estes deslizadores para ajustar os valores de "Keys" (Chaves) no "frame" (quadro) corrente. O s valores min / max configurados dentro do Painel "Shapes" (Formatos) são refletidos dentro da Janela dos deslizadores do "Action Editor" (Editor de Ações) para este "Shape" (Formato).

Caso ainda não exista uma "Keyframe" (Chave de Quadro) no quadro corrente ( indicado pela linha verde ) uma nova "Keyframe" (Chave de Quadro) será adicionada.

Fazer a Mescla utilizando o "IPO Curve Editor" (Editor de Curvas IPO)

As curvas IPO mostram os dados subjacentes que estão sendo controlados pelos outros métodos de mistura. È dentro desta Janela que os valores são mapeados para os "frames" (quadros) para cada "Shape Key" (Chave de Formato). De maneira a poder acessar as curvas IPO das "Shape Keys" (Chaves de Formato), selecione "Shape" (Formato) a partir do Menu Popup para escolha do tipo de IPO mostrada para edição, dentro do cabeçalho da Janela do "Ipo Curve Editor" (Editor de curvas IPO). Cada "Shape Key" (Chave de formato) será mostrada dentro da lista de IPOs no lado direito e podem ser alteradas da mesma maneira que qualquer curva IPO dentro do Blender. Veja a seção sobre "Editando Curvas IPO e "Keyframes" (Chaves de Quadro) " para mais informações.

A ordem vertical das "Vertex Keys" (Chaves de Vértice) (as linhas azuis) a partir da base para o topo determinam a sua curva IPO correspondente, EX; A linha azul mais baixa será controlada pela curva chamada Key1, a segunda de baixo para cima será controlada pela curva chamada Key2, e assim por diante. Nenhuma IPO estará presente para a Malha de referência pelo fato dela ser a Malha que foi utilizada para que as outras "Shape Keys" (Chaves de Formato) fossem construídas, portanto ela terá um valor de 0 no determinado "frame" (quadro).

A curva IPO para a "Key" (Chave) N° 1 mostra unma Malha não deformada até o "frame" (quadro) 10, então a partir do "frame" (quadro) 10 até o {{Languages/Translation|frame|quadro} 20, a "Key" (Chave) 1 irá começar a afetar a deformação. A partir do "frame" (quadro) 20 até o "frame" (quadro) 40, a "Key" (Chave) 1 irá completamente chegar muito próximo da Malha de referência (o valor da curva IPO é 1). O efeito será suavizado/esmaecido a partir do "frame" (quadro) 40 até o "frame" (quadro) 50.

"Keys" (Chaves) dentro da Janela de IPO
A curva IPO para a "Key" (Chave) N° 1

Utilizando "IPO Drivers" (Guias IPO)

Veja a página de Animação Avançada, em Chaves de Formato Guiadas para mais informações abordando como fazer a configuração de um "IPO Driver" (Guia IPO).