From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Muitas vezes você gostaria que um objeto ou ator ficasse de fora do palco até que seja o momento certo para que ele entre e faça seu papel ou atuação. No Blender, você comumente renderiza somente alguns dos 20 layers ou camadas de objetos disponíveis. Além disso, você pode acertar determinadas lâmpadas para iluminar somente objetos em seus layers. Mudando um objeto de Layer ou Camada durante a animação, é possível animar um objeto que faça parte de um layer como um membro, e também sua visibilidade na cena, e sua iluminação.

Além do mais, por colocar o objeto em um layer que não está selecionado em sua visualização 3D, ele não vai poluir seu espaço de trabalho. Durante as frames ou quadros da animação, quando não está em um layer visível, você poderá vê-lo e trabalhar com ele.

Mudando do Layer 4 para o 14

Para animar um objeto que seja membro de um Layer, vá até a frame quando você quer que o objeto apareça. Tenha certeza que o objeto está em um Layer visível (O comando de Mover para um Layer vai dizer a você em qual Layer o objeto está). Insira uma Ipo Key, e escolha Layer (a opção de menu localizada abaixo das seleções de localização e rotação). Em sua janela Ipo, Você verá que o canal do Layer agora possui um valor correspondente ao Layer. Volte uma frame, mova o objeto para um layer não selecionado (invisível). Agora, aqui tem um pequeno truque; você não pode adicionar uma Chave de Layer porque o objeto está em um layer não selecionado. Então, temporariamente habilite este layer usando o ⇧ Shift e o selecionado entre os 20 botões de Layer, Insira outra chave de Layer, e então de-selecione o Layer não desejado.


Para selecionar todos os Layers
Para ativar todos os Layers, se estiver usando um teclado em inglês, pressione ` (acentuação grave .. no canto esquerdo do teclado com layout US), caso contrário, as teclas numéricas do seu teclado alfanumérico habilitam e desabilitam os layers, e para os layers acima do décimo, você pode usar o atalho Alt somado a tecla do layer que quer habilitar/desabilitar


Trabalhe ou brinque através da animação e você vai ver seu objeto aparecendo e desaparecendo na frame indicada. Você podem editar este ponto de controle Ipo, usualmente em modo de Keyframe, para mudar quando a alternância ocorrer.

Dicas

Você vai notar que a curva Ipo do Layer é um pulo descontinuo. Isso ocorre por que não há uma maneira de mudar um objeto gradualmente de Layers. Para fazer com que um objeto desapareça na visualização, você deve animar a configuração Alpha do seu Material para que ela aumente de 0.0 para 1.0.

Existem duas maneiras de checar em qual Layer o objeto está:

- Pressione M para mostrar o menu de Layers, os botões de layer(s) para o objeto estarão habilitados. Pressione ESC ou OK para desfazer o menu.

- Mostrando a Botoeira da Janela/ Botões de Objeto F7. Dentro do painel de Draw, os botões de layers mostram o(s) layer(s) em que o objeto está ativo. O Layer no qual o objeto está ativo pode ser então mudado a partir desse painel também, ao invés de usa o painel flutuante do atalho M.



Contents