From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Editor de Animação Não Linear - NLA

Modo: Modo de Objetos / Modo de Pose (Armaduras)

Atalho: Ctrl⇧ ShiftF12

Descrição

Você utiliza o "NLA (Non Linear Animation) Editor" (Editor de Animação Não Linear) para mixar Ações e IPOs de Objetos para fazer uma animação composta. Ambos as IPOs de Objetos e "Actions" (Ações) podem ser mescladas. Cada Objeto pode ter somente uma animação composta. Você pode pensar nisto desta maneira: O Editor de Ações diz O QUE os ossos são feitos para fazer, e o Editor NLA diz QUANDO eles vão fazer. Em adição, você pode posicionar o Objeto e chavear (Inserindo Keys) a sua localização utilizando o NLA enquanto estiver dentro do Editor NLA, para dizer AONDE a ação deverá supostamente ocorrer.

O Editor NLA trabalha em dois modos diferentes, único e combinado. Dentro do Modo de "Action" (Ação) único, somente a ação ativa é tocada. Para tocar ações combinadas de "Action" (Ação), utilize o NLA em modo combinado.

Dentro do Editor NLA você verá uma representação de todos os Objetos com ambas as Ações ou IPOS. Em uma base Por-Objeto, você não pode adicionar "Faixas de Ação" com ⇧ ShiftA; você pode adicionar quantas Ações você desejar, permitindo a você mixar diferentes Ações para uma edição de temporização não destrutiva e relacionamentos. Cada Objeto pode possuir somente uma Ação ativa, que é mostrada dentro do Editor de Ações. Esta Ação ativa é aquela que irá receber quaisquer novas "keys" (chaves) que você inserir, e cujas chaves você pode editar diretamente.

Quando as faixas são inseridas, elas iniciam no quadro corrente. Quando uma faixa é adicionada, ela se torna a faixa ativa. A faixa ativa corrente é sempre desenhada em amarelo. Clicando na faixa em si ou nas barras que ficam para a esquerda vai fazer com que a faixa se torne ativa. Utilizando o painel de propriedades de "Strip" (Faixa), você pode controlar quanto tempo a Ação demorará para ser executada, ou qual porção de uma Ação deverá ser tocada.

Você adiciona novas "IPO-Keys" (Chaves para IPOs) para a Ação ativa, e você pode editar estas chaves diretamente (deletar, mover). Os Objetos que você seleciona dentro da Janela de NLA são selecionados também dentro da Janela de visualização 3D. Tenha cuidado ! A |Deleção de chaves dentro do Editor NLA também as deleta da Ação, e das Curvas IPO adjacentes também.

IPOs para Objetos – e também para Objetos de Armadura – podem ser convertidas em Ações dentro da Janela IPO com o atalho ⇧ ShiftC (ou a partir do Menu Strip, escolhendo a opção "Convert Action to NLA strip" (Converter Ação para faixa de NLA))

Blender3D FreeTip.gif
Desvincule as Ações antes de iniciar
Antes de entrar no Editor de NLA, tenha certeza de que qualquer Objeto que você queira controlar utilizando o Editor NLA está desvinculado de sua Ação. Caso contrário, esta ação vai querer se fazer por vontade própria. Para desvincular, dentro do Editor de Ações, tenha certeza de que o "Fake User" (Usuário Falso) está habilitado e pressione o botão de atalho X no cabeçalho. A Ação irá permanecer na memória, ( para que você a chame utilizando o NLA) mas não vai forçar o Objeto a perfazê-la. Note também que Ações designadas para serem utilizadas dentro do NLA devem iniciar a partir "frame" (quadro) 1, por conveniência.


Imagem 9: Representação de diferentes Objetos, Ações e IPOs dentro da Janela do Editor NLA.

1) Um Objeto é somente mostrado dentro da Janela do Editor NLA caso possua IPOs, uma Ação, ou Faixas de NLA. A barra mais horizontal ao topo para um Objeto individual mostra o nome do Objeto a sua esquerda, e quaisquer IPOs de Objetos que definem "keyblocks" (Blocos de chaves IPO) (que são o diamantes representando as keyframes) em sua direita. (Imagem 9 – o Objeto "Lamp", possui somente IPOs de Objeto, e nenhuma Ação).

2) O Botão mais próximo a esquerda do nome do Objeto faz com que o Blender seja alternado entre a evaluação da faixa NLA integralmente e mostrar esses resultados dentro da Janela de Visualização 3D, ou somente evaluar a Ação ativa (Imagem 9 – A "Câmera" está em modo "Action" (Ação), enquanto as setas "AR-right" e "AR-left" estão dentro do Modo "NLA"). Note que este ícone somente é mostrado quando faixas NLA estão presentes para o Objeto.

3) Imediatamente abaixo da barra do primeiro Objeto, a Ação ativa é mostrada, e também os "keyblocks" para as Ações de IPOs.

4) Finalmente, as "Action Strips" (Faixas de Ação) são desenhadas. A Faixa de Ação Ativa é indicada com um ícone em formato de um ponto preto. Clicando em uma faixa em si ou nas barras viradas para o lado esquerdo vai configurar uma faixa para ser a Ação ativa.

Opções de Faixas NLA

Modo: Modo de Objetos / Modo de Pose (Armadura)

Atalho: A

Menu: NLA Editor → Strip → Add Blank Action ou Add Action

Descrição

Manual-NLA-ActionMode.jpg

Faixas são adicionadas e mostradas dentro de um estilo indexado intencional. Quando você executa o comando de "Add Action Strip" (Adicionar uma Faixa de Ação), uma Janela aparecerá que permitirá a você escolher entre as Ações disponíveis definidas. "Add Blank Action" (Adicionar uma Ação em Branco) cria uma nova Ação, por padrão nomeada de "ObAction". Para renomeá-la, utilize a "Action Window" (Janela de Ação). O nome da Ação em geral é o nome da armadura ou do Objeto. Abaixo disto, há uma faixa de identificação que mostra o nome da faixa correntemente selecionada e todas as Keys IPO que pertencem a esta faixa. No caminho que segue-se a isso, estão indexadas todas as que são as faixas de Ação carregadas.

A Imagem de exemplo mostra uma Janela NLA para uma Armadura do Guindaste em Modo de Ação. A faixa selecionada com o Mouse RMB Template-RMB.png é a ArmCycle, e ela possui duas "keys" (chaves). O diamante branco presente no "frame" (quadro) corrente (representado pela linha verde) mostra que ali há uma posição chaveada presente. O diamante laranja no "frame" (quadro) 21 é o "frame" (quadro) correntemente selecionado (e que está pronto para ser AGarrado e movido, ou X deletado). Existem dois Modos para o Editor: Modo de "Action" (Ação) e Modo "NLA" (Animação Não Linear). O Modo é mostrado pelo ícone na cabeça da faixa: "e um homem se inclinando" para Ação, e "pequenas-faixas" para identificar o Modo NLA. Dentro do Modo "Action" (Ação), somente a ação para uma única faixa de ação é animada conforme você rola através dos quadros de sua animação. Dentro do Modo NLA, todas as faixas são animadas conforme você rola através dos quadros de sua animação. Quando você alterna para o Modo NLA, os Ossos das Armaduras são todos re-computados, com base nas posições chaveadas de IK e FK. Todos os Ossos não-chaveados irão reverter pra a sua posição de edição. Portanto, é uma boa idéia chavear (Chavear, nesse caso significa criar as keyframes) todos os ossos (especialmente os drivers de IK ) no início da animação na pose padrão.

Lembre-se que para criar ações para as Armaduras, você deverá adicionar uma "New Action" (Nova Ação), então adicionar uma nova faixa IPO, ou então chavear a ação dentro da Janela de "Action" (Ação) (e então uma curva IPO será adicionada automaticamente).Também lembre-se que uma Ação pode conter movimento e curvas de drivers IPO para muitos Ossos. Portanto, é impossível carregar duas faixas de ações que possuem (possivelmente conflitantes) curvas IPO para o mesmo osso. Por esta razão, você deverá utilizar as propriedades da faixa para dizer ao Blender qual IPO deverá tomar precedência, ou se ele deverá mesclar as duas ações juntamente. Estas e outras propriedades ão descritas abaixo.

A Faixa selecionada é mostrada em amarelo e possui um grande ponto próximo a sua marcação de índices. Todas as chaves para esta ação são mostradas em formato de diamantes em sua Faixa indexada. A Janela rola verticalmente com o atalho LMB Template-LMB.png-arrasto para dentro da margem correta. Ele rolará horizontalmente e verticalmente via MMB Template-MMB.png-arrasto.

As faixas são adicionadas em ordem, sendo que a última ficará na base da lista. Para mover ou re-arranjar as faixas, escolha a opção Strip → Move ou os atalhos CtrlPageUp ou CtrlPgdn.

Propriedades

Modo: Modo de Objetos / Modo de Pose (Armature)

Atalho: N

Menu: Editor NLA → Strip → Strip Properties...

Imagem 11: O Painel de "Transform Properties" (Propriedades de Transformação) para uma Faixa.

As propriedades da faixa controlam como a Ação genérica é aplicada na animação. Quando estiver trabalhando com ações individuais dentro do Modo de "Action" (Ação) (quando o ícone do "Homem se inclinando" é mostrado), a ação plena é animada dentro da Janela de visualização 3D, e não somente a Ação que está posicionada entre os quadros marcados para "Action Start" (Inicio da Ação) e "Action End" (Término da Ação) dentro do Painel de Propriedades. Quando você alterna para o Modo NLA, somente o campo de ação e as repetições, juntamente com o restante das propriedades, são utilizados para computar a animação atual. Estas propriedades incluem:

"Timeline Range" (O campo da Linha do tempo)
O primeiro e último quadro da Faixa dentro da Linha do tempo. O Comprimento da Faixa é independente do comprimento da Ação, mas a Ação irá se esticar para preencher o comprimento da Faixa. Esta funcionalidade permite a você possuir uma Ação genérica de caminhada, por exemplo, que se estica em 40 quadros. Para fazer com que o seu personagem ande mais rápido, você pode entrar com esta Ação dentro de um campo de 30 quadro; e para fazer com que ele ande mais lentamente, você pode utilizar um campo de 50 quadros.
"Locked Strip Length" (Comprimento de Faixa travado)
Pela configuração das Faixas com o comprimento "Locked" (Travado), o NLA irá sempre manter o comprimento da Faixa atualizado com as suas Ações de Edição para que todas as chaves sejam incluídas.
  • O Modo "Locked" (Travado) é o novo padrão, pelo fato de ser muito superior ao comportamento anterior, mas os arquivo Blender mais antigos deverão ser atualizados manualmente para que esta funcionalidade possa trabalhar.
  • caso você solte esta “Trava”, você poderá escolher somente uma parte da Ação para ser incluída na Faixa.
  • O "Action End" (Término da Ação) não é permitido que seja menor que o "Action Start" (Início da Ação), portanto você não pode reverter uma Ação dentro do Editor NLA.
"Blending" (Mesclagem)
O Número de quadros de transição para gerar entre esta Ação e aquela que está anteriormente presente dentro da lista de Faixas de Ação.
"Repeat" (Repetir)
O Número de vezes que o campo de Ação deverá repetir.
  • Este parâmetro é ignorado caso "Stride Path" (Caminho em estrado) (dentro das configurações de "Stride Support" (Suporte a Estrados)) esteja habilitado.
"Hold" (Manter)
Caso isto esteja habilitado, o último quadro da Ação vai ser mostrado pra sempre, a menos que seja sobreposto por outra Ação. Caso contrário a Armadura se reverterá para a sua posição de descanso.
"Add" (Adicionar)
Especifica que as transformações nesta Faixa devem adicionar quaisquer dados de animações existentes, ao invés de sobrescrevê-las.
"Stride Path" (Caminho em estrado)
Repete a Faixa ao longo de um caminho (por exemplo, para fazer um "walkcycle" (ciclo de caminhada))
"Disable Path" (Desabilitar Caminho)
Desabilita temporariamente o movimento do caminho para que você possa ver a sua Ação se repetindo no Foco.
"Stride" (Estrado)
A distância em Unidades Blender sobre a qual a Faixa deverá se repetir (ou, o comprimento do estrado)
X/Y/Z
O Eixo do Osso do Estrado para mover a Armadura sobre.
"Stride Bone" (Osso do Estrado)
O Nome do Osso do estrado. Veja este tutorial (em inglês), sobre o Suporte a Estrados

Ferramentas para Faixas NLA

Modo: Todos os Modos

Menu: NLA Editor → Strip

Descrição

Edita as propriedades das Faixas e Chaves (Keys) pelo Menu "Strip" (Faixa):

Opções

Imagem 10: O menu "Strip" (Faixa) .
"Move Up/Move Down" (Mover para cima/baixo)
Utilize os atalhos Page up ou Page down para alterar a ordem das faixas. As faixas são evaluadas de cima para baixo. O Canais especificado dentro das Faixas na lista mais tarde se sobrepõem aos canais especificados dentro das Faixas anteriores.
  • "Delete" (Deletar)
X Deleta uma Faixa ou uma Chave (Key). A Deleção de uma Faixa afeta somente o Editor NLA. Contudo, caso você delete uma chave ( key) a posição se perde permanentemente .
"Duplicate" (Duplicar)
⇧ ShiftD Copia uma Faixa ou uma curva IPO.
"Snap to Frame" (Agarrar ao quadro)
⇧ ShiftS Agarra a posição de início e final das Faixas de Curvas IPO selecionadas para os Quadros.
"Reset Strip Size" (Re-configurar o tamanho da Faixa)
AltS Re-configura o tamanho da Faixa dentro do NLA para bater com o campo escolhido de quadros para a Ação.
"Reset Action Start/End" (Reconfigurar o Início/Fim da Ação)
AltS Re-configura o campo escolhido da quadros de Ação para incluir todos os quadros dentro da Ação (isto somente é necessário caso você não esteja utilizando a nova funcionalidade de "Locked Strip Length" (Comprimento de Faixa travado), e é útil para consertar arquivo mais antigos ou se você acabou “perdendo o passo” enquanto estava adicionando ou subtraindo quadros de Ações).
"Grab/Move" (Agarrar/Mover)
G Move a Faixa horizontalmente. Com o atalho Ctrl você move través de quadros, precisamente.
"Scale" (Escala)
O atalho S, utiliza o “ponto” base para escala como o quadro corrente. Configurando o quadro você pode selecionar se o final, o início, ou um ponto no mio da Faixa deverá manter a sua posição inalterada.