From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Mode: Todos os modos

Hotkey: I

Menu: Object -> Insert Keyframe

Insert Key Menu

O método mais simples para criar uma IPO para um objeto é com o comando "Insert Key" (I) na 3DWindow, com um objeto selecionado. Um menu pop-up fornece uma variedade de opções (menu Insert Key). Selecionando uma opção (ex. Loc) salva a posição atual em X/Y/Z e tudo acontece automaticamente:

  • Se não houver um bloco IPO, um novo é criado e ligado ao objeto.
  • Se não houver curvas IPO nos canais LocX, LocY e LocZ, elas são criadas.
  • Vértices são então adicionados às curvas IPO com o valores exatos da localização do objeto.


Exemplo

Coloque sua cena no quadro 1. Adicione um objeto mesh à sua cena no Blender. O objeto é adicionado na posição do 3D Cursor e em modo de edição. Pressione ⇆ Tab para sair do modo de edição, e I para inserir um quadro-chave. Na janela pop-up Insert Key, selecione Loc. Na sua janela Ipo, agora você vê, para o modo objeto (Object Mode), que os canais LocX, LocY e LocZ fora preenchidos e selecionados. Agora há uma curva (sem curvatura) com pontos de controle no quadro 1. O valor Y desses pontos define a localização (valor) naquele canal naquele ponto no tempo.

Vá 30 quadros adiante (3 x ) e mova o objeto para algum outro lugar na cena. Novamente use I. Agora podemos teclar imediatamente ↵ Enter, uma vez que o Blender se lembra da nossa última escolha (Loc) e vai selecioná-la. A nova posição é inserida nas curvas IPO no quadro 30.

Podemos ver a animação retrocedendo através dos frames (). O objeto se move entre as duas posições. Dessa forma, você pode criar a animação navegando pelos quadros, posição a posição. Note que a localização do objeto é diretamente ligada às curvas. Quando você muda os quadros, as IPOs são automaticamente recalculadas e re-aplicadas. Você pode mover livremente o objeto dentro do mesmo quadro, mas logo que você muda de quadro, o objeto 'salta' para a posição determinada pela IPO.

A rotação e escala dos objetos são totalmente livres neste exemplo. Elas podem ser mudadas ou animadas com o comando Insert key selecionando no menu I as outras opções como Rotation, Size ou uma combinação deles.

Gravando IPOs

O Blender possui uma engine de simulação de Física embutida ("Bullet") que lhe permite definir os objetos como tendo uma massa, sendo sólidos, tendo velocidade e momento angular. Uma vez que você ajustou isso, você pode usar o menu "Game->Record Game Physics to IPOs" para ligar a gravação. Agora, quando você pressiona P para reproduzir, a localização e rotação atuais do objeto selecionado serão gravados para cada quadro da animação.

Use essa ferramenta para gravar interações complexas entre mútiplos objetos animados. Para mais informação sobre o uso da Blender Game Engine, d~e uma olhada no wiki book próprio no índice do manual.

Ligando IPOs

Uma Ipo é (no Blender) um bloco de dados, ao mesmo tempo em que é um objeto separado. Você faz ela atuar sobre um objeto ligando-o a esse objeto. Você pode equilibrar isso usando o TimeOffset nas definições de animação (Anim) para o objeto.