From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

O Editor de Ações

O Editor de Ações provê os controles sobre os conjuntos de "Keyframes" (Chaves de Quadro) para os ossos em uma Armadura, e também para as "Shape Keys" (Chaves de Formato).

"Chaves de Quadro Longas" (Long Keyframes)

Quando estamos animando, muitas vezes é útil ser capaz de visualmente ver aonde 'pausas' estão entre as "Keyframes" (Chaves de Quadro). Chaves de quadro Longas Fazem isso, ligando duas chaves de quadro longas no mesmo canal juntamente. Chaves de Quadro Longa somente são desenhadas quando as duas "Keyframes" (Chaves de Quadro) possuem os mesmos valores exatamente. Isso teria de acontecer para cada curva Ipo representada pelas "Keyframes" (Chaves de Quadro) mostradas para uma longa "Keyframe" (Chave de Quadro) para ser desenhada.

Existem agora dois novos temas de cores para o "Action Editor" (Editor de Ações). Elas são para as cores selecionadas e não selecionadas das "Long Keygframes" (Chaves de Quadro Longas) (que tem o seu padrão correntemente ajustado para ser o mesmo que as cores de seleção de faixas NLA).

"Long Keyframes" (Chaves de Quadro Longas)

Deslizadores de "Shape Key" (Chaves de Formato)

Devido a algumas limpezas internas de código, agora é possível salvar o status de visibilidade dos deslizadores de "Shape Keys" (Chaves de Formato). Também, não existem mais problemas com o fato de ter múltiplas Janelas de "Action Editor" (Editor de Ação) abertas, e todas as ações de "Shape Key" (Chaves de Quadro) sendo mostradas.


Janela de Ação

Uma Ação é feita de um ou mais canais de Ação. Cada Canal corresponde a um dos ossos dentro da Armadura, e cada canal tem um IPO de Ação associado a ele. A Janela de Ação provê uma maneira de visualizar e editar todas as IPOs associadas com a Ação em conjunto.

Ferramentas de Seleção

As ferramentas de Seleção dentro do Editor de Ação sempre foram limitadas a somente algumas básicas. Nesta versãod e Lançamento do Blender (2.43), muitas novas opções foram adicionadas.

"Invert Keys" (Inverter as Chaves)
Seleciona as "Keyframes" (Chaves de Quadro) que não estavam selecionadas, e de-seleciona as "Keyframes" (Chaves de Quadro) que estavam selecionadas.
"Column Select" (Seleção de Coluna)"On Selected Keys" (Nas Chaves Selecionadas)
Seleciona todas as "Keyframes" (Chaves de Quadro) que ocorrem no mesmo quadro que as "Keyframes" (Chaves de Quadro) selecionadas. Utilize o atalho K.
"Column Select" (Seleção de Coluna)"On Selected Markers" (Nos marcadores Selecionados)
Seleciona todas as "Keyframes" (Chaves de Quadro) que ocorrem no mesmo quadro que os marcadores selecionados. Utilize o atalho ⇧ ShiftK.
"Column Select" (Seleção de Coluna)"Between Selected Markers" (Entre os Marcadores Selecionados)
Seleciona todas as "Keyframes" (Chaves de Quadro) que ocorrem entre e no primeiro e último dos marcadores selecionados. Utilize o atalho CtrlK.


Ferramentas de Espelhamento

Bem como no Editor de Curvas IPO, agora é possível 'espelhar' "Keyframes" (Chaves de Quadro) sobre uma linha. Isto faz com que seja mais fácil reverter uma Ação. Quatro Opções estão correntemente disponíveis, utilizando as opções presentes dentro de "Mirror Over" (Espelhar Sobre):

Mirror Over → "Vertical Axis" (Eixo Vertical)
Espelha as "Keyframes" (Chaves de Quadro) selecionadas utilizando o quadro ==0 como a linha de espelhamento.
Mirror Over → "Current Frame" (Quadro Corrente)
Espelha as "Keyframes" (Chaves de Quadro) selecionadas utilizando o quadro corrente como a linha de espelhamento.
Mirror Over → "Horizontal Axis" (Eixo Horizontal)
Espelha as "Keyframes" (Chaves de Quadro) selecionadas utilizando o valor == 0 como a linha de espelhamento.
Mirror Over → "Selected Marker" (Marcador Selecionado)
Espelha as "Keyframes" (Chaves de Quadro) selecionadas utilizando o quadro do primeiro marcador selecionado (cronologicamente), como a linha de espelhamento.

O atalho para a ferramenta de espelhamento é ⇧ ShiftM.

Ferramentas de Atração (Snap Tools)

A Utilização de Shift-S para a atração do Cursor

Até onde sabíamos, as ferramentas de "snap" (Atrair) eram restritas a "Snap to Nearest Frame" (Atrair para o Quadro mais Próximo) e somente para os canais de Ação. Obviamente, isto era muito limitado. Agora, você também pode atrair "Keyframes" (Chaves de Quadro) para o quadro corrente. As Opções são:

  • Atrair para "Nearest Frame" (Quadro mais Próximo)
  • Atrair para "Current Frame" (Quadro Corrente)
  • Atrair para "Nearest Marker" (Marcador Mais Pŕoximo)

O atalho para as ferramentas de Atração é ⇧ ShiftS

Também vale a pena mencionar, que estas ferramentas de atração agora funcionam corretamente com ações escaladas dentro do Editor NLA. Previamente, poderiam haver resultados imprevisíveis caso não houvesse uma correção aplicada pelo usuário.

Função de "Auto Snapping" (Atração Automática) Durante as Transformações

Muitas pessoas requisitaram esta funcionalidade como opção, por que isso reduz o cansaço de operação com realção aos dedos. Existe uma nova caixa de seleção no cabeçalho do Editor de Ação, que configura o modo de "Auto Snapping" (Atração Automática) para as transformações. Por padrão, o "Auto Snapping" (Atração Automática) está desligado inicialmente.

Existem 3 modos de "Auto Snapping" (Atração Automática):

  • "Off" (Desligado) – executa as transformações da maneira normal.
  • "Frame Step" (Passos de Quadros) – Faz uma "Step Grid" (Grade de Passos) para as transformações (mas pode possuir erros em Ações que foram escaladas, pelo fato delas agarrarem a frames integrais)
  • "Nearest Frame" (Quadro mais Próximo) – O verdadeiro "Snap-To-Frame" (Agarrar aos Quadros) (pois leva em conta a escala do Editor NLA)

Isso se traduz aos seguintes atalhos quando estiver executando as transformações:

  • "Off" (Desligado) – Nenhuma tecla pressionada/mantida.
  • "Frame Step" (Passos de Quadros) – Atalho Ctrl .
  • "Nearest Frame" (Quadro mais Próximo) – Atalho ⇧ Shift (substitui o comportamento anterior da tecla shift que não era muito útil)


'Proteção' de Canais

Os Canais de Ação e os Canais de Restrição podem ser 'protegidos', ou seja, travados. Isso significa que as "Keyframes" (Chaves de Quadro) para este canal não podem ser movidas (por qualquer transformação ou operações que modificam os tempos nos quais as "Keyframes" (Chaves de Quadro) ocorrem, serem duplicados ou destruídos, ou terem os seus tipos de manipuladores alterados.

Isto é útil para proteger partes da animação que já foram finalizadas, enquanto outras partes estão sendo trabalhadas.

Existe um ícone de trava ( representado por um cadeado) ao lado direito dos nomes dos canais , na lista de canais. Este ícone serve a duas finalidades – como um indicador, quando o canal está travado ou não, e também como uma maneira de fazer com que o travamento seja ligado/desligado para o canal em questão.

O travamento dos Canais também possui efeito quando as chaves para as Ações são mostradas dentro do Editor NLA. Contudo, eles atualmente não possuem nenhuma conexão com o Editor de Curvas IPO ou as Curvas IPO, portanto ainda é possível inserir "Keyframes" (Chaves de Quadro) a partir do Editor de Curvas IPO diretamente.


Dicas

Você pode ativar a Janela de Editor de Ação utilizando o atalho ⇧ ShiftF12

A Janela de Ação

Para cada chave configurada dentro de uma dada Ação IPO, um marcador será mostrado no quadro apropriado dentro da Janela do Editor de Ação. Isto é similar ao modo de "Key" (Chaves) dentro da Janela do Editor de Curvas IPO. Para os canais de Ação com IPOs de "Constraint" (Restrição), haverá um ou mais canais de "Constraints" (Restrições) referentes a cada Canal de Ação. Estes canais podem ser selecionados independentemente dos canais que são os seus proprietários.

Janela de Editor de Ação com uma "Constraint" (Restrição)

Um bloco de Chaves de Ação pode ser selecionado ou clicando com o botão direito do Mouse RMB Template-RMB.png neles ou pela utilização de seleção por Bordas, utilizando o atalho B. As Chaves selecionadas são realçadas em amarelo. Uma vez selecionadas, as chaves podem ser movidas pressionando o atalho G (Agarrar) e movendo o Mouse. Mantendo pressionada a tecla Ctrl vai restringir o movimento para intervalos de "Frames" (Quadros) inteiros. Clicando com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png irá finalizar aplicando a nova localização das Chaves, enquanto o pressionamento da tecla Esc irá cancelar a Ação e retornará a edição ao seu estado anterior.

A Utilização da combinação AltRMB Template-RMB.png dentro do espaço de trabalho do Editor de Ação vai selecionar todos os marcadores das "Keyframes" (Chaves de Quadro) neste lado do marcador do Quadro corrente.

Um Bloco de Chaves de Ação também pode ser escalado horizontalmente (efetivamente fazendo com que a Ação fique mais lenta ou mais rápida) pela seleção do número de chaves e pressionamento do atalho S (Escala). Movimentando o Mouse horizontalmente irá escalar o Bloco. Clicando com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png irá finalizar a operação.

Você pode deletar uma ou mais Chaves de Ação selecionadas pelo pressionamento do atalho X quando o cursor do Mouse estiver sobre a área da "Keyframe" (Chave de Quadro) da Janela de Ação.

Um Bloco de Chaves de Ação pode ser duplicado e movido dentro da mesma Ação pela seleção das Chaves desejadas e o pressionamento do atalho ⇧ ShiftD. Isto vai imediatamente entrar no modo de "Grab" (Agarrar) portanto o novo bloco de Chaves poderá ser movido. Subsequentemente, clicando com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png irá finalizar a Ação e posicionar as Chaves em sua localização. O atalho Esc irá sair do Modo de "Grab" (Agarrar), mas não irá remover as duplicatas. (O mesmo caso da Janela de Visualização 3D, quando no modo de Edição de Objetos, mas eu imagino que você já saiba disso, não é ?...) .

Você pode também deletar um ou mais Ações inteiramente ou Canais de "Constraint" (Restrição) (e todas as Chaves associadas) pela seleção dos canais dentro da porção mais a esquerda da Janela de Ação (os canais selecionados irão estar realçados em azul, e os nomes se tornarão brancos). Com o ponteiro do Mouse ainda sobre a porção mais a esquerda da Janela, pressione o botão X e confirme a deleção. Note que a deleção de um Canal de Ação que contém Canais de "Constraint" (Restrição) irá deletar estes canais de "Constraint" (Restrição) também.

Para mais detalhes, veja a página de Referência do Editor de Ação (Action Editor)