From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Animação é fazer com que um objeto se mova ou mude de formato em determinado tempo. Objetos podem ser animados de muitas maneiras. Eles podem ser animados com uma ou mais maneiras simultâneas:

Se Movendo como um Objeto inteiro
Mudando sua posição, orientação ou tamanho em determinado tempo;
Deformando-os
animando seus vértices ou pontos de controle;
Animação de Personagem por Armaduras 
animados pela deformação dos movimentos de ossos dentro da malha, uma interação bem complexa e flexível que faz com que personagens com um determinado formato chapado pareçam andar ou pular.

Neste capítulo vamos cobrir o primeiro caso, mas as informações básicas daads aqui são atualmente vitais para o entendimento dos capítulos seguintes também.

Três métodos são normalmente utilizados em softwares de animação 3D para fazer com que um objeto se mova:

Chaves de quadro ou Keyframes 
Posições completas são salvas por unidades de tempo relacionadas aos quadros de animação (frames). Uma animação é criada interpolando um objeto fluidamente através dos quadros. A vantagem deste método é que ele permite a você trabalhar com unidades claramente visualizadas. O animador pode trabalhar de uma posição para outra e pode alterar posições previamente criadas, ou movê-las no tempo.
Curvas de movimento ou Motion Curves 
Curvas podem ser desenhadas para cada componente XYZ para localização, rotação, e tamanho. Estas formas de gráficos para o movimento, com tempo configurado horizontalmente e movimento configurado verticalmente. A vantagem desse método é que ele te dá controle preciso sobre os resultados do movimento.
Caminho ou Path 
Uma curva é desenhada no espaço 3D, e o objeto é restringido a percorrer seu formato, de acordo com uma função de tempo da posição ao longo da trajetória .

Os primeiros dois sistemas no Blender são completamente integrados em um único, o sistema de (InterPOlação) ou IPO. Fundamentalmente, o sistema IPO consiste de um padrão de curvas de movimento. Um simples pressionar de um botão muda o IPO para um sistema de chaveamento, sem conversão, e sem mudanças para os resultados. O usuário pode trabalhar de qualquer maneira que escolher com as chaves, mudando para curvas de movimento e voltando, de qualquer maneira que produza o melhor resultado ou satisfaça as preferências do usuário. O Sistema IPO também possui implicância relevante nas animações de Caminhos “Path”.

Capítulos

Princípios básicos e Ferramentas
Tipos de Ipo
Criando uma Ipo
Curvas Ipo e Chaves de Quadro (Keyframes)
Timeline
Animação pelo movimento de objetos ao redor
Movendo Objetos por um Caminho
Animação de Objetos pelos Layers
Animação por Deformação Básica
Deformação
Shape Keys
Absolute Shape Keys
Deformação por Lattice

Veja também Hooks – Usa um modificador como uma maneira de alterar o formato de uma malha. É como fisgar com um anzol de peixe a parte da malha e usar esse gancho para puxá-la. Usa os princípios apresentados nas “Shape Keys”.

O BSoD Tutorial de introdução de Animação de Personagens é um bom ponto de partida para aprender a animação de personagens. Mesmo que você nunca tenha utilizado o Blender antes.



Contents