From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Camadas ou Layers

Os Rascunhos com Giz de Cera são organizados em camadas, bem parecidas com aquelas que você encontra no software Gimp ou Photoshop. Estas camadas não estão relacionadas a quaisquer dos sistemas de camadas no Blender, e também não possuem um limite máximo de camadas que podem ser usadas. Como as camadas nas aplicações mencionadas, estas camadas também podem ser renomeadas, travadas, escondidas e deletadas.

A principal finalidade é agrupar um monte de rascunhos que se relacionam juntos de uma maneira significativa (Ex: “Notas de blocagem”, “comentários do diretor nos blocos”, ou “diretrizes”). Por esta razão, todos os riscos em uma camada (não somente aqueles feitos depois de uma mudança particular ) são afetados por estas cores de camada, opacidade, e configurações de espessura de riscos.

Por padrão, a maioria das operações ocorrem somente na camada “ativa”. A Camada ativa pode ser identificada como uma que possui uma cor diferente no painel (na configuração padrão, uma cor laranja-marrom mais clara). Clicando em uma camada, ou mudando qualquer de suas configurações vai fazer com que esta seja a nova camada ativa.

A camada ativa também pode ser identificada pela observação do seu indicador de status (na parte de cima, no canto direito de cada visualização com os dados do Giz de Cera sendo mostrados).

Animação dos Rascunhos

O Giz de cera pode ser usado para fazer testes de caneta básicos (Ex. Animação estilo 2D em um livro sendo folheado rapidamente). Rascunhos são guardados nos quadros em que eles foram desenhados, como um desenho separado (somente na camada que eles existem). Cada desenho é visível até que o próximo desenho para esta camada seja encontrado. A única exceção para isto é o primeiro desenho para uma camada, que também será visível antes do quadros em que foi desenhado.

Portanto, é simples fazer algumas séries de testes de caneta com Rascunhos animados:

  1. Vá ao primeiro quadro (ou frame) relevante. Desenhe.
  2. Pule até a próximo quadro relevante. Desenhe um pouco mais.
  3. Vá repetindo o processo, e desenhando até que esteja satisfeito. Voila! Rascunhos animados.


Onion Skinning/Ghosting ou Fantasma Comparativo para Cena

Onion-skinning (Também conhecido como ghosting), é uma ferramenta útil para animadores, pois os quadros vizinhos são desenhados levemente pelo Blender. Isto permite aos animadores fazer julgamentos sobre movimentos, pela comparação de movimentos de diferentes quadros.

Notas de Uso:

  • Onion-skinning é habilitado por camada clicando no botão Onion Skin.
  • Os controles do Campo GStep controlam quantos quadros serão desenhados. Quando GStep é 0, somente o desenho em um dos lados do quadro corrente vai estar visível. De outra maneira, este campo especifica o número máximo de quadros em cada lado do quadro corrente, que vai resultar em um desenho das vizinhanças.


Ajustando o Tempo dos Rascunhos

É possível configurar um Bloco de Giz de Cera para ser carregado no Action Editor para edição dos tempos dos desenhos. Isto é especialmente útil para animadores montando shots ou flashes de uma animação, aonde a habilidade de reconfigurar poses em bloco e fazer o tempo novamente dessas poses é a finalidade principal do exercício completo.

  1. Dentro de uma Janela Action Editor , mude o modo seletor (encontrado ao lado dos menus ) para Grease Pencil ( por padrão, ele deve estar configurado para Action Editor).
  2. Neste ponto, o Action Editor deve agora mostrar uns poucos “canais” com algumas “keyframes” neles. Estes “canais” são as camadas, e as “keyframes”, são os quadros nos quais a camada possui um rascunho definido. Eles podem ser manipulados como qualquer outro dado da Janela de Action Editor pode ser.

Todos os blocos disponíveis para o Giz de Cera para o layout da tela corrente vão ser mostrados. Os blocos de dados da Área/Giz de Cera são desenhados em canais verdes, e são nomeados com a informação relevante das visualizações. Eles também são rotulados com o Índice de Área ( que correntemente não é mostrado em mais nenhum local ).

Copiando Rascunhos

É possível copiar rascunhos de camadas/camadas para outras camadas no Action Editor, usando os botões de “Copy”/“Paste” no cabeçalho. Isto funciona similarmente as ferramentas de copiar/colar para os Quadros Chave ou Keyframes no Action Editor.

Rascunhos também podem ser copiados de uma tela (ou visualização) para outro usando estas ferramentas. É importante manter em mente que as keyframes somente serão coladas dentro das camadas selecionadas, então camadas vão precisar ser criadas para as áreas destinadas também.