From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Preparando

O Painel flutuante vazio de Giz de Cera Grease Pencil.
Agora todas as opções estão visíveis.
  1. O primeiro passo quando estiver usando o Giz de Cera é habilitar a amostragem dos dos desenhos para a visualização relevante. Para fazer isso, localize a entrada Grease Pencil... no painel flutuante do menu View; clique no alternador Use Grease Pencil, no painel flutuante Grease Pencil que aparecerá.
  2. Nesse ponto, clique em Add New Layer para adicionar uma nova camada para desenhar dentro dela. Este passo não é necessário quendo você está iniciando um novo desenho (será por que uma nova camada será automaticamente criado para você), a menos que você queira personalizar o tamanho do traço da linha, cor, e opacidade, antes de desenhar. Contudo, se você quer desenhar em uma nova camada uma vez que outras já existam, é necessário clicar no botão.

O Giz de cera está disponível para os seguintes tipos de janela: 3D View, Node Editor, UV/Image Editor, e Video Sequence Editor.

Aviso
Por favor, note que os dados do Giz de cera correntemente são únicos para a tela em particular na qual foram criados, o que significa que se você remover essa visualização, você removerá os dados de seu Giz de Cera.


Desenhando

Uso Rápido (Somente para alguns riscos)

  • Para desenhar um risco: Enquanto estiver pressionando⇧ ShiftLMB Template-LMB.png, inicie o arrasto do mouse para desenhar um novo risco. O risco vai finalizar quando você soltar o botão do mouse.
  • Para apagar risco(s): Enquanto estiver pressionando o botão do mouse AltRMB Template-RMB.png, inicie o arrasto do mouse para apagar segmentos de riscos que caírem dentro do raio do “Pincel” de apagar.
Nota para usuários GNU/Linux
Dentro de alguns gerenciadores de Janela (como o Metacity, o padrão primário do Gnome), a tecla Alt é por padrão usada para mover /mostrar o “Menu” da Janela Principal. O que significa que você não vai ser capaz de apagar riscos com o arrasto de AltRMB Template-RMB.png. Você possui duas soluções: OU habilitar o Draw Mode (veja abaixo), ou modificar suas configurações do Gnome (Ex. Pela utilização da tecla “Supper”/“Windows” ao invés de Alt, em geral, em alguma coisa parecida com o menu que aparece para System → Preferences → Windows ).


Uso Facilitado (para desenhar rascunhos mais complexos)

  1. Habilite o alternador Draw Mode na parte direita de cima, no canto do painel de Grease Pencil.
  2. Bem como em Uso rápido para desenhar alguns riscos, use os mesmos botões do mouse para desenhar e apagar, mas sem a necessidade de usar teclas modificadoras também (Ex: LMB Template-LMB.png para desenhar, RMB Template-RMB.png para apagar).


Truques especiais em “Modo de Desenho”

  • Para desenhar uma linha reta: Mantenha pressionado Ctrl enquanto arrasta com o LMB Template-LMB.png para desenhar uma linha reta. Mesmo assim uma linha mais grossa vai aparecer na tela, mas somente os pontos finais desse risco serão usados para o risco final que ficará guardado. Issto é muito útil para usos arquitetônicos.
  • Desenhar um ponto: Simplesmente clique em um local. Isso é mencionado aqui por que não está disponível quando o Draw Mode não está habilitado.


Para usuários de Tablet (Ou mesa de Desenho)

  • A espessura do risco em um ponto particular é afetado pela pressão utilizada quando estiver desenhando esta parte do risco.
  • A ponta “apagadora” da caneta da tablet ou stylus pode ser usada para apagar riscos também.


Sensibilidade quando estiver Desenhando

As configurações padrão para a sensibilidade dos movimentos do mouse/stylus quando estiver desenhando, oram acertadas de uma maneira que não deve haver muito ruído, enquanto ainda permite detalhes finos de serem feitos. Contudo, algumas vezes essas configurações podem não ser apropriadas, neste caso, os padrões podems er encontrados na janela de User Preferences, no painel de Edit Methods .

  • Manhatten Distance: O número mínimo de pixels que o mouse deve ser movido horizontalmente e verticalmente antes de ser iniciada a captura dos movimentos. Abaixar este valor pode trabalhar melhor com linhas curvilíneas.
  • Euclidean Distance: A distância mínima que o mouse já foi movido antes de um movimento ser gravado. Imagine isto como um espaço de comprimento imaginário entre a última posição gravada e o cursor do mouse.
  • Eraser Radius: Isto é auto-explicativo. É simplesmente o tamanho do “pincel” apagador, então mudando isto vai afetar como os riscos próximos serão cobertos dentro do pincel de apagamento e então apagados.
  • Smooth Stroke: Isto transforma o passo de pós processamento do risco para remover ruídos. É somente relevante quando não estiver desenhando linhas finas. Por padrão é desligado, por que isso pode causar o “encurtamento” de desenhos, o que algumas vezes não é desejável.


Notas Adicionais

  • Quando o Draw Mode está habilitado, muitos dos outros eventos que estão atrelados ao mouse com LMB Template-LMB.png e RMB Template-RMB.png são bloqueados.
  • Se você trocou os botões do mouse (em User Preferences janela → View & Controls painel → Select with: bloco de botões), isto não tem efeito no mapeamento dos botões para as operações de desenhar/apagar. Contudo, popde ser tornar difícil para selecionar usando ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png nessa situação, caso qual o ícone pequeno de “Cadeado” fechado, ao lado do botão de Draw Mode deve estar habilitado para evitar problemas (que simplesmente desabilitam o ato de desenho de ocorrer com ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png).



Desenhando Planos

Rascunhos são relevantes somente para a visualização/ângulo de visualização (referidos aqui como os “planos de desenho”) no qual eles foram desenhados. Existem muitas opções diferentes para como riscos individuais (determinados pelas configurações em uso quando o risco foi criado) vão ser mostrados.

  • tela-Alinhada: Este é o plano padrão de desenho para a janela de Visualização 3D, e é também o plano de visualização que é usado por outros editores quando Stick to View é desabilitado. Todos os novos riscos que forem desenhados neste modo vão aparecer “batidos” ou “parados” na superfície da tela (bem parecido com marcas em um monitor), e portanto vão permanecer não afetados pelos atos de ampliação/translação/rotação da visualização
  • Visão Alinhada (padrão para todas as visualizações 2D): Novos riscos são afetados pela manipulação da visualização. Isto pode ser ligado/desligado usando a opção Stick to View .
  • Desenhando no espaço 3D (somente disponível na Janela de Visualização 3D): Quando Sketch in 3D está habilitado, novos riscos são desenhados no espaço 3D, com a posição dos seus pontos sendo determinada pela posição do cursor 3D e e rotação da visualização nesse período.