From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Camadas ou Layers

Mode: Modo Objeto

Panel: Object → Draw

Hotkey: M

Menu: Object → Move to Layer...

Descrição

As cenas 3D transformam-se em trabalhos freqüentemente complexos conforme o crescimento. Para deixar isto sob controle, os objetos podem ser agrupados em "Camadas", de modo que somente as camadas selecionadas sejam exibidas a qualquer hora, as camadas 3D diferem das camadas de gráficos de aplicações 2D. Não há nenhuma influência entre a ordem das camadas (exceção de algumas funções especiais), que na realidade são utilizadas unicamente para uma melhor visão de modelagem.

Ao Renderizar, o Blender renderiza somente as camadas selecionadas. Caso todas as luzes estiverem em outras camadas que não estejam selecionadas no momento da Renderização, você não verá nada no seu render, com exceção dos objetos iluminados pela luz ambiente.

Opções

Layers de visualização

O Blender fornece 20 camadas, você pode escolher quais devem ser exibidas pelos pequenos botões do cabeçalho (A Janela de Visualização 3D e suas Camadas). Para selecionar somente uma camada, clique no botão apropriado com LMB Template-LMB.png, e para selecionar múltiplas camadas, pressione ⇧ Shift selecione as camadas.

A Janela de Visualização 3D e suas Camadas.

Para selecionar as camadas através do teclado, pressione 1 a 0 (na área principal do teclado), para as camadas 1 a 10 (na fileira superior das teclas), e Alt1 a Alt0 para as camadas 11 a 20 (na fileira inferior). Use a tecla ⇧ Shift para selecionar múltiplas camadas. Por padrão, a tecla de trava a direita das camadas já esta ativada, isto significa que as mudanças nas camadas das visões afetam toda a visão da Janela de Visualização 3D Para selecionar somente determinadas camadas em uma janela, desative esta trava primeiramente.

Movendo Objetos entre as camadas

Camada Selecionada

Para mover objetos selecionados para uma camada diferente, pressione M, selecione as camadas que você deseja na janela pop-up que é exibida, em seguida clique em Ok. Os Objetos podem estar em uma camada de cada vez, para que os objetos estejam em mais de uma camada, pressione ⇧ Shift e clique em OK.


Painel Objeto selecionado

Uma outra maneira de mudar entre as camadas é selecionar o painel Objeto (Object). Este pode ser acessado pela tecla F7 ou clicando pelo painel.

Camadas do painel Objeto

Você verá então os botões de camadas no painel. A seleção entre as camadas funciona da mesma forma que no header da janela 3D.

Animando através de Camadas

As "Camadas" de um objeto podem ser usadas para animação através dessas camadas para, por exemplo, fazer os objetos desaparecer e aparecer em uma cena.

Exemplo de uso das Camadas

Como uma sugestão, use a fileira superior de camadas para coisas importantes (reais), e a fileira inferior para aqueles que você não se usa ou não se muda freqüentemente, ou para alternativas da fileira superior. Em um jogo encenado que envolve principalmente dois personagens, então, você pôde ter, cada um entre as camadas:

1. Ator principal
2. Ator coadjuvante
3. Grupo suportando (atores do fundo)
6. Cenário principal
7. Backdrops e painéis principais
8. Suportes principais do cenário (tabelas, cadeiras)
9. Suportes pequenos, enchimentos, decorações, caça com armadilhas
10. Câmeras, luzes
11. Armature do ator principal
12. Armature do ator coadjuvante
13: Armatures de grupo
14: Roupa Alternativa
15: Malhas em trabalho, ou "WIP" (Work in Progress), diferentes das do cenário principal
16. Dimensões
17. Backdrops (fundos) diferentes que talvez devemos usar outros
18. Suportes grandes que se obstruem talvez acima da cena
19. Suportes WIP
20. Luzes adicionais

Script para nomear camadas

Layer Manager script
Há também um Script disponível que permite que você dê nomes às camadas.. Link: Script para nomear camadas