From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Adicionando uma nova Câmera

Mode: Modo Objeto (Object Mode).

Hotkey: ⇧ ShiftA para adicionar uma nova, F9 para mudar configurações.

Menu: Add → Camera

No Modo Objeto, simplesmente pressione Space, e no menu pop-up, escolha: Add-->Camera. As novas câmeras são direcionadas na paralela na visão perspectiva atual.

Mudando a Câmera ativa

Mode: Modo Objeto (Object MOde)

Hotkey: Ctrl0 NumPad

Câmera Ativa.

A câmera ativa é a atual câmera usada para renderizar. Selecione a câmera que você deseja que fique ativa e pressione Ctrl0 NumPad (com isso, você também mudara a visão para visão da câmera). A fim de renderizar, cada cena deve ter uma câmera.

A Câmera ativa é esta com o triângulo em cima preenchido, como mostra na imagem ao lado (a câmera da esquerda).

A Câmera ativa para renderizar finalidades ative o botão "Lock Layers and Used Camera to Scene" (botão de cadeado ao lado dos botões de camadas) para cada ponto de visão 3D. Qualquer câmera que for designada ativa em uma perspectiva 3D, transforma-se na câmera render. Se todas as visões 3D estiverem destravadas, apenas a câmera da visão previamente fechada será a câmera render.

Movendo a Câmera ativa na visão

Mode: Modo Objeto

Hotkey: Alt Ctrl 0 NumPad

Mova a câmera selecionada na visão atual. Selecione uma câmera e mova-o ao redor da visão 3D, para uma posição e direção desejada para sua câmera. Agora pressione AltCtrl0 NumPad e sua câmera selecionada irá se posicionar em seus pontos da visão da câmera.

Configurações da Câmera

Painel da Câmera
Câmera
Visão da Câmera

As câmeras são invisíveis em uma cena; numca são renderizadas, assim elas não têm nenhuma configurações de material ou de textura. Entretanto, é um objeto e é possível editar suas configurações pelos painéis disponíveis que são exibidos quando uma câmera ativa é selecionada.

  • Lens - representa a lente por milímetro. se Ortography (Orotográfico) é selecionado, este muda para variável de escala.
  • DoFDist - é a distância do ponto do foco. É exibido como uma cruz amarela na linha da visão da câmera. Os Limits devem ser permitido de exibir a cruz. É usado em combinação com Defocus Node.
  • Orthographic - este renderiza a cena como no modo Ortográfico. Veja Usando a visão 3D para uma descrição mais detalhada sobre o modo Ortográfico (ortogonal).
  • Clipping Start/End - configure os limites de clipping. Somente os objetos dentro do limite serão renderizados. Se os limites forem permitidos, o clipping estará visto como dois pontos amarelos na linha da câmera de visão. C no retrato da câmera. O primeiro está na origem da câmera. Um C na imagem da câmera. O Primeiro esta na origem da câmera.
  • Shift X/Y - desloque a visão perspectiva 3D da câmera.
  • Limits - esibe os limites como ativado (on) e desativado (off).
  • Mist - exibe os limites de névoa como on e off. Os limites são mostrados como dois pontos brancos na linha da visão da câmera. A e B na imagem da câmera. Os limites de névoa são configurados no painel World (F8).
  • Name - exibe o nome em on e off. Um D na imagem da visão da câmera.
  • Title Safe - quando o Title Safe é ativado um frame pontilhado extra é exibido dentro da visão perspectiva da câmera. Mostrado ao lado como E.
  • Passepartout Alpha - este modo escurece a fora da visão da câmera, você pode controlar a transparência com esta opção.
  • Size - o tamanho da câmera na visão 3D. Este não afeta a saída da câmera, ele é útil para focar algum objeto na visão perspectiva. (O objeto câmera pode também ser escalado usando a tecla S de transformação).

Navegando com a Câmera

Para controlar a câmera mude para visão da câmera ( 0 NumPad ).

Apontando a Câmera

Pressione ⇧ ShiftF para entrar no "Modo Câmera Mosca (Camera Fly Mode)", em seguida mova o mouse ao redor da visão para apontar a câmera, use LMB Template-LMB.png para configurar uma nova orientação, RMB Template-RMB.png ou Esc para cancelar.

Rolando

Para rolar a câmera, a câmera deve estar selecionada (clique RMB Template-RMB.png nas bordas retangulares contínuas para seleciona-lo), em seguida pressione R para entrar no modo padrão de rotação do objeto, por padrão a câmera será girada na linha central local de Z.

Movendo a Câmera

Para mover a câmera, pressione G (clique LMB Template-LMB.png para confirmar, ou RMB Template-RMB.png para cancelar).