From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.


Projeção Perspectiva e Ortográfica

Modo: Todos os Modos

Atalho: 5 NumPad

Menu: View → Perspective/Orthographic

Descrição

Cada 3D View ou Janela de Visualização 3D do Blender suporta dois tipos diferentes de projeção do Objetos, como mostrado na imagem abaixo.

Projeção Ortográfica (esquerda) e Perspectiva (direita)

Nosso olho é usado para a visão em "Perspective" (Perspectiva) porque os objetos distantes parecem estar menores. A projeção Ortográfica é pode parecer um pouco estranha no inicio, porque os objetos permanecem no mesmo tamanho independente de sua distância. É como observar uma cena a partir de algum ponto distante no infinito. Não obstante, a visão do tipo "Orthographic" (Ortográfica) é muito útil ( E é o padrão do Blender como na maioria das aplicações 3D), porque provê uma Visualização Inicial ou Insight mais "Técnico" da cena, fazendo com que seja mais fácil desenhar e julgar as proporções dos Objetos.

Opções

Para mudar de projeção na Janela de Visualização 3D do Blender, Vá até o Menu de Cabeçalho da Janela de Visualização 3D e através do Menu, escolha View >> Ortographic, ou na entrada de menu View >> Perspective. Ou use a tecla de atalho do seu teclado numérico 5 NumPad para mudar entre os Modos de Projeção.

Projeção da Câmera
Mudar o tipo de projeção na Janela de Visualização 3D não afeta como a cena é renderizada. A Renderização, por padrão, é feita com a Câmera configurada para Perspectiva. Caso você queira fazer uma renderização do tipo Ortográfica, Selecione a Câmera e pressione a opção Ortho ou Orthográphic dentro do Painel para Câmera dentro dos Botões de Edição (F9).


Na entrada do menu View >> Câmera ajusta a câmera na sua visão (tecla de atalho: 0 NumPad). A cena é então exibida para ser renderizada mais tarde. (veja Demonstração de uma visão da Câmera). A Imagem será renderizada em tudo que estiver focado na linha pontilhada da Câmera. É possível dar um Zoom nessa visão, mas para mudar de visão, você terá que mover ou girar a Câmera.

Demonstração de uma visão da Câmera.


Detalhes Técnicos

Definições para Perspectiva

Uma visão em perspectiva é geometricamente construída desta maneira: você tem uma cena em 3D e é um observador colocado no ponto O. A cena perspectiva em 2D é construída colocando um plano, onde a cena 2D é indicada na frente do ponto O. Uma perpendicular na direção da visão. Isso para cada ponto, na cena 3D uma linha é indicada, passando de O e de P. O ponto S de intersecção entre essas linha e o plano é uma projeção perspectiva do ponto. Projetando todos os pontos P da cena você iniciar uma visão perspectiva.

Definições para "Orthographic" (Ortográfico)

Em uma projeção Ortogonal, também chamada de "Ortográfica", você tem uma direção de visão, mas não um ponto O da visão. A linha então é indicada através do ponto P de modo que esteja paralela na direção da visão. As intersecções S entre a linha e o plano são as Projeção Ortogonal. E projetando todo o ponto P você inicia uma visão Ortogonal.

Tipo de Visualização

Modo: Todos os Modos

Atalho: Z / ⇧ ShiftZ / AltZ / D

Descrição

Dependendo da velocidade do seu computador, e a complexidade de sua cena, e o tipo de trabalho que você esta fazendo atualmente, você pode mudar entre diversos modos indicados:

Os Modos de desenho da Visão em Perspectiva na Janela de Visualização 3D.
"Textured" (Texturizado) (AltZ)
Os Objetos são exibidos como Modelos Texturizados a partir de uma Textura de Imagem UV com luzes OpenGL. As texturas Procedurais não são mostradas.
"Shaded" (Sombreado) (⇧ ShiftZ).
São exibidas todas as Texturas e luzes em cada Vértice, e elas mesclam-se entre si nas próximas Texturas. É muito menos exato do que a utilização da BGE ou Máquina de Jogos do Blender para checar rapidamente as Texturas. Note que caso você não tenha Luzes em sua Cena, tudo permanecerá escuro/preto.
"Solid" (Sólido) Z ou AltZ
As superfícies são exibidas como cores sólidas, com luz interna de OpenGL.
Wireframe Z ou ⇧ ShiftZ.
Os objetos são somente exibidos por suas linhas. Este é um modo exibido por padrão.
Bounding Box
Os objetos não são exibidos como um todo, este modo mostra sometne as caixas retangulares que correspondem ao tamanho e á forma de cada objeto.

Você pode também clicar no menu contextual, pressionando o botão D em todos os modos.

Visão Local

Modo: Todos os Modos

Atalho: / NumPad

Menu: View → Local View

Descrição

Na visão local, somente os objetos selecionados serão indicados, para uma edição mais fácil em cenas complexas. Para utilizar a visão local, primeiramente selecione os objetos que você quer, e use então na entrada de menu View>>Local View, e para a visão Global use View>>Global View. Use a tecla de atalho / NumPad para alternar entre Global ou Local.

Selecionando uma Região (clipping)

Modo: Todos os Modos

Atalho: AltB

Menu: View → Set Clipping Border

Descrição

Para ajudar no trabalho de modelos e cenas complexas, você pode mudar para uma visão que visualmente isola o que você esta trabalhando.

Usando esta ferramenta você poderá selecionar uma certa região e isolar o resto.

Exemplos

Region/Clipping de uma região.

Na imagem ao lado temos um exemplo da ferramenta clipping usado em um cubo. Inicie ativando a ferramenta com AltB. Com isso irá gerar um cursor pontilhado. Clique com LMB Template-LMB.png e arraste para uma região retangular e em seguida solte. Observe que parte do cubo foi isolado, enquanto somente a parte que você selecionou está visível.

Para voltar ao normal, use novamente AltB.