From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Navegando no Espaço 3D

Mode: Todos os Modos

Descrição

No Blender é possível trabalhar em um espaço tridimensional, mas nossas telas de monitor são somente bidimensionais. Trabalhando em três dimensões, você deve mudar sua visão perspectiva (ViewPort) em um bom sentido na visão da cena. Isso é possível em todas as visões perspectivas. Quando nós descrevemos sobre a janela de visão 3D, a maioria das outras janelas usam uma série equivalente de funções. Por exemplo, é possível traduzir ou dar um Zoom na janela de botões dos painéis.

Rotacionando a Visão

Mode: Todos os Modos

Hotkey: MMB Template-MMB.png / 2 NumPad / 4 NumPad / 6 NumPad / 8 NumPad

Menu: View → View Navigation

Descrição

O Blender oferece três sentido de visão padrão: Lateral (Side), Frontal (Front), em Superior (Top). O Blender usa um sistema coordenado "Cartesiano" direito-angular com linha central Z, que aponta para cima, "Lateral", corresponde a linha central X, na direção negativa, "Parte Traseira" na linha central Y, e "Superior", na linha central Z.

Opções

Menu da visão perspectiva 3D.

Você pode selecionar uma direção de visão perspectiva 3D no menu, ou usnado as teclas de atalho, 3 NumPad para lateral, 1 NumPad para parte traseira, e 7 NumPad para visão superior (Topo).

Teclas de Atalho
Lembrando que as teclas de atalho afetam na janela que tem o foco, sendo assim certifique-se de que o cursor do mouse esteja na área em que você quer trabalhar antes de usar as teclas de atalho.


Destas três direções padrão, a visão pode ser girada em qualquer ângulo que você desejar. Clique e arraste com MMB Template-MMB.png na área da visão perspectiva. Se você iniciar no meio da janela e mover para cima ou para baixo, para esquerda ou para direita, a visão será rotacionada em torno do meio da janela. Alternativamente, você pode pressionar Alt e manter pressionado enquanto arrasta a visão com LMB Template-LMB.png.

TrackBall/Turntable

Por padrão, quando você gira a visão como descrito em Rotacionado a Visão, você está girando sua cena como se estivesse rolando sua mão através de um "TrackBall". Para alguns usuário isto é intuitivo, para outros já não é. Se você sentir que está tendo dificuldades com este estilo de rotacionar a janela 3D, você pode usar o estilo "Turntable".

O Estilo de "Turntable" (Plataforma Giratória), é mas usado para ter uma rotação mais precisa, ou seja, mais livremente conforme as coordenadas do mouse. Normalmente você pode usar ambos os estilos dependendo do tipo de trabalho sendo realizado.

Direção da Visão.

Para mudar para algum estilo de rotação, siga para janela de informações, lembrando que é preciso arrastar para baixo o header do menu principal. Clique sobre o boão "View & Control" para revelar uma página onde se encontra configurações da visão e de controle. Você verá uma área "View Rotation" onde poderá escolher uma das funções "TrackBall" e "TurnTable".

Movimentando a visão

Mode: All Modes

Hotkey: ⇧ Shift + MMB Template-MMB.png / ⇧ Shift + 2 NumPad / ⇧ Shift4 NumPad / Shift + numlock 6 / ⇧ Shift8 NumPad / ⇧ ShiftAltLMB Template-LMB.png

Menu: View → View Navigation

Descrição

Para movimentar a visão, use ⇧ Shift e arraste com MMB Template-MMB.png na visão 3D. Para fazer em etapas discretas, use as teclas de atalho: Ctrl8 NumPad, Ctrl2 NumPad, Ctrl4 NumPad para girar. Para aqueles que não tem um botão do meio do mouse pode usar ⇧ ShiftAlt e arrastar com LMB Template-LMB.png.

Dando um Zoom na visão

Mode: Todos os Modos

Hotkey: CtrlMMB Template-MMB.png / Wheel Template-MW.png / + NumPad / - NumPad / CtrlAltLMB Template-LMB.png

Menu: View → View Navigation

Descrição

Você pode dar um Zoom na visão com Ctrl e arrastar com MMB Template-MMB.png. As teclas de atalho são + NumPad e - NumPad. O sub-menu Vew Navigation, exibe funções diversas para visão 3D.

Se você tiver um mouse com roda, você pode executar todas as ações que faria com + NumPad e - NumPad, bastar girar com {KK|MW}}. Caso uma janela de botões tenha muito painéis, você pode usar a roda do mouse para movimentar o painel para esquerda e direita horizontalmente. Isto permite que você visualize painéis escondidos, estreitos ou menores. Uma outra alternativa, você pode colocar os botões dos painéis verticalmente. Se você tiver nenhum mouse com roda ou sem botão do meio, você pode simplesmente usar CtrlAltLMB Template-LMB.png.

Se você estiver perdido...
Se você estiver perdido no espaço 3D, que é uma coisa comum, duas teclas de atalho poderão de ajudar: Use ↖ Home para a visão focar em todos os objetos. Ou Pressione . NumPad, com isso a visão irá focar (dar um zoom) no objeto atualmente selecionado.