From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Gestos

Modo: Modo Objeto e Modo de Edição

Atalho: LMB Template-LMB.png

O Blender pode transformar os seus métodos de edição a partir do teclado, mas também pode observar os seus gestos de maneira que os métodos de manuseio também possam ser invocados pelo mouse. A ferramenta é designada para figurar e alternar seu modo com base em gestos. Depois que um gesto é iniciado como mostrado abaixo, libere o botão esquerdo de seu Mouse LMB Template-LMB.png. Mova o mouse sem pressionar nenhuma tecla, clique então novamente com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png quando você estiver satisfeito com o resultado. Para cancelar, clique RMB Template-RMB.png ou Esc, e o Blender cancelará qualquer alteração.

Há três gestos que o Blender reconhece:

  • Escala
  • Translação
  • Rotação

Escala

Exemplo do Gesto de Escala.

Ative o modo de escala a partir de um gesto que parece ser um trajeto dado pela forma V usando LMB Template-LMB.png. Verifique na Imagem: Exemplo do Gesto de Escala. Ela é um exemplo de um V. Não precisa ser exato mas quanto mais próximo, melhor a ferramenta o reconhecerá. Se o V tiver possuir uma definição mais suave, parecendo com uma curva nele, o Blender o reconhecerá muito provavelmente como o gesto do modo de Rotação.

Rotação

Exemplo do Gesto de rotação.

Ative o modo de rotação a partir de um gesto que parece ser uma curva dada pela forma C usando LMB Template-LMB.png. Verifique na Imagem: Exemplo do Gesto de rotação. Ela é um exemplo de uma forma parecida com um C. Não precisa ser exato, mas quanto mais suave ou perfeita a curva, melhor a ferramenta reconhecerá o gesto. Se o C possuir uma definição com um canto mais agudo, muito provavelmente o Blender o reconhecerá como sendo o gesto do modo de escala.

Translação

Exemplo do Gesto de Translação.

Ative o modo de translação a partir de um Gesto que parece ser uma linha usando LMB Template-LMB.png. Verifique na Imagem: Exemplo do Gesto de Translação. Não precisa ser exato, mas quanto mais reta a linha, melhor a ferramenta reconhecerá o gesto. Se a linha for desviada de sua trajetória, o Blender poderá tentar reconhecê-la como um gesto do Modo de Rotação ou de Escala.