From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

A Interface

Se você for iniciante com o Blender, você terá que estudar e se familiarizar com a interface antes de começar a modelagem. O conceito atrás da Interface do Blender é de uma ferramenta de modelagem gráfica, e a grande quantidade de funções é agrupada diferentemente de outros pacotes de software 3D. Os usuários de Windows, particularmente, terão de se acostumar a maneira diferente com que o Blender usa controles, tais como atalhos de teclados e manipulação do mouse.

Esta diferença é uma das grandes forças do Blender. Uma vez que você compreende como trabalhar de maneira certa no Blender, você verá como é fácil trabalhar rapidamente e produtivamente. Algumas características são familiares, como a barra de menu superior “File”, e de “Add… a “Help”. Entretanto, muitas outras características são completamente diferentes, comparando com outros softwares 3D, por exemplo:

  • As janelas do Blender nas versões (2.4x e anteriores) não podem se sobrepor e se esconder, com exceção de um pequeno número de mini-painéis flutuantes transparentes.
  • O Blender usa teclas de atalho para acelerar o trabalho.
  • Sua interface é criada inteiramente em OpenGL e o conteúdo de cada janela pode ser deslocado ou ampliado.
  • Sua tela pode ser organizada exatamente para seu gosto e para cada tarefa específica e esta configuração pode ser renomeada e salva.

Estas diferenças fazem do Blender uma aplicação original, poderosa e muito prática, basta entender e compreender sua interface.

Conceitos para a Interface do Blender

A interface de usuário é o veículo da interação de mão dupla entre o usuário e o programa. O usuário comunica-se com o programa através do teclado e do mouse, e o programa lê e executa os comandos.

A interface pode ser dividida em diversas áreas da janela, em contextos, em painéis e em botões (controles). Um exemplo, a janela de botões contém botões de contexto que mostram diferentes grupos de painéis, cada um contendo grupos de botões. Estas áreas principais são discutidas nas páginas seguintes.


Blender interface organisation

[Imagem tomada emprestada do wiki Doc:Manual em inglês]