From BlenderWiki

Jump to: navigation, search

"Depth Of Field (DOF)" (Profundidade de Campo)

Lentes de câmeras do mundo Real e a esfera que está em seus olhos, transmitem a luz através de uma lente ( que, no caso dos Olhos é a córnea), que guia a luz, e uma íris que limita a quantidade de luz, para focar a Imagem no Filme, sensores CCD/Cmos, ou a retina. Pelo fato da Interação entre a lente e a íris, objetos que se encontram a uma certa distância estão no foco; e objetos no plano frontal e plano de fundo estão fora de foco. Nós chamamos esta distância como sendo a sua profundidade, ou distância “Z” a partir da câmera ou os olhos.

A Luz que vem para as lentes ( no mundo real ), vem em um certo ângulo, a partir de alguma direção. O que você vê depende de sua perspectiva; se você chegar mais perto, os diferentes ângulos da cena são revelados. Para fazer figuras “achatadas” , como um desenho arquitetural ou plotagem, o Blender pode também fazer uma renderização ortográfica. Portanto, existem dois tipos de renderizações, que são "Perspective" (Perspectiva) e "Orthographic" (Ortográfica). A Perspectiva simula a luz chegando em um determinado ângulo para as lentes a partir do campo de visão, e Ortográfica (desabilitada por padrão) simula a luz chegando diretamente a uma espécie de chapa infinitamente grande de retina lisa.

Manual-Camera-DOF.jpg

Dependendo do diâmetro da Íris, existe um campo (de distância) aonde os Objetos estão no foco,. Em câmeras, o diâmetro da íris é controlado por um fator chamado de “f-stop”. Dito de outra maneira existe um campo de visão que você vê da esquerda para a direita, para cima e para baixo; na sua “figura”, caso você observe. Em um certo campo de amplitude, ou "depth" (profundidade) de distância de seus olhos, as coisas estão no foco. Por exemplo, de noite, você pode ser capaz de focar os seus olhos em objetos que estão distantes até 10 a 15 pés (de 3 a 5 metros). Qualquer coisa mais próxima que 10 ou mais distante que 15 pés estará borrada. Portanto, a sua "Depth of field" (Profundidade de Campo) e de 5 pés ( 2 metros).

Quanto mais larga a íris, menor a Profundidade de Campo. Isto é o porque, de durante o dia, você poder focar em um campo de coisas que estão bem mais distantes de você. Em filmes, existe uma pessoa cuja profissão é medir a distância a partir da câmera até o nariz do ator, para assegurar qye o foco esteja configurado de maneira perfeita.

Quanto mais um Objeto está fora de seu campo de profundidade (o valor perfeito para esta profundidade é chamado de plano focal), mais borrado ele estará. De fato, o campo de profundidade é o campo (entre a maior e menor distância) em ambos os lados do plano focal no qual o fator de borramento dos Objetos é considerado baixo o suficiente para ser imperceptível. No Blender, esta distância é chamada de Dof Dist ou "Depth of Field Distance" (Distância da Profundidade de Campo) e é configurada dentro do contexto Editing (F9) para a câmera. Alternativamente, você pode fazer com que a câmera fique automaticamente focada em um Objeto, entrando com o nome do Objeto dentro do campo Dof Ob.

Campo de Visão e Tamanho da Lente

O "Campo de Visão" (Field of View) varia de acordo com o tamanho as lentes. Com as câmeras, uma lente de 35mm é como um tamanho padrão por que a figura que ele imita é do tamanho que os olhos enxergam as figuras e portanto elas podem ser tiradas/tomadas bem aproximadamente . No Blender, utilize as configurações de Camera para alterar o tamanho das lentes (35mm é o padrão). Uma lente mais longa tirando/tomando uma figura mais distantemente possui o mesmo campo de visão, mas possui uma perspectiva diferente da visão que muitos diretores amam por que ela “condensa” a cena e suaviza a varredura, já que está bem distante da ação:

Lente de 35mm, com 10 Unidades Blender de distância.
Lente de 210mm com 60 Unidades Blender de distância, na mesma localização/rotação.
Lente de 210mm com 50 Unidades Blender de distância; reposicionada para o quadro na visão similar a uma tomada com lentes de 35mm.


Ampliação dentro do Blender

A ampliação (Zoom) é a habilidade de expandir um sub-conjunto da figura; nós humanos não possuímos esta habilidade. Bem, eu volto atrás, nós conseguimos; nós simplesmente saímos do sofá e andamos para um lugar mais próximo do que queremos ver (contudo, isso é mais como “deslocar” do que “ampliar”, apropriadamente). O Blender permite a você executar ambas as ações: você pode mover a câmera mais próximo ou mais distante de um Objeto para uma observação (ou “trilhar”) para dentro/fora ou alterar o seu tamanho de lente. Você pode automatizar estas coisas pela designação de curvas de Interpolação (IPO) para o Objeto ou para a câmera, respectivamente.

A Profundidade de Campo de Visão na Computação gráfica

Dentro da Computação Gráfica(CG), não há lentes físicas ou íris, portanto "depth-of-field" (Profundidade de Campo) (DOF) é infinita e todos os Objetos estão sempre em foco. Contudo, por razões artísticas, nós queremos que o nosso personagem principal esteja em foco, e qualquer coisa que não pertença a esse foco esteja um pouco borrada, para que nossos expectadores não foquem em coisas que os distraiam e que pertençam ao pano de fundo da Cena. Também, é mais fácil de discernir os atores principais quando eles estão em foco e quaisquer outras coisas não. Então temos que criar o efeito, ou Efeito de Profundidade de Campo, para compor as nossas Imagens e executar o seu pós processamento para conseguir resultados que pareçam realísticos.